As empresas estão sempre buscando as melhores práticas para os seus negócios, principalmente com o aumento de algumas áreas, mas como o SEO pode ajudar?
Várias empresas encontram um grande número de competidores durante seu caminho. O Brasil é um país que é visto como cheio de possibilidades para muitas áreas, principalmente as que não foram ainda bem exploradas, como é o caso do cassino online.
leia tambem – aprenda configurar o que musica é essa google
Essa é uma modalidade que está crescendo exponencialmente no país e por isso o mercado pode parecer saturado, não pelo número real de usuários mas sim pelo número de empresas que aproveitam o lançamento do mercado e a busca por uma legislação para já entrar no mercado e garantir seu papel.
Fora os novos mercados, vários mercados consolidados também possuem um grande número de concorrência, sendo empresas com serviços e atendimento fixo ou online. Por isso, uma grande dúvida que muitas vezes surge é de como criar um bom planejamento estratégico para se destacar entre tantas outras empresas no mercado, inclusive algumas gigantes.
O que é o SEO e como ele pode mudar o rumo de uma empresa
É possível entender cada dia mais que a internet não é um meio de promover apenas materiais online. As pessoas estão sempre buscando por recomendações seja para empresas que atendem apenas online ou para empresas presenciais.
Sabendo disso, é preciso entender o motivo de algumas empresas estarem sempre tendo vantagens em relação às outras, principalmente quando se fala em sites de buscas. Por que algumas empresas sempre estão no topo das páginas de buscas enquanto outras sequer aparecem nas primeiras páginas, ainda que sejam ótimas empresas?
Existem na verdade duas respostas para essa pergunta:
- A empresa paga aos sites de busca para estarem em primeiro lugar caso o cliente busque por uma palavra-chave;
- As empresas conseguem, de maneira orgânica chegar ao ponto de estar nas primeiras páginas, utilizando apenas boas práticas de localização.
Mas, o que isso realmente significa e como aplicar aos negócios independente da área de atuação?
O que é SEO
SEO nada mais é do que a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, é a sigla para o processo de melhoria ou otimização de um site para que ele esteja sempre nas primeiras posições nos sites de busca.
Para isso, alguns pontos são importantes, como é o caso das palavras-chave. O processo de busca de uma pessoa funciona de maneira muito simples. O usuário entra em um site de busca, coloca o que procura, como por exemplo: “qual o melhor cassino online do Brasil”, e assim, o site de busca encontra os sites que pagaram por essas palavras-chaves e também os que possuem essas palavras de forma orgânica dentro de uma estrutura bem estabelecida.
O SEO local é aquele que está dentro do SEO mas que pode ser utilizado através de outras ferramentas de busca, os Mapas. Várias empresas relacionadas a buscas online oferecem também aos seus clientes os Mapas, onde eles podem buscar por exemplo por “melhor pizza em São Paulo” e, apesar de existirem milhares de pizzarias em São Paulo, apenas algumas unidades ou uma dezena serão ofertadas na primeira demonstração do mapa.
O SEO local ajuda que as pessoas verifiquem os estabelecimentos mais próximos mas também os mais engajados, assim como funciona com os sites.
Como o SEO local pode melhorar o faturamento de uma empresa
É possível entender que estando entre os primeiros da listagem dos sites de pesquisa, as empresas conseguirão mais clientes. Mas, é preciso entender também que para isso realmente acontecer alguns pontos precisam estar claros:
- Mesmo que as empresas paguem por anúncios, elas precisam seguir as diretrizes dos sites de buscas;
- As empresas que querem um posicionamento mais orgânico precisam focar em trazer um conteúdo de qualidade ao seu site e que seja relevante;
- Empresas mais novas provavelmente não terão tanta autoridade que empresas mais antigas, o que significa que o tempo e o número de visitantes são pontos focais relacionados ao processo de criação de uma estratégia SEO.
O faturamento da empresa realmente pode crescer bastante quando a empresa está nos primeiros lugares dos sites de busca mas claro que é preciso muito mais. O cliente precisa ter uma boa experiência quando entra no site, o produto precisa possuir um preço relativo ao mercado ou a sua qualidade e precisa chamar realmente a atenção do comprador ou usuário.
O SEO local pode trazer os clientes, inclusive agências realizam esse trabalho de marketing, assim como vários profissionais capacitados mas, o dever de manter o cliente e captá-lo ainda é majoritariamente da empresa.
Foi visto que muitas empresas perderam também exponencialmente suas visitas e faturamento quando o site descia no ranking dos sites de buscas e, com isso, é possível verificar a força do SEO seja ele local ou não.
Sendo assim, as empresas que possuem um estabelecimento físico, precisam lembrar sempre que o mundo digital não pode ser abandonado, muito pelo contrário. Através dele o faturamento da empresa pode crescer bastante, só é preciso conseguir direcionar o público de maneira inteligente e programada.