Apple lança atualizações de segurança de emergência para corrigir falha de spyware!

Apple lança atualizações de segurança e medidas urgentes foram tomadas após pesquisadores do Citizen Lab descobrirem que o NSO Group, uma empresa israelense de spyware, infectou produtos da Apple sem nem mesmo um clique.

Quem usa os produtos da apple sabe que a segurança é algo importante para a marca e eles estão sempre atentos para proteger seu ecosistema e seus usuários. E de acordo com uma matéria de hoje no New York times, eles foram forçados a tomar uma medida rápida para contar um problema de spyware. A seguir vamos saber por que a apple lança atualizações de segurança de emergencia nessa segunda feira, veja conosco.


Apple lança atualizações de segurança de emergência

Nesta segunda-feira a fabricante do iphone e macboock Apple lançou atualizações de software de emergência para uma vulnerabilidade crítica em seus produtos , após pesquisadores de segurança descobrirem uma falha que permite que um spyware altamente invasivo do Grupo NSO de Israel infecte o iPhone, iPad, Apple Watch ou computador Mac de qualquer pessoa sem nem mesmo um clique. Embora seja um fato alarmente, chama a atenção a rapidez com que a empresa reagiu.

apple spyware pegasus

A equipe de segurança da Apple trabalhou incessantemente para desenvolver uma correção desde terça-feira passada, após alguns pesquisadores do Citizen Lab, uma organização de vigilância da segurança cibernética da Universidade de Toronto, descobriram que o iPhone de um ativista saudita havia sido infectado com uma forma avançada de spyware da NSO, algo bem perigoso para os dados da pessoa.

De acordo com esses pesquisadores, o spyware, chamado Pegasus, usou um novo método para infectar dispositivos Apple de forma invisível, sem o conhecimento das vítimas. Conhecido como “exploit remoto zero clique”, é considerado o Santo Graal da vigilância porque permite que governos, mercenários e criminosos invadam secretamente o dispositivo de alguém sem avisar a vítima e sem a necessidade que a mesma clique em nada, o que é bem perigoso.De acordo com a Apple, mais de 50000 dispositivos podem ter sido infectados.

O que diz a NSO group?

Shalev Hulio, um cofundador do NSO Group, negou veementemente os resultados dessa pesquisa, furioso, dizendo ao The Times: “Isso é como abrir as páginas em branco, escolher 50.000 números e tirar alguma conclusão disso.”

Durante anos, a indústria do spyware foi uma caixa preta. As vendas de spyware são travadas em acordos de sigilo e frequentemente transformadas em programas classificados, com supervisão limitada, se houver.

Os clientes da NSO previamente infectaram seus alvos usando mensagens de texto que persuadiam as vítimas a clicar em links. Esses links possibilitaram que jornalistas e pesquisadores de organizações como a Citizen Lab investigassem a possível presença de spyware. Mas o novo método de clique zero da NSO torna a descoberta de spyware por jornalistas e pesquisadores de segurança cibernética muito mais difícil.

spyware apple nso

Como manter seus dispositivos seguros?

O Sr. Scott-Railton pediu aos clientes da Apple que executassem suas atualizações de software imediatamente.

“Você possui um produto Apple? Atualize hoje ”, disse ele.

Mais algumas dicas:

-Nao clique em links estranhos em comunicadores comom whatsapp e messenger

-Não baixe arquivos de sites suspeitos de pirataria

-Não baixe aplicativos e softwares modificados.

-Não baixe arquivos de lojas não oficiais de aplicativos, elas sempre vem com algum “presente” que pode deixar seus dispositivos vulneraveis.

Em conclusão

Bom esperamos que o alerta tenha ficado claro e que consigam proteger seus dispositivos sempre que a apple lança atualizações de segurança

Por fim, já falamos em outro artigo sobre como comprar iphone barato, sugiro leitura do artigo

Novidades adicionaremos em breve na materia. Deixe seu comentário

Referências – New York times, dica do leitor @hugomaesta

Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *