Bloqueio do Telegram: por que ocorreu? O que acontece agora?


Ministro Alexandre Morais , a pedido da PF, efetua o bloqueio do telegram, entenda por que foi feito e o que diz a empresa!

No final dessa semana, a notícia do Bloqueio do telegram sacudiu as redes sociais e grupos que utilizavam o app para os mais diversos fins. Afinal, por que isso ocorreu, seria mesmo censura já que ele é utilizado em sua maioria pro grupos bolsonaristas e que enviam fake news? Entenda o que realmente houve. Mas se você nem sabe o que é esse aplicativo, vamos explicar.

O que é o telegram?

O telegram é um app russo de telecomunicações, que funciona de forma muito semelhante ao whatsapp, mas com algumas coisas a mais, como por exemplo a possibilidade de criar grupos com mais de mil pessoas. Embora no Brasil o whatsapp seja muito mais usado, la fora ele faz muito sucesso e até no Brasil começou a ser utilizado nos ultimos 2 anos, principalmente por pessoas que usam para assistir BBb por exemplo.Veja por que o app acaba sendo preferido por que quer ficar a margem das leis:

Bloqueio do Telegram

 

Porém, frequentes denúncias de fake news na plataforma e da mesma ser usada na prática de vários crimes, fizeram com que ocorresse seu bloqueio a partir do proximo dia 21/03. Entenda melhor a seguir.

Bloqueio do telegram – por que ocorreu?

Nos grupos, pessoas acusam o Brasil, STF e Alexandre de Morais de cenrusa, embora o telegram ja tenha sofrido o mesmo bloqueo em mais de 11 países, até acatar decisões judiciais e se adequar as leis vigentes nos países.

Em fevereiro, Moraes havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo.

Em outra frente, no início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tenta localizar os representantes da empresa, por meio do escritório de advocacia no Brasil. Um ofício foi endereçado a Pavel Durov. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentou falar com Durov para discutir estratégias de combate à desinformação e à propagação de boatos e notícias falsas no app de troca de mensagens durante a próxima eleição brasileira. Nunca obteve uma resposta ou mesmo um contato.

Bloqueio do Telegram

Segundo a PF, o aplicativo é “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou na quinta-feira (17/03) que a atividade do aplicativo Telegram seja interrompida no Brasil por provedores de internet e outras plataformas. A decisão, divulgada na sexta (18/03), atende a uma solicitação feita pela Polícia Federal.

Na decisão, há a exigência às empresas “provedoras de serviço de internet, na figura de seus Presidentes, exemplificativamente ALGAR TELECOM, OI, SKY, LIVE TIM, VIVO, NET VIRTUA, GVT, etc…, para que insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo TELEGRAM”.

Em caso de descumprimento da decisão, o ministro estabelece uma multa diária de R$ 100 mil.

É especificado que Google e Apple devem retirar o Telegram de suas lojas digitais onde o aplicativo é baixado.

O que diz a Empresa dona do telegram?

O fundador do Telegram, Pavel Durov, disse nesta sexta-feira (18) que um problema com e-mails impediu a plataforma de receber determinações judiciais. Ele também solicitou um adiamento por alguns dias da ordem de bloqueio do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Parece que tivemos um problema com e-mails entre nossos endereços corporativos do telegram.org e o Supremo Tribunal Federal. Como resultado dessa falha de comunicação, o Tribunal decidiu proibir o Telegram por não responder”, escreveu o empresário russo, que criou o app com o irmão Nikolai Durov. Ele pediu desculpas ao Brasile. ao STF e informa que irá se informar e se adequar.

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro por que ocorreu o bloqueio do telegram e tudo que está envolvido nessa historia.

Por fim, já falamos em outro artigo sobre os golpes no whatsapp e como se proteger deles.

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Fonte – BBC

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Bloqueio do Telegram

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *