Como denunciar um perfil Fake no Whatsapp?

Compartilhe

Aprenda Como denunciar um perfil Fake no Whatsapp se você ou alguém conhecido foi vitima de golpe. Veja tambem como se proteger desses golpistas!

O whatsapp é definitivamente a ferramenta de comunicação mais utilizada pelos brasileiros hoje me dia na internet. É através dela que conversamos, encontramos parentes e amigos, vendemos e até resolvemos problemas de trabalho. Mas o que tinha tudo para ser uma excelente ferramenta tecnologica, tem sido usada cada vez mais por golpistas para roubar as pessoas. Por isso, no artigo de hoje, vamos ensinar como denunciar um perfil fake no whatsapp. Acompanhe conosco e veja também como se proteger dos golpes mais comuns.

Como denunciar um perfil Fake no WhatsApp

Como denunciar um perfil Fake no Whatsapp

O que tem ocorrido bastante em nosso país, infelizmente é o golpe do roubo de conta por um perfil fake, para pedir dinheiro emprestado aos seus contatos. Esse golpe tem crescido em “popularidade” e sido usado de forma intensa pelos criminosos para roubar dinheiro. Não é muito difícil entender como ele funciona: o malfeitor descobre o número da vítima e tenta fazer a instalação do WhatsApp em um aparelho qualquer. Esse contato pode ser conseguido de várias maneiras, como em sites de compra e venda (como OLX), anúncios em redes sociais e até listas de contatos de celulares e chips roubados.

O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência online na policia do seu estado.Em seguida, veja o que fazer em relação ao aplicativo. A maioria das policias estaduais tem esse serviço, basta digitar no google ” boletim online policia RJ” trocando o Rj pela sigla do seu estado.

Agora vamos ao aplicativo.Se alguém estiver se passando por você no whatsapp, siga os passos abaixo:

1- Mande um email para [email protected]

2-Coloque no assunto o texto: “Perfil Falso – Desativar Conta”

3-Informe o número completo usado pelo FAKE, inclusive com o codigo +55 (ddd) Telefone

4-No corpo da mensagem, descreve detalhadamente o problema

5-Tire print das telas de conversas do fake ou do perfil da forma que ele aparece e anexe no email

6- Anexe tambem no email, o boletim de ocorrência que voce registrou

Denuncie no proprio aplicativo tambem

veja o passo a passo da polícia do Amapá:


 

Dicas para se prevenir contra golpes no whatsapp

Algumas dicas importantes:

Ative a autenticação de 2 fatores – abra o app, clique em “Ajustes”, depois em “Conta” e então ative “verificação em duas etapas”. A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo. Isso vai impedir que os criminosos acessem seu aplicativo, mesmo quando tiverem o código de acesso por SMS. “Mesmo quando o criminoso fizer o SIM swap e receber os SMS da vítima, essa ação vai dificultar a vida do fraudador, já que ele vai precisar saber a senha”, alertam os especialistas.

Outras dicas de segurança recomendadas para evitar o crime são não clicar em links suspeitos ou de origem desconhecidas, recebidos por redes sociais, e-mail ou mensagem de texto. Além disso, as ligações oferecendo serviços exclusivos, festas e convites gratuitos são um ponto de atenção: sempre desconfie e, caso não tenha relação prévia com nenhum dos assuntos, não acredite. Para mensagens de terceiros pedindo dinheiro, a desconfiança também é válida. Sempre cheque por outros meios – por ligação, por exemplo – se o pedido é verdadeiro.

 

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso denunciar um perfil fake no whatsapp ok ?

Já falamos aqui em outro artigo também sobre como combater o vicio em celular, sugiro a leitura

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Fonte: Techmundo – UOL – Policia Civil – PA

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *