Usuários que baixaram filmes na internet são multados! Entenda o caso!

Compartilhe

Cuidado ao usar torrent! Usuários que baixaram filmes na internet em torrents em 2015 estão recebendo notificação de multa em casa, de escritorio de advocacia. Entenda o caso!

No Brasil, ainda estamos longe de ter o controle que os provedores de internet tem sobre nossas conexões e os arquivos que baixamos. por lá é muito comum que o provedor te mande advertência se você baixar filmes em torrents e podem até cancelar seu contrato. Mas ao que parece, as coisas estão mudando e a justiça internacional, em conjunto com advogados no brasil quer mudar essa historia. É que alguns usuários que baixaram filmes na internet começaram a receber multas e notificações em casa, com valores que chegam a 3 mil dólares de multa. Entenda o caso e veja se voce corre risco.

Usuários que baixaram filmes na internet são multados!

Usuários que baixaram filmes na internet são multados

Uma matéria jornalística no site canaltech nessa segunda-feira (30/11) deixou assustados usuários do torrent, serviço de compartilhamento de dados P2P muito usado para baixar filmes e séries. O motivo? Um número ainda não confirmado (mas que pode chegar a dezenas de milhares) de pessoas começou a receber notificações extrajudiciais cobrando milhares de reais pelo download de algum filme.

O que ocorre é que os detentores dos direitos autorais de filmes como Invasão ao Serviço Secreto, Hellboy e Rambo: Até o Fim solicitam o ressarcimento de milhares de reais pelos danos causados pelos atos , com o não pagamento da quantia citada na notificação podendo levar ao início de um processo judicial contra os notificados. Eles tem o apoio de escritórios de advocacia no brasil, que fazem o contato com as pessoas que foram identificadas por baixarem esses filmes. Assim, se você baixou muito torrent de filmes de forma ilegal, sem pagar, pode sim estar correndo risco de processo.

torrent multa

Usuario recebeu notificacao em casa

Y.F., de São Paulo, que pediu para ter sua identidade preservada em contato com a reportagem. Ele recebeu a notificação no início de outubro no endereço de sua mãe, em nome dela, que segundo ele, não seria a responsável pelo ato. Mais do que a notificação em si, chamou a atenção do usuário o fato de o escritório de advocacia responsável pela carta ter acesso a dados pessoais como nome completo e endereço do responsável pelo plano de telefonia, além de data, hora e endereço IP no qual o download teria sido identificado.


torrent sao paulo

Isso vai contra os principios da nova lei geral de proteção de dados, uma vez que na notificação dados sensiveis foram revelados e nenhuma explicação foi dada sobre como esses dados do usuario foram conseguidors.

Embora parece algo estranho e até com cara de golpe, esse tipo de ação acontece demais nos EUA e na Europa, onde as leis de direitos autorais são levadas a sério  e as coisas realmente funcionam.E realmente as distribuidoras tem seus gastos com produção, divulgação, cachê dos atores, efeitos especiais e todos os custos que envolvem um filme, para no final não receberem nada sobre isso.

O que diz a lei de direitos autorais no brasil

A legislação local é no mínio “cinza” sobre o assunto de direitos autorais. Embora nossas leis so punam os casos onde o download é feito para obter lucro e não pune o uso pessoal, tudo pode depender da interpretação do juiz, o que por si só já seria perigoso, uma vez que infelizmente, muitos deles não entendem as questões técnicas da área.

No Brasil, o Código Penal prevê penas de três meses a um ano de prisão para quem violar os direitos de autor, entretanto, cita especificamente os casos em que as cópias são feitas com intuito de lucro; situações envolvendo o uso pessoal ficam em uma área cinza.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que elas te ajudem a se ligar com esses problemas que podem ocorrer.

Já falamos em outro artigo sobre o como melhorar seu wifi e como o wifi booster funciona, sugiro leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *