Saiba como acessar o certificado digital em nuvem pelo smartphone

O uso dos celulares como ferramenta para uso nosso dia-a-dia já é um fato. Hoje, esses aparelhos são vistos como um método mais ágil para fazer compras, tarefas bancárias, resolver pendências com governo, enviar documentos e outras. Para muitas destas aplicações é necessário uma identidade com assinatura digital, e assim o certificado digital (modelo ICP-Brasil) tem se tornado a primeira opção em muitas delas.

Se os certificados instalados em computadores já proporcionam a segurança de dados do usuário, quem opta por investir em um certificado digital para dispositivo móvel ganha em diversos aspectos.


Muitos leitores assíduos enviaram dúvidas e ficam curiosos para saber sobre como usar esta tecnologia no celular. Nesse texto, vamos mostrar que é possível usar o smartphone de forma segura em diversas operações que exigem assinatura digital. Garanto que esse artigo vai ajudar muito você. Então, bora lá!

Novidade: certificado em nuvem para celular

certificado

Em geral, os principais métodos de armazenamento desse produto são em smartcard e token (modelo A3), e armazenado no computador (modelo A1).

Nos últimos anos, uma novidade surgiu no mercado: O modelo A3 pode agora ser armazenado também em nuvem e assim pode ser acessado de qualquer lugar, inclusive através do celular.

Assim, agora é possível realizar assinaturas digitais de qualquer lugar e a qualquer hora, de forma rápida e evitando deslocamentos desnecessários.

O que é o certificado em “nuvem” e suas vantagens

O conceito de nuvem (cloud computing) foi criado para explicar a possibilidade de acessar, executar e armazenar informações pela internet. Assim, basta apenas se conectar ao serviço em nuvem e utilizar os dados disponíveis. Estes são exemplos de serviços em nuvem: Netflix, Google Drive, Spotify, Uber. No nosso caso, o certificado fica salvo diretamente no servidor da empresa, o que permite que ele seja acessado de qualquer dispositivo, inclusive celulares.

O “certificado digital em nuvem” é um novo formato que tem ganhado cada vez mais popularidade. Uma vez que, para efetuar uma assinatura eletrônica (e-CAC, contratos, declaração do IRPF, SPED, etc), você só precisa estar conectado à internet e ter os seus dados de acesso.

Uma das principais vantagens do tipo em nuvem é usar em qualquer hora do dia sem a necessidade de usar smartcard ou token, apenas o celular já é suficiente para que o responsável consiga utilizar o certificado sem problemas.

Dica na hora de comprar

Uma dúvida recorrente é se o certificado ICP-Brasil é grátis. Saiba que ele é um produto que precisa ser comprado. Mas pense bem, visto o que ele pode fazer, o valor deste produto é muito baixo. O custo depende do modelo e da sua validade. Existem algumas formas de conseguir um certificado digital gratuito.

Se não conseguir um produto grátis você pode usar várias estratégias para economizar na hora da compra. A nossa dica é a mais óbvia, mas muitos esquecem que é pesquisar os preços pois hoje existem muitas autoridades certificadoras que vendem este produto.

 Instalação e utilização

Depois de comprado, é hora de usar. O certificado digital acessado pelo celular é de fácil instalação, o trabalho duro fica para a autoridade certificadora que vai emitir e armazenar em seus servidores. E para o usuário, basta instalar o aplicativo para uso do certificado no aparelho (sistema operacional Android ou iOS).

Depois de instalar o app, é necessário configurar a utilização do certificado no celular e criar uma “senha de acesso”, o app sempre vai solicitar esta senha na hora de usar o seu certificado.

Depois de configurado é só utilizar sua identidade digital em qualquer aplicação que tenha suporte a certificação digital ICP-Brasil.

certificado

Cuidado com a senha

Senha é algo muito sério. Tanto os certificados digitais armazenados em token, smartcards ou no computador exigem alguns cuidados ao manusear, e com o certificado em nuvem não seria diferente. A senha foi criada como forma de proteger a todos de crimes cibernéticos, tanto pessoas quanto empresas.

Assim, o mais importante para a proteção do seu certificado em nuvem é a “senha de acesso”. A primeira dica é: Crie uma senha forte, utilize combinações de letras, números e símbolos. Evite senhas que contenha alguma informação sua como, por exemplo, a data de nascimento do seu cônjuge, telefone da mãe, data de casamento, CPF do pai, dentre outros.

A segunda dica é: Nunca compartilhe sua senha com outras pessoas. Esta é a forma mais eficaz de impedir golpes, acessos indevidos, crimes e qualquer outra coisa ruim.

Agora que você já sabe que usar um certificado digital em nuvem pelo smartphone traz tanta segurança e facilidade para você, não deixe de adquirir esta tecnologia. Desejo muito que as nossas sugestões tenham contribuído pra você de alguma maneira.

Caso tenha alguma dúvida, diga pra nós, certo? Até mais e muito sucesso para você.

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *