Gorilla Glass: como funcionam essas telas?


Você já ouviu falar do Gorilla Glass? Pois saiba que este material tem feito muito sucesso na fabricação de smartphones e tablets. Leia a matéria para conhecer melhor esse tipo de tela e as principais características.

Não existe coisa mais desagradável do que ter um gadget, derrubá-lo no chão e trincar a tela. Esse incidente prejudica a usabilidade do aparelho e o conserto costuma pesar no bolso do consumidor. Para evitar que o display quebre por qualquer impacto, algumas fabricantes estão apostando no Gorilla Glass.Modelos como motog, moto x e outros já utilizam há tempos, mas hoje vamos entender melhor o que eles tem de tão bom.

O Gorilla Glass é um tipo de vidro super resistente. (Foto: Divulgação)
O Gorilla Glass é um tipo de vidro super resistente. (Foto: Divulgação)

O que é o Gorilla Glass?

O Gorilla Glass é um material desenvolvido pela Corning Inc. para dispositivos eletrônicos, como é o caso de tablets, celulares e notebooks. Ele nada mais é do que um vidro altamente resistente, graças a presença de álcali-aluminossilicato na sua composição.

A estreia do Gorilla Glass no mercado aconteceu em 2006. Quatro anos mais tarde, o material já estava sendo utilizado no desenvolvimento de 20% dos dispositivos móveis em todo mundo. Isso significa que, só em 2010, foram fabricados 200 milhões de smartphones e celulares com o Gorilla Glass.

Os aparelhos fabricados com Gorilla Glass são mais resistentes aos riscos e dificilmente sofrem com o problema de “tela trincada” após uma queda. O material foi desenvolvido pensando em oferecer o máximo de resistência aos dispositivos, mas sem prejudicar o design.


Como funciona o Gorilla Glass?

O Gorilla Glass é muito além do que um vidro resistente a arranhões. A cada nova geração, o material se destaca no mercado de eletrônicos por causa da sua dureza, leveza e espessura fina.

Diversos testes já foram realizados pelo fabricante para comprovar a resistência imbatível do Gorilla Glass. Na primeira versão, o material era capaz de resistir ao impacto de uma martelada, sem qualquer tipo de dano. Com o tempo, a tecnologia foi aprimorada e adaptada para as necessidades e limitações dos dispositivos com tela de vidro.

Fabricação do Gorilla Glass

O Gorilla Glass tem uma forma de fabricação diferenciada e superior no que diz respeito à qualidade. O vidro passa por um processo no qual é temperado, através da troca de íons. Ele também dica submerso em uma solução de sais de potássio, até que atinja a temperatura de 400ºC.

O grande segredo da fabricação do Gorilla Glass, por sua vez, é a presença do álcali-aluminosilicato. Esse composto confere muito mais resistência ao material, se comparado aos vidros comuns.

Apesar de ser super resistente, o vidro é bem fino. (Foto: Divulgação)
Apesar de ser super resistente, o vidro é bem fino. (Foto: Divulgação)

Gorilla Glass 5

Atualmente, a empresa Corning Inc. fabrica o Gorilla Glass 5. Essa geração se compromete com o desenvolvimento de um vidro super fino, leve e altamente resistente. Lançado em julho de 2016, o modelo é quatro vezes mais forte do que os concorrentes.

De acordo com alguns testes realizados pelo laboratório da Corning, o Gorilla Glass 5 é capaz de sobreviver intacto a 80% das quedas acidentais. Ele pode suporta, inclusive, ser derrubado de 1,6 metro de altura sem sofrer qualquer tipo de dano.

E aí? Restou alguma dúvida sobre a tecnologia do Gorilla Glass? Deixe um comentário.


Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site