Como receber pagamentos pelas redes sociais?


Aprenda como receber pagamentos pelas redes sociais e use a tecnologia a seu favor nesta epoca de pandemia!

A pandemia de coronavírus causou graves impactos na economia devido ao fechamento de comércios não essenciais.

Para sobreviver a crise muitos comerciantes encontraram nas redes sociais e delivery a única forma de continuar vendendo.

Esse movimento turbinou o mercado de meios de pagamentos digitais, mas você sabe quais são eles?

Como receber pagamentos pelas redes sociais

receber pagamentos pelas redes

Confira neste artigo todas as melhores formas de receber pagamentos cobrando pelas redes sociais.

Link de pagamento

A principal forma de receber pelas redes é usando um link de pagamento.

Essa é a forma mais fácil do cliente pagar usando o cartão de crédito.

O processo é simples: acessar o website ou aplicativo da empresa de pagamento (colocamos opções abaixo) e gerar o link de pagamento incluindo algumas informações básicas (normalmente apenas o valor da cobrança); e ao final compartilhar o link com seu cliente via aplicativo de mensagem ou redes sociais.

Você consegue criar um link de pagamento gratuitamente se cadastrando nos seguintes aplicativos:

  • SumUp
  • PagBank do PagSeguro
  • Mercado Pago
  • Cielo Pay
  • InfinitePay
  • Entre muitos outras

Muitas das empresas de link de pagamento também fazem parte do mercado de maquininhas de cartão, então faz sentido você usar o link de pagamento da mesma empresa de máquina de cartão que você utiliza em seu estabelecimento comercial.

Por exemplo, a SumUp em seu plano econômico é conhecida por ser a resposta certa sobre qual maquininha tem a menor taxa. Já a InfinitePay é conhecida por contar com melhores taxas de antecipação, embora as tarifas sejam diferentes de acordo com a bandeira.

Mas fique atento, pois é cobrada uma porcentagem por cada venda, é importante verificar quais são as taxas antes de vender para não perder sua margem de lucro, ou cobrar um pouco mais caro para evitar prejuízo.

Conta de pagamentos e contas digitais

Você provavelmente já possui alguma conta de banco, conta digital ou aplicativo de pagamento instalado em seu smartphone, não é mesmo?

Essa conta é uma porta de entrada, pois é possível compartilhar essa informação com seus clientes que possuem conta na mesma instituição, dessa forma facilitando a transferência de fundos.

Ainda que o advento do PIX tenha assumido grande parte desse mercado nos últimos tempos; a depender do seu tipo de conta pode ser mais vantajoso receber uma transferência para evitar pagar qualquer possível taxa do PIX quando usando para recebimentos em conta PJ.

Por exemplo, no PagBank existe taxa de até 1,89% para recebimentos comerciais via PIX (no checkout de e-commerce ou com QR Code nas maquininhas e PagBank), mas se a transferência for entre contas PagBank a taxa é zero.

No momento os aplicativos e conta de pagamentos mais populares são:

  • PicPay
  • PagBank
  • Mercado Pago
  • NuBank
  • Banco Inter

Existem dezenas de outras opções, listamos acima apenas os mais populares para aumentar a chance de você encontrar clientes cadastrados.

PIX

Conforme já mencionado, receber via PIX se tornou muito popular e caiu no gosto dos brasileiros.

Para usar você deve cadastrar uma chave PIX – que pode ser CPF/CNPJ; e-mail, telefone ou chave-aleatória – no seu banco, conta digital ou aplicativo de pagamentos.

Repare que mesmo que você não tenha conta em banco, é possível usar um aplicativo de pagamentos como o Mercado Pago ou PagBank.

Muitas empresas não cobram para receber PIX, sobretudo se você é cadastrado com CPF ou MEI.

Mas é necessário verificar na instituição que você escolher se existe taxa para recebimentos, pois as instituições já deixaram claro que pode ocorrer cobrança para transações comerciais.

Para cobrar basta enviar sua chave para o cliente que irá te transferir o dinheiro de forma instantânea.

Loja virtual

Para quem deseja uma forma mais profissional de vender, apresentando categorias de produtos; fotos; descrição; preços e muito mais; ter uma loja virtual é a melhor opção.

Existem diversas opções gratuitas, mas o ideal é ser profissional e pesquisar também por opções pagas de bom custo-benefício, já que esse será um ativo da sua empresa e deve ser levado a sério.

Com a loja virtual criada você pode compartilhar a página dos produtos com seu cliente enviando o link pelas redes sociais e apps de mensagem. Seu cliente poderá navegar pela loja, adicionar produtos ao carrinho e efetuar o pagamento.

As plataformas de loja virtual cobram taxas por venda realizada, portanto é fundamental conferir as regras de pagamento para montar sua estratégia de preço.

Algumas opções são:

  • Loja Integrada
  • Iluria
  • Shopify
  • Nuvem Shop
  • CartX

Existem centenas de outras opções, e é altamente recomendado buscar um profissional da área para te ajudar nesta jornada, já que entrar de forma amadora pode ser um passo inútil.

Sugestões de novos artigos deixem nos comentários!

Nosso site foi útil para voce? Ajude-nos a continuar este trabalho!

Mande um PIX de qualquer valor para [email protected]
Gostou do artigo? Mande para os amigos:

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *