Ampliando os horizontes: conheça a nova capacidade bluetooth do Android 15

Essa funcionalidade, que pode ser encontrada no Android 15, vai permitir que o seu dispositivo ative automaticamente o Bluetooth.

Essa nova característica pode estar relacionada ao app “Encontre Meu Dispositivo“.


Mesmo após ser desativado pelo usuário, o dispositivo religará essa funcionalidade após algum tempo.

Essa adição possivelmente visa manter a rede do Encontre meu Dispositivo ativa com mais dispositivos, o que aprimora a eficiência desse serviço. Considerando os riscos que corremos ao perder ou ter um aparelho celular roubado, estamos falando de uma funcionalidade indispensável.

Essa capacidade de religar automaticamente o Bluetooth foi identificada em uma das versões preliminares do Android 15, embora estivesse oculta nos códigos do sistema operacional.

Então, vamos aproveitar para saber mais sobre esse assunto? Segue o fio!

Ampliando os horizontes: conheça a nova capacidade bluetooth do Android 15

O Android 15 parece estar determinado a manter o Bluetooth sempre ligado!

Conforme descoberto inicialmente, o sistema operacional Android 15 reativará automaticamente o Bluetooth no dia seguinte após ser desligado. Nos códigos do sistema, há a opção para o usuário ativar ou desativar esse recurso após desligar o Bluetooth.

Bluetooth auto-on

Mishaal Rahman, repórter do Android Authority e o primeiro a divulgar essa funcionalidade, explica que quando o Bluetooth é desativado, uma opção para ativar o recurso de religá-lo automaticamente aparece.

Ampliando os horizontes: conheça a nova capacidade bluetooth do Android 15

Isso se assemelha à opção de definir um alarme diário automaticamente ao desligá-lo. No código, essa funcionalidade é referida como “Bluetooth auto-on“.

Em seus testes, Rahman descobriu que essa ferramenta está disponível apenas para apps do sistema. Os aplicativos de terceiros, pelo menos por enquanto, não têm acesso a esse recurso.

Vantagens e desvantagens do Bluetooth sempre “ON”

Manter o Bluetooth ligado tem suas vantagens, como oferecer ao usuário maior conveniência para conectar dispositivos emparelhados e compartilhar arquivos rapidamente.

Em breve, outra vantagem será a capacidade de utilizar a rede Bluetooth do Encontre Meu Dispositivo, que permitirá detectar dispositivos Android nas proximidades.

Uma desvantagem de manter o Bluetooth sempre ligado é o aumento do consumo de bateria.

Ampliando os horizontes: conheça a nova capacidade bluetooth do Android 15

No entanto, isso já não é tão preocupante como era no passado. As baterias estão maiores, os celulares estão mais eficientes no consumo de energia e temos tecnologias de carregamento rápido à disposição.

Como esse recurso ainda está em fase de testes, não há garantia de que será incluído na versão oficial do Android 15. Além disso, é possível que o Google o disponibilize por meio de uma atualização do Android 14. Veremos o que acontece nos próximos capítulos dessas atualizações e novidades.

Conclusão

Apesar dessa funcionalidade de Bluetooth automático no Android 15 oferecer mais conveniência aos usuários, simplificando o processo de conexão de dispositivos e ampliando potencialmente as capacidades do Encontre Meu Dispositivo, é importante pensar sobre os possíveis desafios, como o aumento do consumo de bateria – como citamos acima.

Mas, se o seu aparelho já tiver bons recursos nesse sentido, sem preocupações excessivas com a velocidade com que a bateria se vai, certamente será muito fácil se adaptar e usufruir dessa atualização.

O que você acha dessa novidade para o Android 15? Seria útil, no seu caso? Conte pra gente nos comentários!

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Debora Freitas

Debora Freitas

Olá, me chamo Débora e o conteúdo que voce acabou de ler foi feito por mim! Trabalho como redatora há mais de 10 anos e, atualmente, atuo como freelancer. Para me contatar, envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *