Google Play Services – Tudo sobre eles


Veja como funciona o Google Play Services e como usar da melhor forma!

O Google Play Services é um aplicativo que está presente nos smartphones com sistema operacional Android. No entanto, nem todo mundo sabe o que é e para que serve o Google Play Services.

Esse aplicativo tem funções importantes como contatos simultâneos, acessar a todas as configurações de privacidade e funções com base na região. Além disso, ele deixa as pesquisas off-line mais rápidas fornecendo mapas. Esse aplicativo não pode ser apagado, porém, pode ser desinstalado. Saiba mais sobre o Google Play Services neste artigo!  

O que é o Google Play Services?

google play services

O Google Play Services é um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android, que não se mostra visível na gaveta de aplicativos e também não pode ser acessado como algumas redes sociais. Mesmo assim, o programa é sempre atualizado e abrange uma boa parte do espaço de armazenamento do aparelho.

O Google Play Services é inserido no sistema Android como padrão. Ele pode ser reconhecido pela a imagem de um pedaço de quebra cabeças, possuindo a cor da loja Google Play. Ele é como se fosse um conjunto de APIs, com o objetivo de ajudar os desenvolvedores a elaborar aplicativos que se interliguem de modo fácil com outros aplicativos.   

Para que serve o Google Play Services?

O Google Play Services possibilita que o smartphone desfrute das versões mais atualizadas dos apps sem alterar para a opção mais atual do Android. Sua funcionalidade é muito importante para que outros aplicativos atuem de modo normal no aparelho.

Para melhor entender a função do Google Play Services, vamos pegar o Google Maps como exemplo.

Na antiga versão do Android, o app deveria ser atualizado sempre que o sistema operacional do aparelho fosse corrigido. A atualização desse sistema pode custar demais para alcançar um celular que não possui a versão original do software. Dessa forma, o Maps encontrava-se sempre desatualizado e operava com sacrifício durante o tempo em que o sistema não era corrigido pelo fabricante.

O Google assegura que o aplicativo no Android vai ser preservado com seu processo constantemente em dia, com updates inseridos de forma automática, apesar do modelo de sistema operacional que for utilizado.

google play services funciona

No entanto, não são todos os aplicativos que são contemplados por esse processo, mas uma boa parte deles são.

O Google Play Services pode ser apagado?

De jeito nenhum. Mesmo que você não aprecie ou não utilize os aplicativos do Google em seu aparelho, não é indicado apagar o Google Play Services. Além disso, não tem como apagar esse aplicativo

Essa alternativa é estabelecida de modo proposital pelo Google, para evitar que aquelas pessoas que têm pouco conhecimento do sistema excluam por equívoco.  

Pode ser desabilitado?

Sim, o Google Play Services pode ser desabilitado. Antigamente se podia desativar o Google Play Services, no entanto, atualmente não é uma boa opção, pois todos os apps contidos no seu aparelho podem começar a mostrar problemas. Entretanto, seu aparelho pode rodar sem apps e serviços do Google por causa da acessibilidade de ROMs diferenciada.

Ele consome bateria?

Sim, o Google Play Services consome um pouco de bateria. Porém, pode ser que depois de ser atualizado o sistema operacional, você note uma boa quantidade de bateria sendo consumida. Isso pode ocorrer devido a um problema por falta de compatibilidade da versão do Google Play Services e da versão do Android.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

 

Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site