Smartphone para Idosos: Conheça os melhores!


Smartphones para idosos já são uma realidade, que promove a acessibilidade da terceira idade nessa tecnologia, conheça os melhores e onde comprar!

Os idosos estão cada vez mais integrados com as facilidades da tecnologia. Os smartphones podem possibilitar a fácil conexão com a família e ainda muitas funções extras, como por exemplo os idosos que aprendem dicas de saúde ou para as atividades domésticas através de canais e páginas na internet. Como esse pode ser o primeiro contato de muitos idosos com esse tipo de tecnologia, é importante saber selecionar os melhores aparelhos e ainda aprender a configurar as funções de acessibilidade.

Um levantamento da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), apontou quais os melhores smartphones (com valores acessíveis) para os idosos que desejam navegar com tranquilidade.

Melhores smartphones para idosos

O levantamento da Proteste apontou que a Samsung e LG oferecem os melhores sistemas com funções nativas para os usuários idosos. Apple e Motorola não conseguíram bons índices. Alguns quesitos foram levados em consideração, principalmente os de facilidade de acesso. Mesmo que a maioria das empresas tenham funções de acessibilidade, Samsung e LG oferecem isso na configuração inicial dos aparelhos.

smartphone idosos


E justamente por esses fatores, Apple e Motorola não atingiram boas posições. Os aparelhos destas fabricantes não têm facilitações para o uso na configuração inicial, sendo que a Apple tem sistema mais complicado para a utilização de leigos, enquanto a Motorola utiliza um Android muito próximo do puro, algo que deixa o aparelho com funcionalidades inferiores.

Entre os aparelhos de até R$ 2 mil, os 6 melhores são da Samsung e LG. Confira o ranking:

– Samsung Galaxy S7 (32GB)
– Samsung Galaxy A5 (2017)
– LG G5 SE
– LG K10 power dual
– LG Q6
– Samsung Galaxy J7 Prime

Configurar celular para idoso

De maneira geral, a configuração de celulares para idosos pode ser feita de forma semelhante nos sistemas Android e iOS. É importante lembrar que nem todos os idosos precisam destas funções, sendo algo destinado para os que tem dificuldade de mobilidade nas mãos, problemas de visão ou algo do tipo.

No sistema android, basta Clicar no botão início, acessando a aba configurações e clicando em acessibilidade. Entre as principais funções, estão o talkback, em que é possível realizar muitas funções com comando de voz. Também com essa funcionalidade, você consegue configurar a tela em braile, legendas especiais e o aumento dos textos (além do contraste).

No menu do talkback você consegue configurar a maioria das funções.

Nos aparelhos que usam o sistema iOS, o caminho não é muito diferente. Clique no botão início, depois em ajustes e por fim em geral. Com isso, a opção acessibilidade abrirá. Através deste menu, será possível fazer configurações específicas de acessibilidade. Essas funções não são apenas para idosos, servindo para todos aqueles que precisam de algum tipo de acessibilidade em smartphones.

Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site