Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Celular Pro
A tecnologia 5G, que visa oferecer uma velocidade até 10x maior que a 4G e a diminuição da latência – já é uma realidade. A nova rede foi implantada nos países Coreia do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. No Brasil, a novidade pode demorar um pouco para chegar, mas já existem tentativas de adoção da 5G.
Quando falamos em inovação tecnológica, é sempre preciso analisar os benefícios e riscos que podem existir, a fim de evitar que ocorram possíveis ameaças contra a cibersegurança. A rede 5G recebeu acusações de suposta espionagem através dela, o que gerou bastante preocupação sobre o uso dessa nova tecnologia.
O caso gerou polêmica e os Estados Unidos acusaram a China de tentar implantar a tecnologia a fim de espionar dados dos usuários. Para completar, o executivo da Huawei nos EUA disse que existem países com a capacidade de implantar tecnologias escondidas e malwares em hardwares e softwares.
No meio de tudo isso, fica a pergunta: afinal, a rede 5G seria uma excelente inovação tecnológica ou um perigo à cibersegurança? Continue lendo para entender mais sobre o assunto!
O que é 5G?
A 5G é a quinta geração das redes móveis de banda larga. A principal característica dessa inovação é a revolução nos meios de transmissão de dados com uma velocidade máxima de 10Gb/s.
Para você ter uma ideia, as redes 4G – antecessoras da 5G – chegam a uma velocidade máxima de 1Gb/s.
Os primeiros smartphones compatíveis com a rede 5G foram os modelos americanos do iPhone 12. A novidade ainda não chegou ao Brasil, mas algumas operadoras vêm lançando a tecnologia DSS – Dynamic Spectrum Sharing (Compartilhamento de Espectro Dinâmico).
Assim como a 5G, o DSS possui uma velocidade superior ao 4G mas que não chega atingir a mesma velocidade que a nova rede. A marca Motorola já disponibilizou no Brasil modelos de smartphones compatíveis com as tecnologias 5G e DSS.
Ameaças à Cibersegurança: Como me Proteger?
Todo avanço tecnológico vem acompanhado de dúvidas e receios, por isso, é importante estar atento a possíveis fraudes ligadas à segurança dos seus dados.
Com a chegada da 5G, há a possibilidade de termos um maior número de equipamentos interconectados através dessa rede, o que amplifica os riscos de tentativas de invasões, a proliferação de phishings (tentativa criminosa de obter informações confidenciais), vírus e até mesmo o ataque a servidores.
Além do mais, os celulares já são alvos de ataques cibernéticos por hackers. Com a rede 5G, a recepção e transmissão de dados se tornará mais rápida, o que pode tornar as invasões ainda mais frequentes.
Por esse motivo, é importante ter precauções e contar com as ferramentas necessárias para a proteção de dispositivos e informações.
Cuidados como o uso de redes seguras, senhas fortes e dispositivos confiáveis devem ser associados ao uso de um excelente antivírus para Android, a fim de evitar qualquer ameaça à sua cibersegurança.
O Bitdefender Mobile Security é o melhor programa de proteção para seu smartphone Android disponível no mercado, além de oferecer um impacto mínimo na duração da bateria do seu celular.
As tecnologias não param de avançar e é muito importante manter-se informado para fazer bom uso delas! Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam mais sobre a rede 5G!
Imagens: Freepik.