Conheça a tecnologia 5G, a próxima geração de rede de celulares


Tecnologia 5g vai chegar com tudo no mundo, veja quais as previsões pro Brasil e o que ela traz de bom

tecnologia 5g

 Photo by mohamed hassan >>> CC0 1.0

O 2G introduziu as mensagens de texto (SMS), o 3G ajudou a popularizar os smartphones e trouxe a internet móvel, enquanto o 4G proporcionou chamadas de vídeo em alta resolução e aumentou a velocidade da internet móvel. Por sua vez, o 5G tem a premissa de aprimorar e transformar a comunicação global nos próximos anos.

As redes 5G são a próxima geração de conectividade de internet móvel, disponibilizando aos usuários velocidades mais rápidas (até 50 vezes mais veloz que o 4G) e conexões estáveis. Além de fornecer banda larga móvel mais potente e melhorar a capacidade de resposta das redes sem fios aos consumidores, a tecnologia irá impulsionar uma série de outros recursos.

Para Agostinho Linhares, gerente de radiodifusão da Anatel, o 5G modificará diversos setores da indústria: “Há uma infinidade de aplicações (com o 5G). Vai ter infraestrutura adequada para diferentes cenários, desde realidade virtual e agricultura de alta precisão até computação em nuvem”.

Vivemos numa era na qual estamos cada vez mais dependentes de uma rápida e estável conexão de internet. No ramo do entretenimento, os serviços de streaming alavancaram com o sucesso da Netflix nos últimos anos e várias empresas de renome começaram a disponibilizar serviços de transmissão online com alta qualidade.

Inovações com a tecnologia 5g

Na transmissão de eventos esportivos via streaming, as quais tem alto apelo popular entre os brasileiros, o 5G trará uma estabilidade incrível na transmissão de grandes eventos ao vivo. No Brasil, há dois grandes exemplos de plataformas esportivas que têm seus próprios serviços que demandam conexões bem estáveis para funcionarem em altíssima definição: a Fox Sports, que recentemente abriu assinatura direta por aplicativo; e a PokerStars TV, que é referência na transmissão de grandes eventos e programas de poker que acontecem mundo afora. Ainda, a NFL e a NBA têm cada vez mais assinantes em seus serviços de pay-per-view e o 5G certamente ajudará a esses usuários.

A ótima notícia é que um dos grandes atrativos do 5G em relação ao seu antecessor será a baixa latência. A latência nada mais é que o tempo de resposta entre quando você clica em algum link ou inicia uma transmissão de vídeo nos smartphones. Nesse intervalo, ela envia a solicitação para a rede e a mesma responde — “abrindo” o site ou reproduzindo o vídeo.

Nas redes 4G, esse tempo de atraso pode durar cerca de 20 milissegundos. Com o 5G, essa latência é reduzida a apenas 1 milissegundo, o que é algo impressionante. Além de melhorar a qualidade do streaming de vídeo, a baixa latência também irá ser muito vantajosa para os gamers em partidas online.

tecnologia 5g jogos

 Photo by BagoGames >>> CC BY 2.0

“A estabilidade é importante para streaming de vídeo nos níveis de qualidade HD e Ultra HD e fundamental para a comunidade de jogos”, afirma o especialista em banda larga Andrew Ferguson, do site Thinkbroadband.

O 5G também evoluirá o conceito de cidades inteligentes, pois elas poderão coletar e processar os dados obtidos com mais eficiência para aprimorar serviços como: trânsito, sistemas elétricos em geral, gestão de resíduos, segurança pública, escolas e demais setores.

5g no brasil

Photo by JCT 600 >>> CC BY 2.0

Nem tudo são maravilhas. O 5G deverá iniciar sua trajetória de expansão em breve, porém, segundo levantamento da companhia Ericsson, a nova tecnologia cobrirá “apenas” 40% do mundo em 2024 e alcançará 1,5 bilhão de pessoas até lá.          

Outro ponto importante a destacar é que, assim como o 4G, a quinta geração de conectividade de internet móvel não resolverá o problema da ausência de sinal e a baixa velocidade de transmissão de dados em zonas rurais, pois o 5G trabalha em alta frequência de muita capacidade nas grandes cidades — mas de início isso poderá acarretar no baixo alcance de sinal em zonas afastadas dos centros urbanos.

Alguns países da Ásia têm projetos prontos e encaminhados para a utilização e ampliação comercial do 5G em 2019. Nos Estados Unidos, tanto a Verizon quanto a AT&T já lançaram redes 5G para clientes. A operadora AT&T, por exemplo, já fornece o novo serviço para 12 cidades norte-americanas: Atlanta, Charlotte, Dallas, Jacksonville, Louisville, Indianapolis, Oklahoma City, Raleigh, New Orleans, Houston, Waco e San Antonio.

Quando chega o 5g no Brasil?

Quanto a chegada da nova tecnologia ao Brasil, o país ainda esbarra em questões básicas como legislação e infraestrutura para implementação da mesma. Em razão desses fatos, a previsão é que a introdução comercial do 5G em solo brasileiro ocorra somente em 2021.

Gostaram das informações?

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

 

Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site