6 Dicas de como fotografar a noite com o celular


Smartphones e redes sociais passaram a fazer parte da vida de quase todos os brasileiros, fotografar com o celular virou uma febre nos últimos anos, mas independente da marca do celular ou qualidade da câmera, quase todas as pessoas têm a mesma dificuldade: fotografar a noite.

Nesse post o fotógrafo profissional Douglas Atina da Arco e Flash Fotografia traz algumas dicas para solucionar esse problema e aprender de uma vez por todas a fotografar a noite.

Dicas de como fotografar a noite com o celular

1 – Evite usar o flash (ou use com cuidado)

Nada mais horrível que o flash do celular, ele deixa os olhos vermelhos (ou brancos) e uma iluminação bizarra. Para se ter idéia, até em câmeras profissionais o uso do flash interno é considerado tabu, fotógrafos profissionais utilizam flashes externos (fora da câmera) de alta potência.

telefone fotografia camera

Usar o flash do celular à noite vai garantir que você tenha uma imagem iluminada, porém feia. Para manter a estética o interessante é procurar fontes de luz no ambiente, tente sempre manter seu rosto virado para qualquer lugar de onde venha uma luz. Caso realmente não tenha opção, vale usar o flash com certos cuidados: Sempre de cima para baixo (pois a luz de baixo para cima é utilizada em filmes de terror para criar sombra nos olhos), é uma luz que passa uma sensação tensa. Hoje em dia até mesmo fotografias de casamento já são feitas sem o uso do flash.

2 – Use o modo manual da câmera e tenha um tripé

O maior segredo para fotografar a noite em câmeras profissionais (e isso vale para o celular) é manter a velocidade do disparo baixa. A regra é: Quanto mais rápida a velocidade de disparo, mais congelada e com maior qualidade a imagem ficará, porém entrará menos luz na lente da câmera, então você tem uma imagem mais escura.

No modo manual da câmera do celular você consegue diminuir a velocidade de disparo, por exemplo para 1/15, essa velocidade vai captar muita luz mesmo em um ambiente extremamente escuro, porém a foto vai ficar toda tremida. O segredo para resolver isso é colocar o celular em um tripé, eliminando o tremido da imagem. (Caso você não tenha um tripé, vale colocar em cima de uma mesa, um livro, etc e acionar o timer).

3 – Fotografe em HDR

Quase todos os smartphones mais modernos possuem o modo HDR, esse modo é perfeito para fotografias à noite, pois captura mais luz, além de diversos outros benefícios como uma maior profundidade de cores.

Para atingir a perfeição vale usar um tripé para evitar tremidos na imagem.

4 – Ilumine

Parece uma dica besta e ao mesmo tempo óbvia, né? Mas não existe uma imagem tão incrível à noite quanto uma foto bem iluminada. Hoje em dia, com a popularização das blogueiras e youtubers, é possível encontrar diversos acessórios de iluminação para celulares, como Ringlight (ou anel de luz), por exemplo.

5 – Nunca, em hipótese alguma utilize o Zoom Digital.

O zoom digital do celular não é um zoom de verdade, ele acaba totalmente com a qualidade da imagem. Só é possível ter um zoom de qualidade em celulares que oferecem Zoom Óptico (Pesquise no Google se seu modelo oferece).

Por isso, para evitar que sua imagem seja destruída e fique toda pixelada, nunca utilize o zoom digital. Se você quiser uma foto mais próxima, basta dar alguns passos e se aproximar.

6 – Use seu celular ao máximo

Você precisa conhecer seu celular para utilizá-lo ao máximo, alguns celulares oferecem modo noturno, que com certeza vai te proporcionar uma maior qualidade a noite.

Outra dica é verificar se seu smartphone fotografa em RAW ou DNG, esses são formatos crus (que mantém toda a informação da foto sem compressão) e por isso permitem que você recupere grande parte das informações na edição. Por exemplo, se você fez uma foto escura, no RAW ou DNG é possível clarear e recuperar a foto, no caso contrário também, caso sua foto fique toda clara, você pode escurecer e vai funcionar perfeitamente.

Essas são as dicas de Douglas Atina para fotografar com o celular a noite, se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário.

 

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

fotografar a noite

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *