Vazamento de dados no Facebook:mais de 5 mil programadores tem acesso!

Erro na plataforma permitiu que mais de 5mil programadores tivessem acesso a dados de usuários  veja por que e como essa falha de vazamento de dados no facebook ocorreu.


A semana não vai nada bem para o facebook. Nos últimos dias, já falamos aqui sobre as empresas que pararam de anunciar na plataforma e agora outro problema passou a ocorrer relacionado a dados dos usuários na plataforma. Acompanhe a seguir.

Como ocorreu mais esse Vazamento de dados no Facebook?

facebook vazou dados

De acordo com matéria recente no site techcrunch.com, o Facebook diz que acidentalmente permitiu que cerca de 5.000 desenvolvedores acessassem dados dos usuários inativos de seus aplicativos, mesmo que esse acesso devesse ter sido cortado. Eles explicaram na última quarta-feira que descobriu recentemente um problema que permitia que os desenvolvedores de aplicativos continuassem recebendo essas informações além dos 90 dias de inatividade, destinados a interromper o acesso aos dados até que o usuário retorne ao aplicativo e se autentique novamente.

O sistema, lançado em 2018 para bloquear uma brecha usada no escândalo da Cambridge Analytica, foi projetado para desativar o acesso a dados para desenvolvedores de terceiros, se um usuário do Facebook não tivesse aberto um aplicativo nos últimos 90 dias.

A empresa disse ontem que descobriu que a correção nem sempre funcionava como deveria, deixando alguns dados do usuário expostos por mais tempo do que deveria.

O que foi feito para corrigir?

A empresa afirma, que assim que a falha foi descoberta, ela foi consertada. Mas o Facebook não disse quantos usuários foram afetados pela falha.Ele segue o maior escândalo de privacidade da plataforma em 2018, no qual desenvolvedores de terceiros conseguiram coletar dados de usuários.O Facebook disse que a “boa notícia” era que seus sistemas não vazavam mais dados do usuário do que o que os usuários inicialmente permitiam acessar o aplicativo, o que significa que, a menos que os usuários alterassem os detalhes do perfil, os aplicativos já tinham esses dados sobre os usuários registrados.

facebook

Outra tentativa de acabar com esses problemas são os novos termos e políticas para desenvolvedores, que tem cada vez maisrestrições do que o facebook pode ou não disponiblizar aos desevolvedores.

A empresa de pesquisa Cambridge Analytica supostamente usou esse acesso para criar um banco de dados abrangente de informações pessoais sobre usuários do Facebook e seus amigos, independentemente de os usuários terem dado permissão para que essas informações fiquem visíveis.

Nos últimos meses, o Facebook entrou com várias ações contra desenvolvedores de aplicativos que abusaram de sua plataforma, e os novos termos e políticas para desenvolvedores serão uma nova arma no arsenal legal da empresa contra os desenvolvedores que violarem suas regras.

Se darão resultado, só o tempo dirá.

Assim que tivermos mais informações atualizaremos a matéria!

Responda nos comentários: voce se sente em segurança no facebook?

vazamento de dados no facebook
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.