Ordens presidenciais afirmam que empresas tem 45 dias para serem vendidas ou não poderão atuar nos EUA. Veja por que Trump proibiu tiktok, wechat e até a TENCENT (spotify, Fortnite e outras)
A guerra de Trump contra a china e suas empresas de aplicativos está longe de terminar e ganhou ontem um novo round. Já havíamos noticiado alguns dias atras sobre os problemas que essas empresas estavam enfrentando em relação a dados e privacidade. Ao que tudo indica, com 2 ordens presidenciais expedidas ontem, o governo trump proibiu tiktok e wechat de operar nos eua e as consequências desse ato, podem atingir empresas como a tencent e outras.
Por que Trump proibiu TIKTOk e Wechat nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (6) um decreto que proibirá em 45 dias qualquer transação com a ByteDance, proprietária chinesa da rede social TikTok. Trump citou uma “urgência nacional” em sua medida contra o aplicativo de vídeos, acusado pelo mandatário, sem provas, de espionar os usuários americanos para Pequim, em um contexto de tensões comerciais e políticas entre Estados Unidos e o gigante asiático.
Dados em risco?
De acordo com a Casa Branca, esses aplicativos colocariam em risco as informações pessoais dos americanos, potencialmente permitindo à China”rastrear os endereços de funcionários federais, criar dossiês para chantagem e conduzir espionagem corporativa”.
A decisão desta quinta-feira aumenta a pressão para a possível venda do TikTok para uma empresa estadunidense. A Microsoft, uma das interessadas, afirmou que as negociações estão avançando.O documento formaliza o que já se sabia. Quando confirmou o interesse em adquirir o TikTok, a Microsoft citou que teria 45 dias para concluir as negociações. Na prática, Trump consegue deixar o aplicativo sem saída.
Trump ja havia afirmado que qualquer negociação envolvendo o aplicativo deveria incluir uma quantidade “substancial de dinheiro” ao Tesouro do pais. No entanto, a ordem assinada nesta quinta-feira não tem esse dispositivo.
O que diz o TIKTOK?
O TikTok ameaçou processar o governo Trump por uma ordem executiva assinada pelo presidente americano nesta quinta-feira (6), que proíbe empresas ou qualquer cidadão do país de fazer negócios com sua empresa controladora, a ByteDance.
“Estamos chocados com a recente Ordem Executiva, que foi emitida sem qualquer processo devido. Por quase um ano, procuramos nos envolver de boa fé com o governo dos Estados Unidos para fornecer uma solução construtiva para as preocupações que foram expressas”, disse o TikTok em comunicado publicado nesta sexta-feira (07).
CASO Wechat e TENCENT
A restrição também engloba a multinacional chinesa Tencent, dona do WeChat. Ambas serão banidas do país, caso não sejam vendidas para empresas americanas pelas suas controladoras.
- Riot Games (100%)
- Epic Games (40%) (Dona do Fortnite)
- Supercell
- Activision Blizzard
- Ubisoft
- Discord
- Spotify
- Snapchat
- Universal Music Group
- Warner Music Group
- e muito mais.