Pix entra em funcionamento, mas encontra problemas, confira!

Compartilhe

Pix entrou em funcionamento nessa ultima segunda, mas encontrou problemas em funcionamento, alguns espararam horas para transferências se concluírem, entenda!

Prometido como o substituto das caras TEds e Docs do sistema bancário e que funciona em fins de semana e feriados, o pix estreou na ultima segunda feira para o público em geral, mas alguns problemas e atrasos já foram noticiados pelos usuários. Entenda o que houve a seguir, mas antes vamos explicar um pouco o que é o pix

Pix – do que se trata?

indo direto ao assunto, o Pix é um novo sistema de pagamentos que foi apresentado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, como uma forma gratuita de fazer transferências entre pessoas e empresas. A ferramenta deve substituir os tradicionais TED, DOC e boletos bancários e funcionará em qualquer dia e horário da semana.Além disso seu custo para pessoa física será gratuito ou irrisório pois o banco paga 0.05 por pacote de 5 pix. ao contrário de hoje onde pagamos até 15 reais por Ted ou DOC e eles não podem ser feitos no final de semana.

O interessante do pix é que voce passa apenas uma chave para a pessoa( emai, telefone ou uma chave criada) e ela so anota isso, não precisa passar cpf, dados da conta nem nada mais. O sistema estava em testes mas na ultima segunda começou a funcionar, mas não sem alguns probleminhas.

Pix encontra problemas no lançamento

Desde as primeiras horas de atividade, pipocaram relatos nas redes sociais de problemas no funcionamento do sistema instantâneo de pagamentos. Vários usuários se depararam com telas de erro nos aplicativos, não conseguiram completar as transações ou tiveram que esperar muito tempo para o dinheiro cair na conta.

No Itaú, o app pode mostrar o erro “transação não concluída, algo deu errado, tente novamente”. Há outros possíveis problemas: “ele diz que a transação deu certo, mas não sai dinheiro da conta, não sai da lista que precisa de autorização, não chega o dinheiro em local nenhum”, relata um cliente no Twitter.

erros pix

A Caixa pode exibir o erro “sistema temporariamente indisponível”; ou, segundo um usuário, rejeitar a transferência feita via Pix mas descontar o valor da conta, sem estorná-lo de forma imediata.

O mesmo aconteceu com o diretor teatral João Figuer, que também tentou fazer um Pix pela Caixa Econômica no final da tarde da última segunda-feira (16) e, quase 24h depois, não havia conseguido concluir o envio. A transferência seria da conta PJ dele para outra conta PJ.


“Eu fiz uma obra em casa e vinha pagando ela regularmente via TED ou DOC, que geram custos, aí quando veio essa novidade achei que seria uma maravilha. Fiz o Pix às 16h15 e fiquei surpreso com a mensagem que demoraria 30 minutos, já que o prometido era 10 segundos”, afirma Figuer.

Segundo o diretor teatral, foram horas tentando falar com a instituição financeira. “Eles não nos dão resposta, mandei várias mensagens por twitter, por email e nada. Não quero ficar passando por isso, eu vou para os bancos digitais“, explica.

O que dizem os bancos?

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu nesta segunda-feira, 16, que algumas operações do Pix não foram completadas nesta segunda-feira, mas descartou qualquer instabilidade no sistema da autoridade monetária.

“É importante diferenciar o que é instabilidade do sistema e o que são operações que não foram completadas. Não houve nenhuma instabilidade no sistema. Houve um volume de operações que não foram completadas em um banco ou outro, e monitoramos isso, pode ter havido um erro na formatação da chave pelo banco. Quando há um volume grande de operações rejeitadas, entramos em contato com os bancos”, afirmou, em coletiva sobre o Pix – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC, que começou a funcionar plenamente nesta segunda-feira.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas sejam úteis e que consigam com sucesso cadastrar seu pix e utilizar no lugar das teds.

Já falamos em outro artigo sobre o xwatch smartwatch que é incrivel e a bateria dura 3x mais que apple.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *