TrateCov: entenda a verdade sobre o aplicativo do governo

Compartilhe


TrateCov aplicativo tem despertado polemica na populacao por receitar remedios online, ter sido supostamente invadido e por fim retirado do ar. Saiba a verdade aqui.

Que a população tem sofrido com o corona virus, todos nos sabemos. E uma inicativa recente do minsiterio da saude é um aplicativo chamado tratecov para tentar ajudar a população. Mas desde o inicio ele ja mostra problemas, como você irá ver a seguir.

O que era o aplicativo Tratecov

No momento de disparada de mortes pela covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, aposta em nova arma ineficaz para o controle da pandemia. O general lançou em Manaus, nesta semana, o TrateCOV, um aplicativo que estimula a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada contra esta doença. Mas o que deveria ser uma noticia boa veio cercadod e polemicas, pois o aplicativo tenta substituir um medico, já diagnosticando sintomas e receitando remedios para a população de forma indiscriminada.

Onde baixar o aplicativo tratecov?

O aplicativo TrateCov não aparece mais para download em nenhuma plataforma. A Rádio CBN entrou em contato com o Ministério da Saúde que não respondeu se o aplicativo foi retirado devido à polêmica que criou.

Qual a polemica com o tratecov?

O aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde para auxiliar profissionais da área na coleta de sintomas e sinais de pacientes e agilizar os diagnósticos da Covid-19, vem sendo alvo de críticas por indicar tratamento precoce e padronizado a a pacientes com base na cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, todos sem comprovação científica contra a doença.

O formulário do TrateCov que estava disponível ao público foi retirado do ar, mas ainda está disponível através do Internet Archive. Antes de ser removida, a página foi atualizada com o seguinte aviso: “esta versão do TrateCov é um ambiente de simulação que ficará disponível até que sejam realizados e validados os cadastros para registro dos profissionais de saúde na referida plataforma”.

O TrateCov pede alguns dados sobre o paciente para sugerir um tratamento. Você precisa inserir a data de nascimento, peso, altura, comorbidades (como hipertensão, diabetes e asma) e sintomas (como febre, dor de cabeça ou náusea).

O problema é que mesmo pessoas colocando sintomas de uma ressaca, ainda assim a cloroquina era indicada, o que se torna umg rave problema de saude, já que nem todo mundo pode tomar esse remedio.

UPDATE – o aplicativo foi removido de todas as lojas de aplicativos.breve mais informacoes

Qual a verdade sobre o tratecov?

De acordo com as agencias de verificação de dados, como a aosfatos.org por exemplo a verdade é:

Confira abaixo o que verificamos.

  1. É FALSO que o aplicativo TrateCov só tenha vindo a público por causa de uma invasão hacker, como afirma Pazuello. Uma secretária do Ministério da Saúde anunciou em evento com a presença do ex-ministro que a ferramenta já estava disponível para download e utilização no site da pasta;
  2. Também é FALSO que o ministério nunca escondeu os dados de óbitos de Covid-19. No dia 6 de junho, a pasta parou de divulgar os números acumulados de mortes e infecções e só retomou no dia 9, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal);
  3. A afirmação de Pazuello de que não há evidências científicas sobre os benefícios do isolamento social é FALSA. Estudos publicados em revistas científicas como Nature, Lancet e BMJ já apontaram que medidas de distanciamento diminuem a transmissão da Covid-19;
  4. É FALSO que, sem a lei 14.125/2021, o governo federal não poderia fechar contrato de vacinas com a Pfizer. Já havia previsão legal para a aquisição dos imunizantes no Brasil;
  5. Não é verdade que a OMS (Organização Mundial da Saúde) mudou diversas vezes seu posicionamento sobre o uso de máscaras. Em abril do ano passado, a entidade afirmou que pessoas saudáveis não precisariam utilizar o equipamento, mas o entendimento foi alterado em junho para estender a recomendação a toda a população e segue assim até hoje.

Proteja-se contra o covid!

O uso de mascaras como a clear shield ainda ajuda bastante. mas veja o que mais é possível fazer:

 

Conclusão

Bom pessoal, sempre procure seu medico antes de colocar sua saude em aplicativos como o tratecov

Já falamos aqui sobre o health watch relogio da saude que é um smartwatch bem legal, sugiro leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!

Nosso site foi útil para voce? Ajude-nos a continuar este trabalho!

Nosso site é gratuito e sempre será. Para ajudar a manter ele funcionando, por favor indique aos seus amigos clicando nos botões de facebook like, Twitter, Pinterest ou compartilhar no Whatsapp que estão ali perto do título do artigo. Ou se quiser nos mande um PIX de qualquer valor para [email protected]

Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *