Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Google Android

Compartilhe

Você tem um smartphone Android e deseja instalar algum aplicativo? Então visite a Play Store. Saiba tudo sobre a loja virtual do Google e entenda melhor como ela funciona.

O Android é um sistema operacional desenvolvido pelo Google, que existe há mais de 7 anos. Ele mudou a forma como as pessoas usam o celular, garantindo mais recursos interativos e pensados em dispositivos com telas sensíveis ao toque.

Play Store
A Play Store é a loja de aplicativos do Google. (Foto: Divulgação)

Para aumentar as possibilidades dos usuários e até mesmo oferecer oportunidades aos desenvolvedores mobile, o Google resolveu criar a sua loja virtual de aplicativos.

Como funciona a Play Store?

O usuário não precisa instalar um arquivo APK no celular toda vez que deseja usar um novo app. Ele pode simplesmente acessar a Play Store para baixar todas as aplicações do seu interesse, inclusive aquelas que são desenvolvidas por terceiros.

Ainda que normalmente o aparelho ja venha com muita coisa legal, como por exemplo o assistente ok google, o Google Play Store oferece ao usuário Android a possibilidade de navegar pelo conteúdo, baixar apps gratuitamente, comprar aplicativos e até mesmo realizar atualizações. Tudo de forma prática, rápida e fácil.

Crescimento do Google Play

A cada ano, a loja de apps do Google tem crescido consideravelmente. Só em 2015, a Play Store teve o dobro de downloads da App Store, da Apple.

Segundo informações da empresa de consultoria que realizou o levantamento, foram mais de 2,5 bilhões de apps baixados por Android por mês, contra 2 bilhões do iOS. Na época em que a pesquisa foi realizada, o Google afirmou que a sua loja virtual de aplicativos já tinha realizado 48 bilhões de downloads.

O número de downloads realizados na Play Store não é uma surpresa, afinal, o sistema operacional do Google tem mais popularidade do que o da Apple. A presença do Android no mercado de smartphones é de 900 milhões contra 600 milhões iOS.

Em termos de receita, o Google ainda não superou a loja de aplicativos da Apple. A App Store tem uma renda diária superior a US$ 5,1 milhões, considerando a venda dos 200 principais aplicativos da loja. Na Play Store, a arrecadação com o comércio de apps é quatro vezes menor.


Recursos da Play Store

play store

Além de aplicativos para Android, a Play Store também vende livros, filmes, músicas e jogos. A loja reúne apps de todos os gêneros, incluindo conteúdo pago e gratuito. O usuário pode encontrar milhões de apps, como redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) mensageiros (WhatsApp e Telegram), navegadores (Chrome), antivírus, apps de bancos e uma série de recursos para melhor a experiência na plataforma.

A loja de aplicativos do Google oferece ainda ao usuário listas bem interessantes, como os aplicativos gratuitos mais baixados para Android. Também reúne os apps pagos mais populares em um ranking.

Para usar a Play Store não tem segredo. É só acessar o ícone que leva para a loja, escolher um app ou jogo e clicar no botão verde “Instalar”. No ambiente de cada aplicação, é possível consultar especificações e opiniões dos usuários.

Pra quem não está muito feliz com os smartphones android, ja falamos onde comprar um iphone na black friday em outro artigo.

Dúvidas sobre a Google Play Store? Deixe um comentário.

Recomendados para você:


Compartilhe

1 Comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *