Proposta para Android 15: implementação do modo escuro universal


O Android 15 já está entre nós, e as possibilidades e atualizações frequentes também!

Com a chegada do Android 15 uma das inovações mais aguardadas é a estabilidade e disponibilidade do recurso que força todos os apps do aparelho a aderirem ao modo escuro – até mesmo naqueles que nativamente não o suportam.

Essa atualização representa uma evolução da funcionalidade já presente no Android, mas que antes era limitada ao modo de desenvolvedor.

O objetivo é garantir uma experiência mais satisfatória e consistente em todos os apps, eliminando bugs e problemas de design que costumam ocorrer na versão atual do sistema.

E aí, será que será uma atualização positiva? Vamos conferir mais detalhes!

Proposta para Android 15: implementação do modo escuro universal

Leia tambem – veja como funciona o app flight radar 24

O modo escuro utilizado dessa maneira foi originalmente feito para ajudar os desenvolvedores na transição para o modo escuro em seus apps. O recurso de forçar essa mudança visual atuava como um guia, destacando áreas de design que precisavam ser adaptadas.

Mas, agora, essa funcionalidade evoluiu consideravelmente, integrando-se de forma mais orgânica em todos os apps do dispositivo.

Ao invés de estar enterrada nas opções de desenvolvedor, ela agora reside no menu de acessibilidade.

Proposta para Android 15: implementação do modo escuro universal

Essa mudança sugere que o recurso será disponibilizado ao público como uma ferramenta adicional para usuários que buscam uma experiência visual uniforme em seus aparelhos celulares. Legal, não é?

Lançamento completo do Android 15

O sistema, que foi carinhosamente apelidado de “Vanilla Ice Cream” (“sorvete de baunilha“), foi confirmado em 16 de fevereiro de 2024.

Nesse dia, o Google presenteou os desenvolvedores com o lançamento do Android 15 Developer Preview 1, enquanto a primeira versão Beta chegou em 11 de abril.

Embora o cronograma oficial divulgado pela empresa aponte para o lançamento da versão estável apenas após o final de julho, uma estimativa mais precisa e realista aponta para um intervalo entre agosto e outubro. Nas próximas atualizações, podemos ter uma data mais exata para informar.

O esperado é que mais detalhes sejam revelados durante a conferência Google I/O, agendada para iniciar em 14 de maio. Então, fique ligado!

Lançamentos dos modelos anteriores

Para que você possa ter uma referência real, o Android 13 foi lançado em agosto de 2022, seguido pelo Android 14 que foi lançado em outubro de 2023.

No caso da versão mais recente, a empresa optou por sincronizar o lançamento do sistema com o anúncio da nova linha de celulares Pixel, sugerindo que isso possa se tornar uma tendência futura.

Proposta para Android 15: implementação do modo escuro universal

Novos recursos do Android 15

  • Widgets podem retornar à tela de bloqueio no Android, seguindo o exemplo do iOS;
  • A opção “Saúde da bateria” pode ser adicionada para fornecer informações sobre a vida útil da bateria e orientações de substituição;
  • Um recurso chamado Private Space pode permitir que os usuários ocultem aplicativos e pastas de forma segura;
  • A barra de navegação pode ser mais discreta, expandindo a tela em aplicativos em tela cheia para aumentar a área útil da interface;
  • E muito mais!

Conclusão

E aí, já está por dentro das atualizações que estão por vir para os aparelhos Android? Esse conhecimento poderá te ajudar a aproveitar ainda mais essas novidades.

Até a próxima!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Android 15
Avatar de Debora Freitas

Olá, me chamo Débora e o conteúdo que voce acabou de ler foi feito por mim! Trabalho como redatora há mais de 10 anos e, atualmente, atuo como freelancer. Para me contatar, envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *