Golpes no WhatsApp: conheça os mais famosos e proteja-se!

Golpes no whatsapp não param de surgir e cada vez mais dissimulados, passou ate no fantastico, veja como se proteger e não cair em nada disso!

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje utilizamos cada vez mais os aplicativos comunicadores como telegram, whatsapp e outros. Mas infelizmente, quanto mais utilizados, mais os criminosos começam a enxergar oportunidades para golpes. No artigo de hoje por exemplo, vamos falar sobre os golpes no whatsapp mais famosos. Você vai entender como eles ocorrem e como você pode evitar se livrar deles.


Golpes no Whatsapp – conheça os mais famosos

golpes no whatsapp

As técnicas mais comuns são:

  • a instalação de softwares maliciosos (malware) nos computadores e celulares;
  • promoções falsas para coleta de dados;
  • Indução da entrega de informações em cadastro falso.

Amigo pedindo dinheiro urgente

O golpe mais comum e que você com certeza conhece quem já caiu é quando algum contato que nem sempre é muito íntimo, chega falando que o app do banco deu problema e que ele precisa de um empréstimo urgente. A pessoa diz que tem o dinheiro na conta, mas passou o limite de transferência e precisa pagar outra pessoa.Normalmente, quem está falando é o golpista, que invadiu a conta da pessoa que você conhece. A conta normalmente é de um laranja, e o valor é repassado a outras contas, pra dificultar o rastreio. Sempre ligue para a pessoa antes de fazer qualquer pagamento! Muito cuidado!

Cupom do mcdonalds de graça?

O golpe em si não é novo, ja aconteceu em 2017, voltou em 2018 e agora retornou em 2021. De acordo com os especialistas da PSafe, a rápida disseminação da campanha ocorre porque, para validar o suposto voucher, é necessário que a pessoa compartilhe o link com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Dessa forma, as pessoas acabam ajudando os golpistas a espalhar isso mais ainda.

golpe no whatsapp

Os cibercriminosos desenvolvem o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da McDonald’s, para o usuário ser mais facilmente enganado pela falsa promessa. Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados. Segundo o site Boatos.org, que desmente histórias inverídicas, as URLs falsas seriam htttp://mcdonaIds.site/promo e htttp://mcdonaids.site, ambas escritas com “i” no lugar do “l” no nome da rede de lanchonetes.

Golpe da vacina no Whatsapp

Nesse golpe via whatsapp, os golpistas simulam um agendamento para vacinação contra a Covid-19 e ao final pedem que a vítima informe um “código de confirmação” enviado ao aparelho. Se a vítima fizer isso, estará efetivamente dando aos bandidos acesso à sua conta do WhatsApp ou Telegram. O problema é que de posse da sua conta, a pessoa passa a pedir dinheiro a seus amigos e parentes, fingindo ser você e pedindo que deposite determinada quantia em dinheiro na conta de algum terceiro, com alguma desculpa sobre isso. essas contas são de golpistas e se alguém depositar nunca mais vai ver o dinheiro.

golpe da vacina

Golpe do FGTS no WhatsApp

Quando a pessoa clica no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa, que inclui perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Independentemente das respostas, ele é encaminhado a uma nova página para compartilhar o link do ataque com mais 10 amigos do WhatsApp e liberar o suposto saque de sua conta. Além disso, o usuário é obrigado a dar várias permissões em seu aparelho, o que deixa ele vulnerável a perda de dados e invasões por pessoas externas como hackers.

golpe do fgts no whatsapp

Além disso, a pessoa é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas.

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

Se você acredita que caiu em um golpe, preste atenção se existem mensagens não enviadas por você constando em seu celular. Além disso, observe também se algumas conversas constam como lidas, mesmo você não tendo sido notificado das mensagens. Isso pode ser um sinal de que sua conta foi clonada.

Como se proteger de golpes no whatsapp?

Mantenha a dupla autenticação (autenticação de 2 fatores) ativa.
Para ativá-la, siga os passos a seguir:
• Vá ao menu “configurações” no canto superior direito;
• Entre na opção “Configurações”;
• Em seguida clique em “Conta”;
• Selecione “Confirmação” em duas etapas;
• Crie um código de seis dígitos que será sua dupla autenticação.
Mantenha o whatsapp atualizado

Mantenha seu whatsapp com as ultimas atualizações de segurança. Temos um artigo aqui onde ensinamos como atualizar o whatsapp.

Denuncie! Avise a Polícia e a operadora do celular!

Por fim, se você tiver sido vítima de algum crime virtual, o cidadão deve dar imprimir a mensagem, bem como a janela completa com o endereço do link malicioso. O registro de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do estado ou pelo serviço Delegacia On-line.

Conclusão

Esperamos que consigam se proteger dos golpes no whatsapp com essas dicas

Por fim, já falamos aqui em outro artigo sobre o golpe do pix agendado que também precisa ser evitado, cuidado!

Sugestões de novos artigos deixe nos comentários!

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *