Aplicativos de pirâmide financeira crescem na crise, cuidado!

Órgãos de proteção ao consumidor alertam para os Aplicativos de pirâmide financeira que podem trazer muitos prejuízos para os consumidores!


Nos dias de hoje, com tantas inovações tecnológicas, como os bitcoins e os aplicativos que dizem pagar dinheiro, muita gente infelizmente ainda cai em muitos golpes, que usam esses termos como fachada, mas no fundo não passam de aplicativos de pirâmide financeira disfarçados. No artigo de hoje vamos explicar como funcionam esses apps e por que podem te trazer problemas e foi abordado até no jornal nacional recentemente. Acompanhe conosco e entenda.

Aplicativos de pirâmide financeira – como funcionam?

De acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2021 houve um aumento de 75% na incidência de pirâmides em relação ao ano anterior, o que representa 325 comunicados enviados aos Ministérios Públicos Federal e Estaduais. Consequentemente, nos últimos anos, as notícias de quadrilhas sendo desarticuladas em operações policiais por conta da prática estão bem mais frequentes. Muitas delas utilizam o temro bitcoin, ou ganhos em criptomoedas como forma de disfarçar o golpe.

Aplicativos de pirâmide financeira

O que ocorre é que os convites para plataformas bonitinhas e coloridas que supostamente pagam dinheiro vivo para quem realiza tarefas simples, como compartilhar e curtir vídeos, viraram moda, em especial em redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok e Kwai. Porém, a mania, conhecida como “app pagando”, na verdade não passa de uma nova forma de pirâmide financeira, que já fez milhares de vítimas no Brasil.

O que é um esquema de pirâmide?

Podemos chamar de “esquema de pirâmide” uma prática fraudulenta de captação de dinheiro, previsivelmente não-sustentável, e que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas, até que se atinja um nível insustentável de dependentes. A prática de pirâmides financeiras é proibida no Brasil e constitui crime contra a economia nacional (Lei 1.521/51). Com a promessa de retornos significativos em um curto período de tempo, os esquemas de pirâmide financeira são considerados ilegais porque só trazem benefícios ao atrair novos investidores. Uma vez que os investidores param de entrar, o sistema não pode mais atender aos retornos prometidos e entra em colapso. De acordo com a Federal Trade Commission, uma agência de proteção ao consumidor dos EUA, esses programas oferecem lucros com base no recrutamento de novos participantes, não na venda de um produto. Em alguns casos há até vendas de produtos, mas geralmente são usadas para ofuscar o sistema.

Como se proteger desses golpes?

Existem várias formas de se proteger:

-Não baixe aplicativos que prometem ganhos absurdos de dinheiro de fontes desconhecidas

-Não entende de bitcoin? Criptomoedas? NFTs ou qualquer dessas tecnologias? Estude e aprenda antes de sair investindo sem saber, na promessa de quem voce nao conhece.

-Sempre desconfie de ganhos muito expressivos.Se prometem explicitamente retorno, algo como “ganhe 5%, 10% ao mês”, já é um sinal amarelo. Se falam de um retorno muito alto já é um sinal vermelho. Basta comparar com outros investimentos no mercado financeiro: quantos porcento está um título de banco ou um fundo de investimento? Se a promessa for algo muito acima disso, já é algo suspeito. É natural ter aplicações um pouco mais agressivas e que rendem acima da média, mas quando está exageradamente a mais, está claro que tem alguma coisa errada

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que tenham conseguido evitar esses aplicativos de pirâmide financeira.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre como comprar ipad barato, artigo bem interessante, sugiro leitura.

Sugestões de novas matérias podem deixar nos comentários

Fonte: jornal Jurid

Aplicativos de pirâmide financeira
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.