Aparelho celular da marca chega a custa mais de R$ 3 mil
Que a Apple é uma das maiores marcas do mundo, todos sabem. Porém, em meio a uma crise econômica que grande parte dos países vive, a empresa surpreendeu ao bater mais um recorde de valor de mercado.
Enquanto muitas ações americanas caiam no mês de junho, a Apple viu os papéis dela seguirem o caminho inverso, o que fez com que a marca atingisse os US$ 1,5 trilhão de valor de mercado. Ao fazer a cotação atual para o real, o número passa dos R$ 8,1 trilhões – superior aos R$ 7,3 trilhões do PIB brasileiro de 2019.
Em agosto, o valor está próximo de US$ 2 trilhões. Isso representa uma valorização de 49% no ano, um número surpreendente para o mundo todo.
Esta é a primeira vez na história que uma empresa americana consegue esse feito. Admirada em todo o mundo, a Apple é, realmente, uma das marcas mais desejadas. Mas será que esse foi apenas o segredo do sucesso?
Por trás dos quase US$ 2 trilhões
O valor de mercado se refere ao número de ações disponíveis multiplicado pelo quanto elas custam. A Apple tem, atualmente, mais de 4,3 bilhões de ações, sendo que cada uma vale US$ 444.
Antes da gigante de tecnologia, a Saudi Aramco era a empresa de capital aberto mais valiosa. Porém, por causa do choque da pandemia e das tensões relacionadas com o petróleo, a Saudi tende a fica mais estagnada.
Já para a Apple o cenário é o mais positivo possível. Até porque, ninguém duvida que o futuro de todos está relacionado com a tecnologia.
O que fez a Apple se tornar uma gigante?
Diferentemente de outras empresas, que são focadas em desenvolver soluções e funcionalidades, a Apple é especialista em despertar desejos. Um celular da marca não é apenas um aliado do dia a dia, como um item esperado por muitos, igual a uma casa e um carro. Prova disso são as filas imensas que se formam a cada novo produto lançado.
Para ganhar a preferência dos consumidores, a Apple aposta em interfaces simples – foi a primeira a fabricar celular com apenas um botão, por exemplo – design sofisticado e tecnologia de ponta. Os números refletem exatamente essa estratégia.
De acordo com estes dados da Counterpoint Research, a venda de smartphones sofreu uma retração de 25% no segundo trimestre deste ano. Porém, o lançamento da 2º linha do modelo SE ajudou a marca a se manter, e foi responsável por 20% das vendas.
Outro mérito da companhia é que ela não se manteve em apenas um segmento. Ao contrário de concorrentes que só fabricam celulares, a gigante tem outros produtos, como fones de ouvidos sem fio, computadores, relógios, etc.
Recentemente, a Apple também passou a oferecer serviços de streaming – Apple Music e Apple TV. Olhando de perto, a empresa compete ao mesmo tempo – e sem perder a qualidade – com várias empresas, como Motorola, Samsung, Spotify e Netflix.
Dados que impressionam
Confira alguns números associados à gigante de tecnologia:
- 1980: foi o ano em que a Apple entrou para a bolsa americana;
- US$ 26,42 bilhões: faturamento que a empresa alcançou no 2º trimestre de 2020 com a venda de iPhones;
- US$ 7,98 bilhões: faturamento obtido nesse período com a venda de computadores;
- R$ 2.298: é o valor médio do modelo 6S, um dos modelos mais populares no Brasil, segundo informações na sessão de celulares das Lojas Cem obtidas através do Porta Folhetos;
- iPhone 12: será o próximo lançamento da marca que foi adiado por causa da pandemia.
Apesar de a Apple ser uma das marcas mais desejadas, especialmente no Brasil, o valor de mercado dela continua a surpreender. Nascida depois vários nãos, a empresa é um exemplo de superação e inovação, além de representar o futuro.
Por fim ja falamos em outro artigo sobre o brazino jogo da galera que é top, leia e entenda!