Dicas para limpar um Mac antigo
O Mac da Apple é um produto em constante evolução que, segundo as principais estimativas, funciona na perfeição durante cerca de cinco a seis anos. A partir do sexto ano, começam a verificar-se os primeiros problemas de desempenho do dispositivo, sendo que o suporte oficial de hardware desaparece após sete anos: uma espécie de “prazo de validade” do Mac.
Contudo, é mesmo preciso deitar o Mac antigo fora e comprar um novo após seis ou sete anos de utilização? O tempo de vida útil dos dispositivos eletrônicos depende da forma como estes são usados, protegidos e otimizados. O Mac não é exceção, e basta saber como limpar o Mac para fazer com que ele continue a apresentar um bom desempenho após seis ou sete anos.
Estas são as nossas sugestões:
1 – Gerenciar os itens de início
Os itens de início mostram as tarefas ativas no momento em que o usuário liga o Mac. Programas e aplicativos que abrem automaticamente sempre que uma nova sessão é iniciada no dispositivo podem ser muito úteis, mas também podem causar problemas de desempenho graves. Os itens de início são rodados mesmo que não estejam sendo utilizados, desperdiçando preciosos recursos do Mac.
Para gerenciar os itens, visite “Geral” (em “Ajustes do Sistema”), clique em “Itens de Início” e identifique todos os aplicativos que não são úteis ou necessários. Junto deles, dê um tapa no botão de subtração para remover o aplicativo ou aplicativos em questão dos Itens de Início.
2 – Eliminar arquivos desnecessários do navegador
Os arquivos temporários do navegador Safari não são eliminados automaticamente, ficando armazenados no cache do próprio navegador. Remover estes arquivos pode ser essencial para otimizar o desempenho de um Mac antigo, especialmente caso você não tenha realizado essa tarefa anteriormente.
Para arrumar de vez com o cache do navegador, abra o navegador Safari e selecione a opção “Mostre recursos para desenvolvedores da web” (dentro do menu “Ajustes”). Em seguida, clique no botão “Desenvolvedor” e pressione “Esvaziar caches”.
3 – Limpar manualmente o hardware do Mac
O desempenho de um Mac antigo não é apenas condicionado pelas configurações do sistema, mas também pelas condições do próprio hardware. Um Mac sujo e poeirento, por exemplo, pode ser afetado por problemas como sobreaquecimento e danos permanentes do hardware. Assim, resta apenas uma solução: limpar manualmente o Mac.
Na página oficial da Apple, você pode encontrar algumas regras de limpeza de seus produtos, sendo que a marca recomenda utilizar panos macios sem fiapos ou evitar a limpeza excessiva.
4 – Remover arquivos ocultos
Numa dica mais avançada, é recomendável remover arquivos ocultos do Mac que não são mais (ou nunca foram) necessários. Aqui, a parte mais complicada é mesmo a de identificar os arquivos ocultos, que não são automaticamente visíveis nas pastas dos usuários.
Felizmente, saber exatamente onde se encontram os arquivos ocultos do seu Mac antigo não poderia ser mais fácil: você só tem que clicar em uma pasta do Mac (qualquer uma serve, incluindo a pasta “Documentos”) e utilizar um atalho de teclado composto por Command, Shift e ponto.
Mesmo que a diferença seja mínima em alguns casos, a remoção de arquivos ocultos continua sendo uma dica essencial de limpeza do Mac.



