Momo do Whatsapp: veja como proteger seus filhos!


MoMo do Whatsapp voltou a rodar na Internet,vídeos do Youtube e aplicativos, conheça os perigos para sus filhos!

Ná ultima semana, pais e jovens voltaram a ficar preocupados com o que se divulga na Internet.Uma famosa corrente que ocorreu ano passado, disseminada por whatsapp, agora está de volta e também no meio de vídeos de Youtube: a momo do whatsapp. No artigo de hoje, vamos explicar o que acontece e como os pais podem se proteger.

MoMo do Whatsapp – do que se trata?

momo whatsapp 2019

Momo é o nome dado a um suposto usuário de WhatsApp que funciona como uma espécie de corrente e faz com que crianças e adolescentes salvem em suas agenda de contatos do celular um número do Japão (+81). Desta forma, eles poderiam conversar com esse suposto personagem.Esse perfil normalmente promove:

  • roubo de informações pessoais
  • incitação ao suicídio ou à violência
  • assédio
  • extorsão
  • transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insônia etc.)

Momo é o novo ‘Baleia Azul’?

Alguns comparam o fenômeno Momo com o “Baleia Azul”, um desafio que se tornou viral em abril de 2017 e sobre o qual as autoridades levantaram alertas porque incitava o suicídio.

 O jogo, que de divertido não tem nada, não faz vítimas somente no Brasil. Segundo a ONG Safernet, que tem sede em Salvador, na Bahia, “Momo” tem abordado usuários do Whatsapp de diversos países como Colômbia, México, Argentina, Alemanha e Estados Unidos. A origem da imagem é japonesa. Pertence a uma escultura de uma mulher-pássaro, exposta em uma galeria de arte em Ginza, um luxuoso distrito de Tóquio, há três anos. A Momo fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.A corrente chegou ao Brasil em 2018, mas aproximadamente 2 semanas voltou a circular, até agora, nenhum registro de extorsão de dinheiro ou ação criminosa foi registrada no território nacional.

Perigo em vídeos do Youtube?

A Momo do WhatsApp supostamente estaria aparecendo em vídeos do YouTube para instruir crianças a se matarem ou cometerem atos violentos contra si mesmas. Elas também seriam encorajadas a manter o conteúdo em segredo dos pais. Há rumores de que a imagem da mulher apareceu em um vídeo com a Peppa Pig, personagem de desenho infantil, no YouTube Kids. Em resposta à polêmica, o YouTube afirmou que não há evidência sobre a existência do desafio “Momo Challenge” na plataforma. A rede social também recomenda que os usuários denunciem esse tipo de conteúdo, que é proibido pelo site. Nesta sexta-feira (1), a empresa disse ao The Verge que não exibe mais anúncios em vídeos sobre a Momo.

momo youtube 2019

Como os pais podem proteger os filhos?

A dica é se atentar às configurações disponíveis em cada aplicativo, como restrição de dados e acesso a microfone e câmera, por exemplo, para se proteger ao máximo e ter cuidado ao revelar informações demais nas redes, que podem acabar por facilitar um cibercrime.

O elemento mais preocupante é a vulnerabilidade emocional de crianças e adolescentes, não por inocência, simplesmente, mas pelo próprio contexto cultural em que vivemos. Muitos desses jovens relatam sofrer de ansiedade, depressão e angústia, e essas condições emocionais podem facilitar o desejo de querer se aventurar em desafios que levam eles cada vez mais para baixo. Não é por acaso que o apelo para cenas de violência e terror é uma coisa constante. O terror é uma característica sombria que pode inspirar o desejo de morte em pessoas que passam por problemas emocionais.

Dicas que psicologos dão são:

-O diálogo é a arma mais poderosa que temos para proteger nossos filhos, pois é através dessa ferramenta que se leva a instrução e se conscientiza sob os riscos que determinados fatos e acontecimentos podem causar.

-Outra dica: não espere esses acontecimentos para ter essa conversa, vale a pena no dia a dia e, se possível, frequentemente, ter um bate papo sobre riscos e perigos em geral, em especial aqueles que podem ocorrer na Internet, para discutir situações desagradáveis e também para elogiar bons comportamentos no uso da rede. Afinal, a Internet é um ambiente de magníficas oportunidades, mas um pouco de cuidado não faz mal a ninguém.

Conclusão

Esperamos ter ajudado a se ver livre da momo do whatsapp. Sempre se mantenham atentos ao que seus filhos assistem!

Uma boa dica é sempre atualizar o whastapp para evitar vírus e problemas de invasão

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site