E-Titulo: Aplicativo de Titulo de Eleitor digital conheça!

Veja como conseguir seu titulo de eleitor digital com o e-titulo e veja o que da pra fazer por ele! Ache seção, justifique voto e muito mais!

No mundo atual, a tecnologia tem transformado nossas vidas e ações cotidianas. E uma dessas transformações recentes foi a criação do aplicativo e-titulo, que dispensa o uso do titulo de papel(mesma ideia da carteira de motorista digital). No artigo de hoje você vai ver como ele funciona e que funções legais ele tem, como por exemplo justificar o voto. Acompanhe conosco.


E-Titulo: Aplicativo – do que se trata?

Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017, o aplicativo e-Título foi inicialmente desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre e adotada pelo TSE para todo o País. Além da redução do consumo de papel, o e-Título gera economia à Justiça Eleitoral na impressão de documentos.

e-titulo aplicativo

Em 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. E o app se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

Funções do Aplicativo

Justificar voto e descobrir seção de voto – O recurso “Onde votar” do aplicativo e-Título permite descobrir o endereço do local de votação, com seção e zona eleitorais. O mapa integrado do app possibilita ver exatamente onde fica o lugar de votação, e a opção “Ver Rotas” dá acesso ao aplicativo de mapas padrão do celular, como Google Maps, para traçar o caminho de casa até o local de votação.

Biometria: se o eleitor tiver feito o seu cadastro de biometria nos Cartórios Eleitorais do país, o e-Título também apresenta a foto do eleitor tirada durante o processo de registro;

Certidão de quitação eleitoral: documento utilizado para atestar que o cidadão está em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral;

Certidão de crimes eleitorais: que registra se há condenações criminais eleitorais que foram transitadas em julgado;

Onde baixar o e titulo?

Na loja de aplicativos do seu celular, basta escolher:

e-titulo

e-titulo

É possível votar apenas com o e-Título?

Sim. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. O título em papel não é obrigatório. A novidade é a possibilidade de votar apenas apresentando o e-Título – mas isso só vale nos casos em que o eleitor tenha realizado o recadastramento biométrico e o título digital apresente a foto.

Explicação em video sobre o e-titulo

Nesse video o pessoal do canal Pc Dicas explica mais sobre o aplicativoe. suas funções:

Conclusão

Bom pessoal,e spero que consigam votar ou jsutificar seu voto utilizando o e-titulo aplicativo

Já falamos aqui em outro artigo sobre os jogos conhecidos do google doodle pra voce se divertir depois da eleição, sugiro leitura do mesmo.

Sugestões e dicas de novos aplicativos e artigos podem deixar nos comentários

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *