Veja como proceder se seu cadastro de celular pre pago estiver desatualizado, para não perder sua linha amanhã!
Uma notícia tem sacudido quem usa celular de cartão, o famoso pre pago ou chip pre pago. Será que é verdade que o celular pre pago será mesmo cancelado? Vamos explicar por que ocorre esta confusão, mas primeiro, entenda o que é esse tal de celular pre pago.
O que é o celular pre pago?
Atualmente, o Brasil possui cerca de 125 milhões de linhas na modalidade pré-pago, segundo a Anatel. A cifra é referente a maio de 2019.
Essa modalidade, existe em alguns países e também no brasil, onde voce compra o chip do celular e já coloca determinado valor. Por exemplo, 50 reais em créditos e tem um determinado tempo para usar, de 30 dias até cerca de 180 a depender do valor e operadora. Antigamente era muito fácil comprar um chip assim, e muita gente usa o mesmo chip de anos atrás, sem dados de cpf ou outros dados importantes. É por isso que agora a anatel e as operadoras, querem cancelar quem não estiver com o cadastro atualizado, entenda mais abaixo.
Celular pré pago sem cadastro será cancelado?
Sim, a verdade é que na próxima segunda-feira (18) a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações noticiou que vai começar a bloquear celular pré-pago que estiver com o cadastro desatualizado.Todos os donos de celular pré-pago já foram avisados via SMS pela própria operadora, e por isso, a linha será bloqueada.O objetivo é impedir que pessoas usem celulares para cometer crimes( como os stalkers por exemplo), já que sem cadastro de cpf e outros dados, a pessoa pode usar a linha para o que quiser, sem ser descoberta ou rastreada em suas atividades.
A medida vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
E agora? O que devo fazer?
Se você não recebeu o sms avisando e seu celular é muito antigo, seria interessante ligar para a operadora, ou até mesmo ir lá pessoalmente.
Para atualizar os dados, o consumidor que receber o aviso deverá entrar em contato com a central de atendimento telefônico da sua operadora e estar preparado para informar nome completo, número de CPF (no caso de pessoa física) e o endereço completo, com CEP.
No entanto, caso não sejam procurados, os clientes deverão entrar em contato com as suas operadoras para evitar que as linhas sejam bloqueadas por meio dos telefones: 1052 (Claro); 1056 (Tim); 1058 (Vivo); 1057 (Oi); 1055 (Algar) ou 1051 (Sercomtel).
Conclusão
Bom pessoal, esperamos que as notícias tenham sido úteis e que consigam com sucesso recuperar sua linha de celular.
Já falamos aqui em outro artigo, se comprar no mercado livre é seguro, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.