8 dicas para se tornar um influenciador de sucesso do Instagram

Compartilhe


Veja dicas e estudos de como se tornar um influenciador de sucesso do instagram, veja tudo que voce pode fazer para chegar ao sucesso

Já se foram os dias onde você postava uma foto bacana de um prato de comida com uma legenda de 3 palavras e isso te ajudava a crescer sua conta.

Não é segredo que o Instagram é uma plataforma diferente, para os influenciadores de hoje, do que era há alguns anos.

Mas, com as ferramentas e estratégias certas, os aspirantes a criadores de conteúdo ainda podem explorar um negócio que é uma verdadeira mina de ouro – a indústria de marketing dos influenciadores deve atingir 15 bilhões de dólares já em 2022.

Como se tornar um influenciador do Instagram em 2021

influenciador de sucesso

Embora o crescimento massivo de um perfil no Instagram seja uma tarefa difícil, não é impossível. E, à medida em que mais marcas descobrem o valor dos influenciadores ‘Nano’ e ‘Micro’, você não precisa mais ter milhões de seguidores para conseguir patrocínios das grandes marcas.

Isso porque, as marcas já perceberam que na verdade, os nano e micro influenciadores têm a maior taxa média de engajamento.

Com isso em mente, aqui estão 8 estratégias para levar sua carreira como influenciador para o próximo nível:

1- Identifique seu nicho e pilares de conteúdo

2- Conteúdo de vídeo de formato curto são mestres

3- Ser consistente

4- Escreva legendas significativas

5- Foco na construção da comunidade

6- Saiba mais sobre o seu público

7- Otimize sua biografia e perfil

8- Construa sua rede e acerte o argumento de venda de sua marca

Mesmo que você esteja apenas começando na sua jornada como influenciador do Instagram ou já tenha milhares de seguidores, essas estratégias irão ajudá-lo:

– Faça de tudo para criar uma comunidade engajada;

– Construa seu círculo de influenciadores;

 

Dica 1 para influenciadores do Instagram: identifique seu nicho e ‘pilares’ de conteúdo

Quanto mais focado e especializado você estiver no início, mais fácil será criar uma comunidade que vai querer seguir seu conteúdo.

instagram especialistas

Por quê? É melhor ser um especialista em alguma coisa do que um ‘pau para toda obra’.

Mas identificar apenas um ou dois tópicos para postar pode ser complicado – afinal, somos pessoas multifacetadas com muitos interesses.

Então, aqui estão algumas perguntas para te ajudar a descobrir seu nicho:

– Qual é a minha grande paixão?

– Qual é o assunto que mais domino?

– O que eu poderia fazer com verdadeira paixão para criar conteúdo mesmo sem ganhar um centavo?

instagram sucesso

Depois de estabelecer seu nicho geral, você pode se concentrar nos pilares de conteúdo – 3 a 5 subtópicos para os quais você criará conteúdo de forma consistente.

Se você é um blogueiro de viagens, seus pilares de conteúdo podem incluir dicas de férias, estilo de vida e dicas de rede social. Ou seus pilares de conteúdo podem ser bem-estar pessoal, empreendedorismo e vida saudável, por exemplo.

Depois de estabelecer esses pilares, será muito mais simples criar conteúdo para o Instagram. E você poderá construir um calendário de conteúdo consistente para o mês – chega de improvisos de última hora!

Dica 2 para aspirantes a influenciador do Instagram: Vídeos curtos

A popularidade dos vídeos curtos disparou no ano passado com a ascensão do TikTok e a introdução do Instagram Reels. Dominar vídeos curtos e postar ‘momentos’ de forma consistente pode levar a um grande crescimento e engajamento no Instagram. Aqui estão as 5 dicas principais.

Apenas comece. Para muitos criadores que passaram toda a sua carreira tirando fotos para as redes sociais, a pressão para criar um vídeo curto pode ser estressante, mas a melhor maneira de melhorar em alguma coisa é praticando. O que você cria não será “perfeito” no início, mas com a prática, você encontrará o seu jeito e aproveitará o processo.

Pesquisa. Para criar Momentos envolventes, dedique 15 minutos por dia pesquisando o que os outros estão criando. Isso permitirá que você acompanhe os vídeos mais populares naquele momento e se inspire naqueles que outras pessoas do seu nicho estão criando.

Certifique-se de que seus Momentos atendam a um propósito. Cada vídeo postado deve ser educacional, inspirador e/ou relacionável ao seu nicho.

Comece com um ‘gancho’. Para obter visualizações e maximizar o alcance de seus ‘carretéis’, você precisa “parar a rolagem” iniciando seus carretéis com algum tipo de gancho. Você pode fazer isso de várias maneiras.

Primeiro, por meio de um gancho visual, como usar batom brilhante ou uma blusa estampada.

Em segundo lugar, por meio de um texto que exponha o problema ou desejo do seu público. Por exemplo, se você for um influenciador de moda, o texto no início pode dizer “6 maneiras de estilizar um top branco para a primavera”.

Terceiro, você pode usar movimento, como pular em direção à câmera ou acenar para ela no início.

‘Lote’ seus carretéis. Como o Instagram está priorizando os Momentos tão fortemente dentro do algoritmo, uma postagem consistente dos Momentos terá um impacto positivo em sua conta e no desempenho de todo o seu conteúdo. Para manter a consistência com seus Momentos, agrupe-os com antecedência para a próxima semana! DICA: mantenha uma planilha com todas as ideias que você tem, selecione 5 ou 7 que deseja postar na próxima semana e depois grave todas em um único dia.

 

Dica de influenciador do Instagram nº 3: seja consistente

Há alguns anos, era possível postar esporadicamente e crescer de forma consistente. Mas em 2021, isso é coisa do passado. Se você deseja ver o crescimento no Instagram e ficar na memória de seus seguidores, é vital ser consistente.

No que diz respeito às postagens de feed, escolha uma programação e se comprometa com ela para que seu público saiba quando esperar novos conteúdos de você.

E para as histórias do Instagram , tente aparecer todos os dias. Sim todo dia. As histórias do Instagram estão se tornando cada vez mais importantes à medida que se tornou normal gastar mais tempo assistindo histórias do que rolar o feed do Instagram. Uma das partes mais difíceis de aparecer todos os dias é não ter conteúdo ou tempo suficiente para planejar com antecedência.

Solução? Envio de conteúdo ‘em lote’.

conseguir mais seguidores no Instagram

Dedique 1 ou 2 dias da semana para criar bons gráficos, filmar Instagram Reels ou tirar fotos em casa para a próxima semana. E antes do dia das filmagens, faça uma lista de todas as fotos que deseja fazer e de todos os equipamentos ou adereços de que precisa.

Lembre-se de tirar fotos de todos os seus ‘pilares de conteúdo’!

Dica 4 para o influenciador do Instagram: escreva legendas significativas

De acordo com o relatório ‘The State of Influencer Marketing in 2020 da Later e Fohr’, o tamanho médio das legendas mais do que dobrou desde 2016.

E não é de admirar. Em 2021, os usuários esperam mais dos influenciadores do que uma foto bonitinha e uma legenda curta. As legendas são uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa, agregar valor e formar conexões significativas com sua comunidade.

Uma tendência a tentar é a “legenda de microblog” – que é como um mini post de blog.

Por exemplo, se você for um influenciador de alimentos no Instagram, sua legenda de microblog pode cobrir 5 superalimentos que você precisa adicionar a sua dieta e por quê.

Se você é um influenciador de moda, uma legenda de microblog pode sugerir dicas para remodelar uma peça:

Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao escrever suas legendas:

– Faça uma primeira linha atraente o suficiente para encorajar os usuários a parar de rolar. Alguns exemplos incluem “O guia definitivo para …”, “5 coisas que você deve saber sobre …”, “A verdade sobre …”, “Alguém mais sente vontade de …?” Ou “Você sabe como …?”

– Termine suas legendas com um CTA (call to action). Pode ser uma pergunta, um convite para compartilhar ou pedir um conselho.

– Faça sua legenda fácil de ler. Não há nada pior do que uma legenda longa com apenas um parágrafo – então divida-a!

Use alguns emojis divertidos. Isso os tornará visualmente mais interessantes, mas lembre-se de certificar-se de que o formato seja acessível .

Dica 5 para o influenciador do Instagram: concentre-se na construção de uma comunidade

Embora as taxas de crescimento e envolvimento sejam métricas importantes a serem observadas, os influenciadores também devem se concentrar na qualidade da comunidade que estão cultivando.

Quando você está hiperfocado no alcance, pode ter um público muito grande, mas que não necessariamente confia em seus conselhos porque você não gastou tempo para construí-los.

instagram decolar

Em comparação, quando você está hiperfocado em profundidade (comunidade), você terá um público que confia em suas recomendações, compra os produtos que você recomenda e o segue para outras plataformas.

Não importa em que estágio você esteja em sua carreira de influenciador do Instagram, construir relacionamentos dentro de sua comunidade é a coisa mais importante que você pode fazer.

Aqui estão duas dicas principais para a construção de uma comunidade:

Nº 1: Converse com as pessoas

Depois de postar em seu feed, permaneça no aplicativo por pelo menos 30 minutos respondendo aos comentários. E volte no final do dia para responder ao resto.

Quando você receber mensagens diretas, sempre certifique-se de responder e iniciar uma conversa genuína. O envio de notas de voz também adiciona um toque pessoal.

Nº 2: incentive seu público a falar um com o outro e não apenas com você! É uma comunidade, lembra?

Você pode fazer isso encorajando seu público a se envolver nos comentários de uma postagem.

Dica de influenciador do Instagram nº 6: aprenda sobre seu público

Você sabe mais sobre seu público do que aquelas informações demográficas básicas? Você conhece as marcas que seus seguidores amam, os empregos que eles têm, suas lutas e objetivos?

Para ter sucesso como um influenciador do Instagram, saber tudo sobre as pessoas que o seguem o ajudará a criar um conteúdo que ressoe – e, em última análise, tenha um bom desempenho.

Aprender sobre o seu público também o ajudará a garantir que você colabore com marcas que eles vão adorar e de quem podem comprar.

instagram marcas

Além disso, se você deseja criar um produto um dia (um curso online, uma linha de roupas ou um produto digital), conhecer os interesses, desejos e ‘dores’ do seu público será útil para garantir que você não se lance ao mar sem saber nadar.

Além de aprender sobre seu público por meio de conversas privadas, estas são algumas técnicas para aprender mais sobre sua comunidade:

Nº 1: estimule conversas em comentários

Use suas legendas como uma oportunidade para pedir aos seus seguidores que falem sobre eles nos comentários!

Nº 2: Postar enquetes nas histórias do Instagram

O ‘adesivo de votação’ também facilita para alguém votar e participar.

Algumas perguntas que você pode fazer (que, é claro, devem ser ajustadas ao seu perfil e nicho especificamente):

– Quem tem um emprego das 9 às 5?

– Quem gosta quando eu posto dicas de viagens ou dicas de mídia social?

– Quem quer transformar seu blog em um negócio?

Nº 3: Faça uma pesquisa no Typeform ou no Google Formulários

Criar uma pesquisa para seu público é uma ótima forma de fazer perguntas que exigem respostas mais longas, como “O que você mais gosta de seguir no Instragram?” ou “O que você gostaria que eu postasse mais?”

DICA: Concluir uma pesquisa consome bastante tempo das pessoas, portanto, lembre-se de fornecer um incentivo. Por exemplo, todos que completam a pesquisa participam de um sorteio.

Dica de influenciador do Instagram nº 7: otimize sua biografia e perfil

Uma das reclamações mais comuns de novos influenciadores do Instagram é que as marcas não estão vindo até eles e, na maioria das vezes, é porque sua página não está devidamente otimizada.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para garantir que parceiros de marca em potencial saibam que você está aberto para negócios:

 

Nº 1: Crie um Perfil de Empresa ou Criador de conteúdo

Isso é vital para que as marcas o vejam como um parceiro em potencial e tenham acesso a recursos úteis, como análises do Instagram, ferramentas de conteúdo de marca e Respostas salvas.

Além disso, você terá mais opções de botão de contato para adicionar ao seu perfil do Instagram.

Botão de e-mail do Instagram

Você pode mudar seu perfil em Configurações > Conta > Mudar para conta empresarial.

Nº 2: Destaque seu nicho e público-alvo

Uma forte biografia do Instagram explica o que você faz e quem você é em algumas frases curtas ou tópicos.

Pense nisso como um ‘mini-argumento’ de venda mostrando as marcas quem você é, por quem sua comunidade é composta e o tipo de conteúdo que você gosta de criar.

Nº 3: seja estratégico com seu conteúdo

Publique conteúdo que seja útil para as marcas com as quais você deseja trabalhar.

Por exemplo, se você é um influenciador de viagens de luxo no Instagram e quer conseguir patrocinadores como redes de hotéis, você precisa postar esse tipo de conteúdo.

Dica de influenciador do Instagram nº 8: construa sua rede e refine seu argumento de venda

Se você deseja que 2021 seja o ano em que você começa a receber dinheiro das marcas, precisa aparecer mais. Criar conteúdo consistente e construir uma comunidade no Instagram sem fazer networking com marcas é como piscar para uma pessoa na escuridão total … eles não vão notar.

Aqui estão algumas dicas para argumentar com marcas e conseguir seu próximo patrocinador:

Nº 1: Pesquise empresas de RP e apresente-se

Firmas de RP são agências que representam uma variedade de marcas e organizam suas campanhas de marketing de influenciadores.

Use o Google para encontrar empresas de RP que representem marcas em seu nicho e apresente-se por e-mail!

Peça para ser informado sobre oportunidades futuras e, se possível, organize um bate-papo por telefone para que eles possam te conhecer melhor.

Nº 2: Crie e envie seu kit de mídia

Sempre que você se apresentar a uma marca, certifique-se de enviar seu kit de mídia! Certifique-se de que tem os seguintes itens:

– Suas redes sociais e site

– Tamanho do público em todas as plataformas

– Dados demográficos do público (idade, sexo, localização)

– Exemplos de conteúdo que você produziu no passado. Dependendo da marca que você está contatando, você pode trocar essas imagens.

– Uma lista de marcas com as quais você trabalhou no passado (se houver)

instagram nao abre

Nº 3: Compartilhe um relatório de análise

Junto com seu kit de mídia, não se esqueça de compartilhar um relatório de análise do Instagram!

Esta é uma maneira profissional de apresentar suas principais métricas de desempenho.

As marcas consideram esses relatórios úteis para determinar sua credibilidade e se você seria a pessoa certa para a campanha deles.

Dica bônus: diversifique suas plataformas

Nenhum influenciador deve confiar totalmente no Instagram.

Por quê? Porque você não é dono do seu público se ele estiver numa plataforma de terceiros e nunca sabe o que pode acontecer com sua conta.

Ao aumentar o público em outras plataformas, você aumenta o valor que pode receber por colaborações das marcas.

Por exemplo, se uma marca se aproxima de você para criar alguns posts no Instagram, você pode adicionar um post em um blog e aumentar a taxa de alcance significativamente.

Em quais outras plataformas você deve estar? Tudo depende dos seus interesses e pontos fortes e da plataforma mais adequada ao seu nicho.

Se você for bom com uma câmera, o YouTube ou TikTok pode ser o lugar perfeito para você.

Você fala bem ou gosta de entrevistar pessoas? Considere a criação de um podcast.

Ama a escrita em formato longo? Crie um blog.

Construir sua lista de e-mail também é extremamente importante porque é o único público que você realmente “possui” que não depende da existência de uma plataforma de terceiros.

Veja como construir sua lista de e-mail:

– Faça brainstorm: Veja o que seu público está buscando? O que eles querem aprender ou receber de você? Talvez seja um tutorial em

vídeo com aulas de ioga, um guia com 10 maneiras de estilizar um blazer.

– Crie um brinde: pode ser em formato PDF ou vídeo.

– Configure uma página de conversão, onde as pessoas inserem seus endereços de e-mail para receber um brinde. É necessário algum conhecimento técnico para isso, mas não é nada que a Google University não possa te ensinar. Use ‘LeadPages‘ para construir páginas de conversão e o ‘ActiveCampaign‘ ou ‘MailChimp‘ para enviar mensagens por email.

– Promova seu brinde em todos os seus canais sociais: explique a transformação ou os resultados que as pessoas obterão ao receber seu brinde e crie um link para sua página de inscrição (página de conversão). E veja sua lista de inscritos crescer!

Esperamos que essas dicas sirvam de inspiração para melhorar sua estratégia como um influenciador do Instagram.

Importante!

Lembre-se de que o sucesso não acontece da noite para o dia, mas com consistência e comprometimento com seus canais de redes sociais, você logo verá um retorno dos seus esforços.

Nosso site foi útil para voce? Ajude-nos a continuar este trabalho!

Mande um PIX de qualquer valor para [email protected]

Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *