Alguns aplicativos para treinar o cérebro

Conheça nossa lista de Alguns aplicativos para treinar o cérebro e fique com a mente afiada!

aplicativos para treinar o cerebro


A tendência de vida saudável, ao que parece, entrou com tudo na vida dos brasileiros: cada vez mais pessoas buscam auxílio de aparatos tecnológicos para se manter em forma. Isso explica a popularização de aplicativos de corrida, rotinas de exercícios e gerenciadores de dieta. Apesar do burburinho sobre a saúde física, a manutenção da mental, tão importante quanto, parece ter sido deixada um pouco de lado.

Mas também é possível exercitar o cérebro a partir de aplicativos específicos e jogos que colaboram para manter a mente em dia. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas de aplicativos que você pode baixar em seu celular ou tablet para treinar o cérebro de forma divertida e lúdica. Além de um benefício para a saúde, eles também servem para passar o tempo e ajudam a desenvolver habilidades como concentração, atenção, agilidade de pensamento, lógica etc. 

Alguns aplicativos para treinar o cérebro

Os aplicativos mais conhecidos para este fim são os chamados “brain trainers” – algo como treinadores de cérebro – encontrados em uma variedade de formatos e opções. Há, também, alguns outros jogos conhecidos por seu potencial de manter o cérebro saudável, pois exigem pensamento estratégico e outras habilidades mentais, já que são bastante desafiadores. 

Existem varios jogos chamados de jogo da galera, mas nem sempre sao o que parecem.

Dentre eles, estão incluídos os jogos de xadrez, damas, bridge e tabuleiro. Se você prefere algo para se divertir com mais de uma outra pessoa, lembramos que o poker está nesse barco, sendo também considerado um esporte mental.Todos esses são atividades nas quais o exercício mental é mais importante do que o físico. Todos eles, também, podem ser encontrados para dispositivos móveis, em aplicativos como o Chess.com, Damas Elite e PokerStars. 

aplicativos para treinar o cérebro

Já dentre os “brain trainers”, um dos mais famosos é o chamado Luminosity, que consiste de um programa com mais de 30 jogos e desafios. O usuário pode escolher dentre 5 habilidades cognitivas que deseja trabalhar e, de acordo com essa escolha, realizar exercícios diários diferentes.

As categorias de interesse incluem memória, para os que desejam lembrar melhor das coisas e perder menos objetos, atenção, para aqueles mais distraídos,  velocidade, para quem quer treinar os reflexos e tomar decisões sob pressão, flexibilidade, para os que desejam uma comunicação mais objetiva, e resolução de problemas.

Outro aplicativo com a mesma proposta é o Fit Brains Trainer, que possui mais de 60 jogos e 500 sessões de treino para estimular a inteligência cognitiva e emocional dos usuários. Esse app ainda disponibiliza relatórios de performance com análises e dicas do que pode ser melhorado e com comparações entre 6 grandes áreas do cérebro: memória, velocidade de pensamento, concentração, resolução de problemas, linguagem e capacidade visual-espacial. Ele também analisa 4 áreas relacionadas à emoção: autocontrole, autoconhecimento, sensibilização e habilidades sociais. 

Ainda nessa linha de aplicativos encontra-se o Cognito, que conta com jogos da memória, quebra-cabeças de lógica e jogos de palavras para manter a mente afiada. O progresso no jogo se dá a partir de um agente secreto que leva o usuário em uma volta ao mundo, com missões diárias e tarefas para melhorar seu foco e raciocínio. Também é possível explorar os traços psicológicos e desafiar os amigos em qualquer um dos jogos.

Conclusão

Espero que tenham curtido esses aplicativos para treinar o cérebro e que consigam com sucesso melhorar sua cognição.

Já falamos também sobre alguns jogos que não precisam de internet que são bem bacanas.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários aqui embaixo!

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *