Constantemente percebemos os avanços tecnológicos no nosso cotidiano. O relógio é uma das inovações que sofreu com grandes evoluções atualmente. Muitos utilizam o relógio das mais diversas formas. Alguns contam o tempo necessário para cozinhar, outros utilizam como contador de calorias e de até passos.
Muitos não sabem como foi a trajetória dessa inovação até chegar nos dias atuais que é possível visualizar mensagens de ferramentas de comunicação, medir os batimentos cardíacos e também contar os passos e alguns estimam que no futuro conseguiremos fazer chamadas em formato de hologramas, já imaginaram?
História do relógio de pulso
Muitos dizem que quem inventou o relógio foi Antoni Patek e Adrien Phillipe, mas já haviam informações que o relógio de pulso foi criado antes de 1868 pelos que construíram a história da joalheria Patek e Phillipe.
Anteriormente o relógio era utilizado pela alta sociedade como modelo de bolso. Porém em 1814 a princesa de Nápoles, irmã de Napoleão Bonaparte solicitou que Abraham Louis Breguet fizesse um modelo para ser utilizado no pulso, dessa forma, de acordo com alguns historiadores, o relógio de pulso já havia sido criado anteriormente.
Um brasileiro tornou o relógio de pulso popular
Nós brasileiros já fomos precursores de grandes criações, mas poucos sabem que o responsável pela popularidade do relógio de pulso se deu devido a um brasileiro, que também possui longas histórias com o avião. Isso mesmo, o fabuloso Santos Dumont foi o responsável por este feito. Ele pediu ao joalheiro Cartier que fabricasse um modelo para o braço para controlar o seu tempo de voo de uma forma mais simplificada, pois o modelo de bolso dificultava a pilotagem.
Como chegamos nos Smartwatches
Apesar de acharmos que os relógios inteligentes são produtos da modernidade do séculos XXI. Os primeiros modelos foram criados ainda no século passado em uma década que surgiram várias inovações que hoje utilizamos. O primeiro Smartwatches foi criado na década de 1970 pela empresa Hamilton Watch Company. Era possível colocar despertador, funções de calculadora, armazenar dados. Mas nada comparado com os relógios atuais, que fazem praticamente tudo que solicitamos (quase). Mas qual deve ser a grande diferença entre um relógio de pulso padrão e um smartwatch? Vamos contar para vocês as principais diferenças entre esses dois modelos de relógios.
Qual a diferença entre smartwatches e relógio de pulso?
Os relógios masculinos e femininos tradicionais possuem e sempre terão o seu espaço no nosso dia a dia. Com a popularização dos relógios inteligentes que são chamados de smartwatches, temos atualmente muitas pessoas se perguntando qual a grande diferença entre os modelos. Muitos não sabem que esses relógios já existiam antes do século XXI. Os smartwatches são modelos com funcionalidades além da visualização do horário para quem usa.
Confira 2 grandes diferenças:
-
Funcionalidades além de visualização de horas
Os relógios tradicionais possuem funcionalidades de visualizar as horas do dia ou no máximo despertador. Já os smartwatches nos permitem ir além, você pode verificar qual o seu batimento cardíaco do momento, quantos passos você deu durante o dia. Qual o seu nível de oxigenação do sangue e muito mais que um relógio tradicional não permite.
-
Estilos clássicos
Quando falamos de smartwatches estamos nos referindo à modernidade, relógios normalmente em sua maioria com 100% do leitor digital e também grande parte deles com pulseiras de borracha. Existem modelos que os relógios já são semelhantes aos relógios tradicionais, com pulseiras de couro ou metalizadas, mas normalmente são com um valor acima da média, o que dificulta o fácil acesso de todos. Sendo assim, se o intuito é demonstrar um estilo mais clássico, elegante e tradicional, é comum optarmos pelos relógios analógicos ou digitais, mas não smartwatches, devido ao fato de serem mais acessíveis quando buscamos por esses tipos de modelos.
Para quem curte, ja falamos em outro artigo sobre o app de esportes e como usar para jogar, assistir ou apostar.
Se você pretende comprar um smartwatch ou relógio tradicional, existem inúmeras lojas que vendem na internet. Confira sempre se tem o modelo que você deseja e preços!