Golpes no pix deixam consumidores em alerta! Veja como se proteger!

Compartilhe

Nem bem foi lançado e o novo serviço de transferência eletronica pix já é alvo dos golpistas, seja no cadastro seja no uso. veja como se proteger dos golpes no pix

No Brasil, infelizmente se tornou comum que toda inovação venha acompanhada de uma nova forma de golpe para tentar utilizar essa inovação de forma a roubar das pessoas. E infelizmente, o novo sistema pix é a mais nova “menina dos olhos” dos golpistas. No artigo de hoje você vai entender como funciona o sistema e também como se proteger dos golpes no pix. Acompanhe conosco.

O que é o pix?

Criado pelo banco central para agilizar suas operações e dos usuários dos bancos, o  Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que vai ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, as pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular ou computador.Além disso, o pix vai permitir fazer transferências 24 horas por dia, 7 dias da semana mesmo em feriados.

golpes no pix

Como funciona a chave pix

Ao inves de ter de pedir para a pessoa, todos os dados de conta, cpf e etc, você terá que pedir apenas a chave pix. A chave é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta, como um usuario de email por exemplo. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

CPF/CNPJ;
E-mail;
Número de telefone celular; ou
Chave aleatória.

A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta). Se voce colocou o email por exemplo, ao alguem epdir seu pix voce diz [email protected] e so com isso a pessoa ja consegue te transferir. Fácil não? E com a vantagem de custar 1 centavo, ao invés dos 10 a 15 reais que os bancos cobram por ted. Mas tanta inovação já despertou os golpistas que estão vendo uma nova maneira de aplicar golpe nas pessoas que ainda não entenderam direito como vai funcionar. Acompanhe a seguir.

Golpes no pix – como se proteger?

golpes no pix

Existem basicamente 3 modos de agir:


As técnicas mais comuns são:

  • a instalação de softwares maliciosos (malware) nos computadores e celulares;
  • promoções falsas para coleta de dados;
  • e a indução da entrega de informações em cadastro falso.

Um bom exemplo é mandar algum email para você fingindo ser seu banco ou mesmo um smsm pedindo pra clicar em algum link. Ou mesmo algum sms de uma promoção incrivel dizendo que voce ganhou, mesmo que voce nunca tenha se cadastrado.

Os principais cuidados para evitar cair em golpes desse tipo são:

  • A maioria das empresas nunca pedem que os usuários forneçam suas senhas via e-mail. Ou seja, bancos, instituições financeiras e operadoras de cartão não vão pedir esse dado.
  • Se você pediu uma mudança de senha ou algum tipo de alteração de cadastro, é comum que lojas e estabelecimentos enviem um e-mail de confirmação com um link. Desconfie caso receba um e-mail desses sem ter realizado nenhuma ação na sua conta/plataforma.
  • mantenha sempre seu celular atualizado
  • Não instale programas e aplicativos que nao sejam das lojas oficias google e apple
  • Caso tenha dúvidas, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais de atendimento ou acesse a página pelo seu navegador, e não pelo link enviado.
  • Não instale programas ou baixe arquivos em anexos enviados por lojas ou estabelecimentos.
  • Se achar que seus dados foram expostos, cancele seu cartão e entre em contato com os estabelecimentos para bloquear suas contas e/ou trocar dados de login.

Novidades iremos atualizar na matéria!

Já falamos em outro artigo sobre o es file explorer que ajuda manter seus arquivos organizados.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

 

Recomendados para você:


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *