Por essa ninguem esperava! Radialista que foi vitima do crime , processou a Openai. ChatGPT comete crime e pode sofrer problemas, entenda o caso!
A OpenAI está enfrentando um processo nos Estados Unidos por difamação em relação a informações falsas geradas pelo ChatGPT sobre um radialista. A ação foi movida na segunda-feira (5) em um tribunal da Geórgia e busca uma indenização.
ChatGPT comete crime – entenda o caso
O caso em questão se refere ao apresentador de rádio Mark Walters, que foi mencionado em um relatório gerado pelo chatbot como acusado de fraude e desvio de dinheiro de uma organização sem fins lucrativos. No entanto, Walters nunca foi formalmente acusado desses crimes, ou seja, as informações foram inventadas pela inteligência artificial (IA).Nas palavras do chatbot, Walters teria se “apropriado indevidamente de fundos para despesas pessoais sem autorização ou reembolso, manipulado registros financeiros e extratos bancários para ocultar suas atividades e não forneceu relatórios financeiros precisos e oportunos”. Walters, porém, não tem qualquer relação com essa disputa.
Esses detalhes surgiram quando um jornalista chamado Fred Riehl pediu um resumo de um processo judicial real ao robô virtual. Embora a ferramenta tenha citado dados verdadeiros ao resumir o caso, ela também incluiu informações falsas, já que a ação em questão não tinha relação com o radialista ou qualquer apropriação indevida de fundos.
Embora a OpenAI tenha apresentado o ChatGPT como uma fonte confiável para ajudar os usuários a “aprender algo novo”, a empresa também alerta que o sistema não é infalível e pode gerar informações incorretas ocasionalmente. Na tela inicial do chatbot, há um aviso destacando isso.
A questão agora é: a empresa OpenAI é inocente ou culpada?
De acordo com dados do site The Verge, a legislação americana protege as empresas de internet em relação a informações produzidas por terceiros e hospedadas em seus domínios. No entanto, não está claro se essa lei se aplica à IA, que tem capacidade de gerar novas informações. Ou seja, se o chatgpt comete crime a culpa é mesmo da empresa?
Segundo o especialista em Direito da Universidade da Califórnia, Eugene Volokh, a acusação de difamação contra a OpenAI é “legalmente possível” em um primeiro momento. No entanto, ele expressa incertezas quanto à probabilidade de sucesso do autor, uma vez que este não teria notificado a empresa e dado a oportunidade para a remoção das informações falsas. Além disso, Walters terá que demonstrar que sofreu prejuízos reais em decorrência das fake news.
Considerações finais
Até o momento não ha certezas se o ChatGPt comete crime por erro de programação ou foi algo que os programadores fizeram e que pode ter levado a isso
No Brasil, ainda não existem casos, embora não seja dificil encontrar informações incorretas e nem tudo que se diz na plataforma possa ser levaod a sério.
Também ja falamos em outro artigo sobre os golpes do pix, fique atento
Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários
Referencias – UOL