Em casa, na rua, trabalhando ou enquanto pratica exercícios, ouvir música, sem dúvida, pode ser aquela forcinha a mais para dar energia, disposição, ajudar a passar tempo.
Mas, claro, seja por respeito ao próximo, ou para manter a nossa privacidade, o fone de ouvido acaba sendo obrigatório nessas horas. O problema é que se de um lado ele garante a privacidade, do outro, no entanto, pode acabar prejudicando nossa saúde auditiva.
Segundo otorrinos e fonoaudiólogos, o exagero no uso de fones de ouvido é um dos responsáveis por um distúrbio chamado Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Pois é, isso porque a exposição a sons, por longos períodos de tempo, com intensidade elevada, pode acabar causando uma perda auditiva irreversível.
Claro, ninguém defende a tese de deixar de usar fones, mas de apenas procurar tomar alguns cuidados para evitar problemas auditivos mais graves, após um determinado tempo.
Você pode saber mais sobre o assunto fazendo um curso online e gratuito de Noções Básicas em Fonoaudiologia.
Como evitar prejuízos à audição
Como já foi dito, ninguém defende o abandono desse acessório, até porque, o fone de ouvido já está incorporado ao nosso dia a dia. Mas, é preciso muita cautela em seu uso, já que pode ser muito prejudicial à audição, causando até perda auditiva.
É preciso entender que qualquer ruído, até uma música, em um volume estupidamente alto, acaba lesando as células receptoras do som e impedindo a pessoa de ouvir. E o pior, é uma perda irreversível.
Mas, a boa notícia é que dá para evitar o problema sem que seja preciso abrir mão da comodidade dos fones de ouvido. Quer saber como? Confira as dicas abaixo:
Evite fones intra-auriculares
Embora muita gente prefira correr usando modelos intra-auriculares, que são aqueles menores, prefira fones de ouvido que fiquem externos à orelha, que são menos prejudiciais, pois quanto mais longe do conduto auditivo estiver a fonte de som, melhor.
Evite o volume máximo
Certamente, um som mais alto dá mais aquela energia e ânimo na hora de realizar atividades físicas, porém, cuidado com o volume no máximo. A dica é ouvir em um volume sempre na metade da graduação máxima do aparelho. O ideal é conseguir ouvir a música, mas os sons externos também, do contrário, é sinal de que o volume está alto demais.
Seja seletivo
Quer ouvir sua música no volume alto? Não tem problema, afinal, quem não costuma aumentar o volume quando começa a tocar uma música de que gostamos muito? Só não esqueça de diminuir o som depois que a música acabar, para não acabar viciando sua audição.
Descanse de hora em hora
Se você é do tipo que leva os fones para o trabalho e fica o dia inteiro com os fones no ouvido ouvindo músicas, é muito importante que dê um descanso aos seus ouvidos, pelo menos, a cada hora de música ouvida, fazendo dez minutos de pausa.
Cuide de seus fones
Tenha um lugar específico para guardar seu fone de ouvido, evitando deixá-lo em contato direto com sua bolsa. E não deixe de higienizar os fones com álcool sempre que possível, evitando possíveis infecções.
Se previna dos exageros
Preste muita atenção a qualquer diminuição de sua capacidade auditiva, assim, ao perceber a presença de zumbido ou sensação de ouvido tampado, isso já pode ser sinal de uma perda auditiva, não espere que a situação possa se agravar, procure imediatamente um especialista, pois provavelmente já existe uma leve perda instalada.
Enfim, os fones de ouvido são acessórios que já fazem parte de nosso dia a dia, sendo desenvolvidos de acordo com normas de segurança e padrões de qualidade. Usando corretamente, de forma moderada, sem exageros, os fones de ouvido não causam perda auditiva. Ou seja, não é necessário deixar de utilizar esse acessório, mas sim utilizá-lo de forma consciente, em um volume razoável e com intervalos de 10 minutos, a cada hora.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!