Dados vazados em Aplicativos: um perigo! Veja como se proteger!

Compartilhe


Veja como se proteger para não ter seus dados vazados em aplicativos, que apps usar e mais! Proteja suas informações!

Nos últimos meses, temos noticiado uma série de problemas relacionados a privacidade em celulares e até sobre dados vazados em aplicativos, como o facebook, tik tok e outros por exemplo. No artigo de hoje vamos entender como correr menos riscos de ter nossos dados exibidos na rede.

Por que nosso dados são tão valiosos?

A frase “Dados são o novo petróleo”, em tradução livre para a original “Data is the new oil”, foi criada por Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados. Essa expressão tem sido bastante citada no mercado e, executivos do mundo todo, a usam para defender a ideia de que os dados são tão valiosos quanto o petróleo – o que aponta que, em tese, quem souber fazer bom uso deles e aproveitar todo seu potencial, só tem a ganhar. É por isso que Hackers e empresas estão tão interessados nos dados que deixamos nas redes sociais e na internet. É com eles que são criados anúncios personalizados aos nossos interesses, idade, localidade, dentre outros fatores.

dados vazados em aplicativos

Ao coletar dados, uma empresa ganha mais assertividade para oferecer seus produtos ao cliente que tem mais possibilidade de adquiri-los. Quando ocorre essa transação, outros dados são gerados para serem utilizados para outras finalidades e assim estabelece-se um ciclo infindável de geração de informações e oportunidades.

Isso é o que ocorre em empresas como a Alphabet, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft. Com a captura de dados dos seus usuários, o Google pode ver o que as pessoas pesquisam, o Facebook o que compartilham e a Amazon o que compram. É por isso que quando esses dados vazam na internet, causam tantos probblemas e dores de cabeça para essas empresas e para nós que somos os donos dos dados. A seguir vamos mostrar como tentar se proteger e ter um mínimo de segurança em relação a isso.

Dados vazados em Aplicativos – como se proteger?

Veja algumas medidas que você pode tomar:

Cuidado com versões plus ou alternativas de aplicativos – Whatsapp plus ou foaud whatsapp são aplicativos que aumentam as funções do whatsapp original mas tem graves problemas em relação a dados. E não só eles, todo aplicativo que se propoe a ser um aplicativo original confiável prometendo funções não permitidas, é passível de desconfiança. Só baixe aplicativos originais, e somente nas lojas originais do

Mantenha o seu navegador atualizado – Independentemente de você estar utilizando um navegador no PC ou no celular, é extremamente importante que eles sempre estejam atualizados. Eles podem até estar funcionando bem para você sem atualizar, mas além de trazer novos recursos, todas as atualizações de navegadores acabam corrigindo possíveis brechas de segurança.

Dupla Autenticação em tudo – procure sempre proteger as suas contas com o recurso de dupla autenticação, que já existe na maior parte das redes sociais e em mensageiros como WhatsApp. Com essa camada a mais, você precisa confirmar o login a partir de um código enviado por SMS ou até usando outro dispositivo, o que reduz a chance de roubo de contas. Serviços como o Google Authenticator e o Authy ajudam bastante nesses momentos.

Atenção as permissões dos aplicativos – Verifique novamente quais permissões seus aplicativos solicita. Você também deve se perguntar se faz sentido para um aplicativo solicitar determinadas permissões. Um aplicativo pedindo acesso a dados que não são relevantes para sua função é um grande sinal de alerta.

Como remover as permissões de um app

  1. Abra as Configurações;
  2. Clique na opção Aplicativos e notificações;
  3. Clique no aplicativo que você deseja examinar;
  4. Clique em Permissões para ver tudo o que o aplicativo pode acessar;
  5. Para desativar uma permissão, toque nela e confirme.

Mantenha sistema operacional e aplicativos sempre atualizados – Atualize o sistema operacional e os aplicativos também  pois novas versões sempre corrigem problemas antigos e brechas que podem ser exploradas por hackers em busca de dados.

Outras dicas importantes:

  • Não habilite exibição de notificações e trechos de conversas na tela de bloqueio do smartphone, pois isso facilita que qualquer um veja suas mensagens;
  • Nunca clique em promoções e links suspeitos. Estes são os meios mais comuns para instalar aplicativos maliciosos no seu device;
  • Evite manter dados sigilosos em seu smartphone, incluindo, fotos pessoais, documentos e outros itens cuja perda gere inconvenientes maiores;
  • Não armazene arquivos com credenciais de acesso (login e senha) de bancos e outros aplicativos em seu celular, utilize ferramentas específicas para esta finalidade;
  • Tenha muito cuidado com redes Wifi públicas. É possível que as mesmas apresentem falhas de segurança que possibilitem interceptação dos dados que trafegam na mesma (nestes casos, opte pelo uso do seu plano de dados);

Conclusão

Gostaram das dicas sobre como se proteger de ter os dados vazados em aplicativos? Esperamos que sejam uteis e ajudem sua vida.

Já falamos em outro artigo sobre como espionar o instagram, leia e aprenda como se defender.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *