Dicas e formas de como trabalhar com o celular

Com tantas novidades e inovações que vêm surgindo no mundo, muitas pessoas têm dúvidas de como trabalhar com o celular. É possível usá-lo como ferramenta de trabalho para otimizar processos dentro da sua empresa. 

Os celulares são objetos que se mostram verdadeiros protagonistas da vida das pessoas, pois hoje é muito difícil encontrar alguém que não possua um aparelho móvel e não o carregue consigo para cima e para baixo.


Seja para trabalhar, se comunicar, estudar, realizar uma pesquisa ou se entreter, o celular serve para que todos possam realizar isso por meio de uma pequena tela. 

Por isso, neste artigo vamos apresentar algumas dicas para aderir a um celular dentro da empresa como meio de comunicação, para potencializar os resultados. 

Celular dentro das empresas? É permitido? 

trabalhar com celular

Muitas pessoas se questionam sobre o uso dos celulares dentro das empresas, isso porque sabem a influência que o aparelho tem e como ele pode atrapalhar o rendimento de um funcionário. 

Realmente, uma pessoa que se torna viciada nas redes sociais e não consegue ficar cinco minutos sem olhar o feed do Instagram ou os trend topics do Twitter pode ser alguém que precise ficar um pouco longe do aparelho.

Porém, tudo é discutível e pode ser melhorado com o intuito de criar um espaço de trabalho mais livre e inovador para todos. 

Lembrando que existem algumas profissões que o uso do celular realmente precisa ser diminuído, como:

  • Um atendente de telemarketing;
  • Um professor no momento da aula; 
  • Um médico na hora de uma cirurgia;
  • Um policial na hora de uma perseguição. 

Porém, com adaptações e estratégias certeiras, o celular pode ser o melhor amigo das empresas e trazer diversos benefícios para ela e para equipe como um todo. 

Por isso, selecionamos algumas formas de como usar o celular da maneira correta para ajudar na rotina e nos resultados do negócio, confira: 

Uso do Whatsapp Business 

O Whatsapp Business é um tipo de aplicativo comercial, ou seja, ele normalmente é usado por pessoas que possuem um negócio e desejam deixar o seu atendimento mais profissional. 

whatsapp business

Por meio dele você consegue criar mensagens automáticas que serão enviadas para os clientes assim que eles entrarem em contato.

Além de conter informações importantes sobre o seu negócio, como horário de funcionamento e site de vendas.

Com um celular, é possível baixar essa versão do Whatsapp e usá-la para deixar o atendimento da sua empresa ainda melhor. 

Seja para tirar uma dúvida do seu cliente como o valor de areia de quartzo para filtro ou até mesmo realizar uma venda. 

O Whatsapp comum já é usado por milhões de pessoas, então não será um desafio se adaptar a este modelo, ainda mais contando com um aparelho que as pessoas já dominam e conhecem, o celular. 

Redes sociais: produção de conteúdo nelas

Que as redes sociais são verdadeiros fenômenos, já se sabe, mas que se tornaram também ferramentas de enorme auxílio às empresas talvez não. 

como trabalhar com o celular

As redes sociais são mais vistas apenas como plataformas de entretenimento ou diversão, hoje, são tratadas como meio de negócios, parcerias e divulgação de produtos e serviços que podem ser úteis para as pessoas. 

Além do fácil acesso a informações como o carvão ativado em pó preço por meio das redes sociais, é possível também conhecer novos negócios, como o seu. 

E com um aparelho celular fica ainda mais fácil usar as redes sociais a favor do seu negócio e construir uma marca com presença digital e intimidade com os seus clientes ao mesmo tempo. 

E sabemos que não são poucas as redes sociais para uma empresa estar presente, temos diversas, como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Twitter.

 

São as redes sociais com mais usuários ativos diariamente e que na maioria das vezes a empresa opta por criar um perfil justamente com o objetivo de atrair esses usuários para os seus negócios.

Tirando a facilidade que o celular apresenta na hora de fazer a publicação de um conteúdo, você ainda pode gravar stories mostrando os bastidores do negócio e gerando um relacionamento com seguidores.

Com um celular, o funcionário consegue encontrar em segundo onde alugar máquinas de bebidas quentes e produzir um texto sobre o assunto e já postar no perfil da empresa nas redes sociais. 

É uma acessibilidade e praticidade que apenas o celular consegue fornecer devido ao seu tamanho, rapidez e convívio diário com a maioria das pessoas que provavelmente também devem possuir perfis nas redes sociais.

Reuniões onlines 

Com a pandemia do novo coronavírus, as reuniões onlines se tornaram mais presentes do que nunca no dia a dia dos profissionais. 

Zoom Video Chamada

Mesmo com a terrível sensação que a pandemia trouxe, essas reuniões foram grandes responsáveis por trazer um pouco de alegria aos profissionais. 

 

Isso porque o ambiente online com os colegas faz com que todos relembrem, nem que seja um pouco, o espaço presencial onde todos podiam debater e conversar livremente sem medo de nada. 

 

Porém, mesmo que essas reuniões sejam muito boas, elas também apresentam os seus diversos desafios, e um deles é a necessidade do profissional precisar ficar sentado em uma cadeira, às vezes por hora, de frente para um comprador, ouvindo e falando sem parar. 

 

Já com um aparelho celular, tudo isso pode ser mais simples e libertador. Reuniões realizadas usando o aparelho permitem que o profissional se locomova por onde quiser, mostre algo de forma mais fácil e se sinta até mais à vontade com a situação. 

 

E trazer esse conceito de inovação nas reuniões onlines pode partir até mesmo de setores mais tradicionais dentro de uma empresa, como o de vendas, que pode realizar uma reunião por celular para discutir as peças para bicicleta com preço baixo da marca. 

 

E com isso, passar a experiência para outros setores e profissionais que podem aderir a este novo estilo de reunião e realizações de onde estiver e como quiser. 

Edições de fotos, vídeos e textos 

Outro ponto muito importante a ser abordado e que pode ajudar as empresas é a edição de fotos, textos e vídeos que podem ir tanto para as redes sociais quanto para o blog ou site de vendas da empresa. 

 

Sabemos que para determinados conteúdos, os computadores acabam sendo melhores do que o celular devido ao seu maior tamanho e possibilidade de mudanças.

 

Entretanto, não dá para negar o poder que o celular possui, caso não tenha um computador por perto. 

 

Assim como encontrar um farol com LED para bicicleta no Google é bem mais rápido pelo celular, editar uma foto ou texto também pode ser em um piscar de olhos. 

 

Principalmente, negócios que trabalham com uma parte mais visual e precisam sempre estar atualizando uma determinada rede social, os celulares são necessários para que o conteúdo fique pronto o mais rápido possível. 

Benefícios do celular dentro das empresas 

Como mencionamos no início deste artigo, o uso do celular dentro das empresas trazem diversos benefícios para o negócio e para a equipe, confia alguns deles abaixo: 

Otimização de tempo 

O uso do celular acaba economizando um grande tempo dos funcionários, pois enquanto um computador demoraria o dobro do tempo para realizar uma edição de imagem, no celular você faz isso em um piscar de olhos. 

 

Assim como encontrar uma relé de estado sólido comprar leva poucos segundos de pesquisa pelo celular, realizar uma tarefa simples por ele também pode ser mais rápido do que se pensa, o que libera um maior tempo para o funcionário se dedicar a outros projetos. 

Praticidade 

E como mencionamos desde o início deste conteúdo, os celulares são práticos, ou seja, eles podem ser usados a qualquer momento e em qualquer lugar por aqueles que precisam. 

 

Vamos imaginar que você esteja no meio de um ônibus cheio indo para o trabalho e precise pesquisar temporizador analógico industrial preço, mas não possui um computador por perto e muito menos espaço para realizar a pesquisa. 

 

Neste caso, o celular salva as pessoas que precisam de uma resposta imediata independente do lugar onde esteja, e isso funciona para reuniões onlines e relatórios diários, pois é possível fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Imagem de inovação e mudança 

Além de tudo isso, o uso do celular no ambiente corporativo também traz uma imagem de inovação e mudança para a sua empresa, o que faz os funcionários e pessoas de fora verem na sua marca uma vontade de mudar e inovar a cada dia.

 

Assim como a tecnologia vem avançando em todas as áreas do mundo, seja na criação de robôs ou vitrine expositora pequenas, ela vem sendo protagonista de empresas que desejam mudar suas ideias e ferramentas. 

Considerações finais

O mundo vem mudando e com ele novos meios de trabalho, produção e comunicação estão aparecendo para facilitar a rotina e os processos das empresas, e o celular é uma prova de como tudo isso vem mudando e a humanidade abraçando o novo e diferente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *