Qual a melhor operadora de celular para contratar dados de internet?

Compartilhe

Quando falamos sobre operadoras, quais vem em sua mente? Claro, Tim, Oi e Nextel? Provavelmente, sim. Essas são as quatro operadoras pilares de nosso país, mas qual a melhor?

Então, a OpenSignal (empresa que testa as redes móveis no Brasil) realizou diversos testes e colocou tudo em um relatório, testando o download, upload, ping e disponibilidade.

De acordo com os dados, a Claro é a campeã quando o assunto é velocidade geral de download,3G e 4G. Na grande São Paulo, a velocidade média de download no modo 4G é de 23 Mbps.

Mas em contrapartida, a TIM vence no quesito cobertura, em 75% do tempo, os clientes TIM tinham conexão ativa com à internet.

E este é um dos aspectos mais importantes para alguns. Ninguém merece ficar sem conexão em pleno século XXI, né?

Qual operadora você utiliza? Veja logo mais os dados citados acima e veja qual as taxas de download, upload e ping da sua operadora.

Velocidade média de download 

melhor operadora de celular para contratar dados

Nesta categoria, a campeã é a Claro, como vimos logo acima. Aqui são avaliados a velocidade de transferência de arquivos entre servidores e máquina local. (Mbps : Megabits por segundo)

  1. Claro (16,92 Mbps)
  2. Vivo (11,22 Mbps)
  3. TIM (10,05 Mbps)
  4. Oi (7,15 Mbps)
  5. Nextel (4,38 Mbps)

Velocidade média de upload

E novamente a Claro é campeã. Aqui são medidas a velocidade de transferência entre arquivos da máquina local e outro servidores.

  1. Claro (9,28 Mbps)
  2. Vivo (7,13 Mbps)
  3. TIM (5,23 Mbps)
  4. Oi (4,99 Mbps)
  5. Nextel (-)

Latência média

Nesta categoria a campeã é a Nextel. Possuindo a melhor conexão entre as redes, excelente para quem gosta de games. Sabe aquele lag? Pois bem, o quanto melhor for o ping (latência), menos lag terá.


  1. Claro (162,29 ms)
  2. Vivo (168,34 ms)
  3. TIM (148,44 ms)
  4. Oi (172,47)
  5. Nextel (103,09 ms)

Melhor operadora de celular para contratar dados – Qual operadora escolher? 

melhor operadora de celular

Aposto que ficou essa valência, não é? Pois bem, a Claro foi considerada a melhor operadora no quesito download e upload, latência ela ficou um pouco de fora.

No momento que você estiver escolhendo o plano de internet, deverá visualizar suas necessidades e escolher em cima disso.

  • Você é uma pessoa que adora baixar músicas, vídeos e filmes? Então, opte pela operadora que tiver os melhores níveis de download.
  • Em contrapartida, se você for um criador de conteúdo e manda sempre arquivos para a nuvem, opte pela operadora que tiver a melhor taxa de upload.
  • E por fim, se você é gamer, opte pela operadora que tiver os melhores pings, conseguindo então driblar o famoso lag, como destacamos acima.

E caso você seja três em um, deverá ver as taxas de todas e então, manualmente, ver quais são as menos piores somando tudo. Mas relaxa, iremos fazer isso para vocês.

Claro ou Vivo. Essas duas possuem os melhores dados em conjunto, somando tudo. As demais são praticamente precárias!

Vale ressaltar, que o download é em base de 10% do seu plano. Como assim? Então, se seu plano for de 10 Mb, os seus downloads irão atingir no mínimo 1 mb/s.

A crise no 4G do Brasil

Qual operadora foi destaque para você a partir dos dados acima? Comente abaixo. Bem sabemos que o 4G do Brasil melhorou bastante, mas como é notório, ainda somos inferiores a diversos países. Nos EUA, os americanos ficam em média 81% do tempo conectados com redes 4G.

Mas pelo que tudo indica estes aspectos irão melhorar nos próximos anos em nosso país, as empresas já estão se mobilizando e aumentando sua rede nas cidades e zonas rurais.

Embora esteja bem longe da perfeição, já estamos mais adiantados do que alguns países e mais próximos do que ontem.

Os dados acima foram levantados em 2018, com informações de 372.841 usuários, somando então mais de 6 bilhões de dados.

Gostaram das informações? Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.


Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site