Atualizar Android: o que é? Como fazer?


Você tem o costume de atualizar Android? Então saiba que esse hábito é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do smartphone. Veja como realizar uma atualização e entenda melhor a importância do procedimento.

O Android é um sistema operacional de dispositivos móveis, desenvolvido pelo Google. Ele tem uma interface totalmente pensada para smartphones e tablets, ou seja, gadgets com tela sensível ao toque. O software tem uma tecnologia de ponta, mas requer atualizações frequentes para que o aparelho seja beneficiado.

Ao atualizar o Android, é possível prevenir falhas de segurança. (Foto: Divulgação)
Ao atualizar o Android, é possível prevenir falhas de segurança. (Foto: Divulgação)

O que é a atualização do Android?

Atualizar o Android é a melhor forma de obter a versão mais recente do sistema operacional. Ao baixar uma atualização no aparelho, o usuário tem acesso à novos aplicativos e recursos. Algumas falhas de segurança também podem ser corrigidas quando o sistema operacional do Google é atualizado.

As atualizações do Android podem ser realizadas de forma bem simples e prática, basta contar com memória livre no aparelho e uma conexão com a internet (wi-fi). Não é preciso se preocupar com cabos ou conexão USB com um computador.

O Android normalmente atualiza de forma automática. A cada nova atualização, o sistema se torna ais completo, só que ocupa espaço na memória. Isso pode não ser muito favorável para um aparelho antigo, pois ele corre o risco de ficar ainda mais lento.

Vantagens de atualizar o seu Android

Atualizar Android o que é Como fazer
Acesse “configurações” e verifique as atualizações disponíveis. (Foto: Divulgação)

Ao atualizar o seu smartphone Android, você contará com algumas vantagens. São elas:

Maior segurança: o aparelho ficará protegido contra as temidas falhas de segurança. Esses problemas só são corrigidos com atualizações, ou seja, nem mesmo o melhor antivírus para dispositivos móveis consegue proteger os dados.

Melhora no rendimento: a versão atualizada do Android consegue tirar proveito de todos os atributos de hardware do smartphone. Portanto, o desempenho do aparelho se torna muito melhor.

Aproveitamento da bateria: quando a bateria do smartphone parece não render mais, a atualização do sistema pode ser a solução do problema. O usuário que atualiza o seu aparelho consegue perceber uma sutil melhora no aproveitamento da bateria.

Como fazer atualização de Android?

Veja a seguir o passo-a-passo para descobrir se há uma atualização disponível para o seu smartphone Android e como executá-la corretamente:

Passo 1: Acesse no item “Configurações” do seu smartphone;

Passo 2: Deslize a tela até o final. Encontre o item “Sobre o telefone” e toque nele.

Passo 3: Toque agora no item “Atualizações do sistema”. Dessa forma, é possível verificar se existe alguma atualização disponível para a sua versão do Android.

Passo 4: Siga todas as etapas descritas na tela e aceite o download da atualização. Dentro de instantes o sistema operacional será atualizado.

A atualização do Android não depende apenas do Google. A fabricante do seu smartphone também precisa adaptar as configurações para receber a versão mais recente do sistema operacional. Portanto, também realize as atualizações sugeridas pela marca (Motorola, LG, Asus, Samsung, etc.).

Conclusão

Gostaram das dicas?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Até a  próxima!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site