Novo Golpe do WhatsApp muda de roubo para clone e pdoe trazer muito prejuízo! veja comos e proteger!
Que os criminosos virtuais são pessoas criativas(embora esse talento seja usado para o mal) ninguém tem duvidas. Mas recentemente, existe outro tipo de golpe acontecendo com o aplicativo e que se não for detido, o prejuízo pode ser grande tanto para quem tem o whatsapp clonado, quanto para quem for vítima. O aviso partiu da fabricante de antivirus kapersky, veja a seguir como agem os golpistas e o que pode ser feito para se proteger.
Novo Golpe do WhatsApp muda de roubo para clone
Prejuízos enormes para os atingidos
Depois de comprarem as informações pessoais dos Data Brokers, os criminosos ainda procuram nas redes sociais pelos nomes e fotos das pessoas para serem usadas nas contas que aplicarão a extorsão. “Por isso podemos dizer que as contas são clonadas ou falsificadas e é por isso que a pessoa não fica sabendo que sua identidade está sendo usada em um golpe”, destaca Assolini.
O analista da Kaspersky explica que, para iniciar o golpe, a primeira mensagem que os criminosos enviam a familiares e amigos é “troquei meu celular”. Após uma rápida troca de mensagem para ludibriar a vítima, o criminoso fará a famosa solicitação de empréstimo de dinheiro para pagar uma conta ou realizar uma compra e o novo celular é a desculpa perfeita para a falha na transferência. De acordo com os dados divulgados no dia em que a operação Data Broker foi deflagrada, os prejuízos com as extorsões somavam R$ 500 mil.
Como se proteger do novo golpe do whatsapp?
Algumas dicas podem soar simples e repetitivas, mas ajudam bastante, confira:
Conclusão
Espero que vocês consigam se proteger desse novo golpe no whatsapp pessoal.A medida que tivermos mais informações iremos atualizando na matéria.
Sugestões e dicas de novas matérias podem deixar nos comentários.
Para quem quer se divertir ja falamos em outro artigo sobre os jogos conhecidos do google doodle, sugiro leitura.
Fonte: Diario nordeste – kapersky – UOL