5 Dicas para se comunicar melhor com os clientes no WhatsApp


Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos ou quase um terço do público global da Internet, o WhatsApp se tornou uma plataforma vital usada em muitas estratégias de marketing de clientes e por uma ampla categoria de empresas.

Mas, como uma das maiores plataformas online, o WhatsApp também é uma daquelas plataformas competitivas que as empresas aproveitam para estender o suporte proativo ao cliente. 

Por falar em benefícios, alguns dos mais comuns que você pode ter experimentado ao se comunicar com seus clientes no WhatsApp podem ser o espaço para construir relacionamentos profundos com os clientes, obter uma taxa de conversão mais alta, fazer melhores vendas, ter um custo menor de marketing etc.

Importância de se comunicar melhor com os clientes no WhatsApp

comunicar melhor com os clientes no WhatsApp

Foto: Canva PRO

A segmentação de clientes em potencial no WhatsApp pode ser seu melhor recurso, pois as campanhas de marketing do WhatsApp garantem ótimas taxas de engajamento, em oposição às mensagens móveis (as taxas de abertura/leitura permanecem desconhecidas).

 

Neste artigo estamos aqui para orientá-lo a superar o desafio de comunicação excessiva utilizando o WhatsApp, tudo o que você precisa fazer é definir uma cadência de quando você está se comunicando e o que você está comunicando aos clientes.

 

Sabemos que tudo em excesso gera uma incomodação, e isso não é diferente para clientes ou futuros clientes de seu negócio, Você já se perguntou por que alguns clientes ainda o ignoram ou, pior ainda, bloqueiam você, apesar de colocar esforços monumentais na comunicação proativa do cliente?

 

Caso seu cliente esteja offline do app e então você o notifica com um spam. consecutivamente você pode estar tentando comunicar coisas que seus clientes podem não estar com vontade de saber naquele exato momento.

 

Então pensando nesses pontos, mostraremos algumas dicas para se comunicar melhor com os clientes usando o WhatsApp sem precisar inundar com notificações e mensagens.

1- Use o chatbot do WhatsApp Business

Um número exaustivo de consultas de clientes é constantemente repetido. Para resolver esses problemas comuns, os Assistentes Virtuais do Cliente (ou Chatbots) podem ajudar nesse ponto, economizando tempo dos funcionários e também recursos da empresa. Quais vantagens tornam a automação tão atraente para as empresas, especificamente para a comunicação com o cliente?

 

  • Os chatbots estão disponíveis 24 horas todo dia, durante os 7 dias da semana, estes nunca ficam adoecidos ou precisam de descanso ou férias;
  • Estão constantemente otimizando seu desempenho e “aprendizagem” em relação ao usuário;
  • Funcionam muito rapidamente, mas também podem esperar pacientemente que o cliente os responda;
  • Nunca esquecem. O seu cliente não precisará repetir sempre o mesmo número do pedido diversas vezes.
  • A ferramenta chatbot exige bem pouca manutenção para continuar funcionando corretamente.

Lembrando que as mensagens automatizadas são um meio inicial de comunicação com o cliente, portanto padronizado com respostas elaboradas para que em seguida sua empresa atenda o mesmo normalmente.

2- Comunicação personalizada

Entre em contato com seus clientes no idioma que corresponde ao perfil deles. Isso porque os clientes de hoje são exigentes e, se sua empresa escolher uma ferramenta de mensagens como o WhatsApp para trocar informações, ela deve saber se comunicar de maneira informal e amigável.

cropped-Novo-Golpe-do-WhatsApp-muda-de-roubo-para-clone.jpg

Os clientes querem receber notícias sobre marcas e serviços por meio do WhatsApp, uma conversa única e amigável. Um toque personalizado constrói uma personalidade com o usuário, o que é importante para fortalecer o relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

 

Para atingir esse equilíbrio, você precisa entender seus consumidores e direcionar sua mensagem da melhor maneira possível. Pesquise suas personas de negócios para obter respostas que correspondam ao estilo de usuário da sua marca.

3- Voz da Marca

O tom da marca é a chave para manter com sucesso uma boa conversa com os clientes. Pois se a empresa possui um tipo de perfil informal e de simples acesso, continue com a conversa com base em atividades e comunicações fora da plataforma WhatsApp.

 

Quando as empresas agem naturalmente no WhatsApp e não têm essa comunicação formal ao interagir com elas, elas conquistam a confiança dos consumidores. Sempre aposte em uma voz de marca unificada para manter a mensagem fluindo.

4- Respostas rápidas

Quando os clientes usam aplicativos de mensagens pessoalmente, estamos escrevendo e recebendo respostas o dia todo, todos os dias. Quando eles se comunicam com uma empresa neste canal, especialmente sobre um problema, naturalmente esperam uma resposta rápida.

 

Utilizando respostas predefinidas permitem que os funcionários venham a responder várias perguntas usando a mesma resposta, economizando muito tempo e energia . O tempo de resposta recomendado é de 24 horas.

5- Explore o WhatsApp Business e utilize os recursos a favor de seu negócio

O aplicativo WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para empresa, para oferecer melhor comunicação com o cliente e ajudá-lo a resolver mais rapidamente seus problemas com um atendimento personalizado.

 

As ferramentas do WhatsApp Business são essenciais para facilitar a aproximação com o cliente, além de entregar mais rapidamente o que ele procura.

Fonte da matéria: AplicativosBrasil.com

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

clientes no WhatsApp
Avatar de Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *