Sound Covid: Aplicativo que reconhece tosse do infectado é lançado!

Compartilhe

Fiocruz lança aplicativo sound covid, que promete identificar queme stá com a doença pela tosse. veja como funciona, como baixar e testar.

No mundo atual, a tecnologia tem nos surpreendido cada vez mais. E a última surpresa é um aplicativo da fiocruz, que promete identificar contaminados pela covid através do som da tosse. parece fifcção científica? Ao menos é o que promete o sound covid, aplicativo que promete dar o que falar. Acompanhe a seguir o que já se sabe sobre ele!

Sound Covid Aplicativo – como vai funcionar?

sound cov

Indo direto ao assunto, o que ocorre é que pesquisadores da Fiocruz desenvolveram um sistema que usa a inteligência artificial para identificar a tosse do paciente de Covid ( a atual doença causada pelo corona virus, fato que foi até matéria em grandes jornais como Jornal nacional e outros. A partir disso, a ferramenta determina a probabilidade de o paciente estar infectado pela doença. No entanto, os próprios criadores do app admitem que, em termos de diagnóstico, o teste nunca será tão preciso quanto os feitos em hospitais e laboratórios.

Como é feita essa pesquisa?

Pesquisadores da Fiocruz começaram a coletar registros de tosse em todo o país. É preciso reunir pelo menos 900 amostras, 300 de pacientes com Covid-19, 300 de indivíduos saudáveis e 300 de pessoas com outras doenças pulmonares. Qualquer um com mais de 18 anos pode participar da pesquisa; basta gravar com o celular ou computador o áudio da tosse e enviar pela internet.

Além da FIOCRUZ, participam da pesquisa o Instituto Butantan e a Intel, uma gigante de tecnologia que vai fornecer a ferramenta de inteligência artificial para identificar os diferentes padrões de tosse.

O infectologista que coordena a pesquisa espera que, muito em breve, um aplicativo esteja disponível para ajudar no diagnóstico de Covid-19. “Nosso objetivo, com o apoio de todos, é que em 30 dias a gente possa fornecer essa ferramenta para todas as secretarias estaduais, para o governo federal e para os municípios que desejam utilizar essa ferramenta nos seus aplicativos. E isso pode auxiliar o paciente no sentido de reforçar o seu isolamento domiciliar ou buscar o atendimento para o seu diagnóstico laboratorial”, destaca Julio Croda.


sound covid
Imagem pro rede Globo – todos os direitos reservados a emissora
O que é preciso para participar?
Só preencher os requisitos:
– Ser maior de idade
-ler a documentacao
-Gravar a tosse

Mais informações iremos atualizar na matéria em breve!

Se você já usou o aplicativo para se testar, conte nos comentários o que aconteceu!

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *