Brasil à velocidade da luz na rede móvel? Levantamento afirma que sim

Compartilhe


A velocidade da internet no celular é uma questão que sempre levanta interesse dos usuários e, de acordo com um levantamento realizado pela Opensignal, as cidades brasileiras possuem a internet móvel mais rápida da América Latina. O resultado foi obtido a partir de um estudo que analisou as velocidades de download e upload dos países da região.

Mais que nunca, possuir uma internet móvel de qualidade é essencial para a nossa rotina. Uma internet rápida e estável é indispensável, por exemplo, para quem realiza investimentos em corretoras FOREX confiáveis, uma vez que as transações e negociações são realizadas em tempo real de acordo com o alta ou queda de moedas. Além disso, nossa própria rotina de lazer, com o advento dos streamings de música, filmes e séries, passa a exigir uma melhor conexão. 

Os dados apresentados pela Opensignal, ainda que animadores, também demonstram que o Brasil possui um longo caminho pela frente.

Velocidade de Download

5g

Os testes de velocidade de download indicaram que cinco das seis cidades que lideram o ranking do Download Speed Experience são brasileiras. Dentre as líderes, Porto Alegre e Brasília foram as únicas cidades que obtiveram uma média de download de 16 Mbps ou superior.

Outro dado apresentado pelo estudo revela as desigualdades econômicas que ainda existem no Brasil ao expor a disparidade de velocidade entre as diferentes regiões do país. Em geral, os estados do Sul e Sudeste, onde estão localizadas grande parte das cidades mais ricas do Brasil, possuem também a internet móvel mais veloz.

No Nordeste, as cidades que se destacaram nos testes foram Fortaleza e Recife. E ainda que não tenham atingido as melhores classificações do ranking, as demais metrópoles da região tiveram um resultado consideravelmente superior às classificações mais baixas da América Latina. O mesmo se aplica a região Norte do país.

Dentre as 25 cidades analisadas, foi constatado que apenas três não oferecem velocidades de download superiores a 12 Mbps. Bogotá, na Colômbia, é a que mais se aproxima do número, oferecendo uma velocidade média de 10,6 Mbps.

As duas últimas colocações da lista são ocupadas por cidades venezuelanas, Caracas e Maracaibo, que oferecem, respectivamente, 5,8 Mbps e 3 Mbps de velocidade de download. Dentre as explicações para o número inferior a outras cidades da América Latina está o fato de que a Venezuela ainda depende em grande medida da 3G, tendo em vista que as redes de 4G ainda não estão completamente disponíveis no país.

Velocidade de Upload

A eficiência da internet móvel das cidades brasileiras não se estendeu aos uploads. Na América do Sul, quem apresenta mais eficiência em uploads é a cidade de Lima, no Peru, com 7,2 Mbps. Já Santiago, no Chile, ocupa a segunda colocação, com uma velocidade média de 7 Mbps.

Disponibilidade do 4G na América Latina

Os dados divulgados pela Opensignal também mostram que a América Latina ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito a cobertura 4G. Apenas Peru e Panamá apresentam uma pontuação acima de 80% no quesito disponibilidade. O Brasil se enquadra na média de países da região, entre 70% e 80%.

A título de comparação, o primeiro lugar ficou com a Coréia do Sul, que possui 97,5% de oferta da 4G.

O desempenho da América Latina no quesito disponibilidade da 4G levantaram questionamentos sobre se a região está preparada para receber a tecnologia 5G, que tem previsão de chegada ao Brasil apenas em 2021. 

Testes já vêm sendo realizados no país no intuito de examinar a nova tecnologia de rede móvel. Dois deles foram realizados pela Oi: o primeiro ocorreu em março deste ano na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro; já o segundo, aconteceu no mês de julho durante a Game XP 2019, também no Rio de Janeiro.

O próximo passo para a chegada da tecnologia no Brasil será o leilão de frequências que serão utilizadas na 5G, programado para ocorrer em 2020.


Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site