Como bloquear jogos no celular? – Guia para Android e iOS!

Como bloquear jogos no celular? O que preciso fazer para conseguir bloquear determinados jogos e outros aplicativos da loja de apps do meu smartphone? Consigo fazer isso tanto em um Android quanto em um iOS? Como funciona esse tipo de funcionalidade nos celulares? Quem deve bloquear os jogos e quem não deve na internet Americanet?


Cada vez mais cresce o número de jogos, filmes e séries impróprias sendo produzidos. O problema de tudo isso não é a sua produção, afinal, a liberdade de expressão se expande até mesmo ao meio artístico, e não deve ser cerceada de nenhuma forma. O problema principal é disponibilizar conteúdos e jogos impróprios para menores como algo normal.

Já é comum ligar a TV a qualquer horário do dia e ver algo impróprio, e estamos falando de TV aberta. Quando migramos para o mundo dos games, sejam esses online ou não, isso se torna ainda pior, visto que dificilmente os pais tem interesse em controlar esse tipo de coisa e os filhos não respeitam a classificação indicativa.

Diante desse cenário, ainda existem pais que se preocupam verdadeiramente com a educação de seus filhos, e não somente a educação que recebem na escola, mas também aquela que a vida os impõe, através de suas experiências e brincadeiras, incluindo até mesmo os jogos de celular.

É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos ensinar você a como bloquear jogos no celular. Dessa forma, você que é pai ou mãe pode ter maior controle sobre o que seu filho joga e o que não joga. Recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais. Vamos lá, leia com a gente!

Tem como bloquear jogos no celular?

Como bloquear jogos no celular

Afinal, tem como bloquear jogos no celular? Você verá com o decorrer do conteúdo que essa é uma pergunta com resposta ambígua: sim e não. Não é possível bloquear o uso de um jogo pontual, ou seja, escolher bloquear o Minecraft ou GTA San Andreas Mobile do celular do seu filho.

Mas, graças a algumas configurações bem específicas da Google Play Store (e vamos contar no próximo tópico o porquê estamos falando somente dela) é possível bloquear jogos de maneira mais ampla, através da classificação indicativa, que pode ser livre ou conter idade mínima recomendada para uso.

Portanto, recomendamos que continue acompanhe nosso conteúdo até o final. Poderá perceber que é um passo a passo simples de ser realizado, precisando apenas de maior atenção na hora de colocá-lo em prática para poder executar de forma correta.

Quais sistemas operacionais permitem o bloqueio de jogos?

Atualmente, somente o Android. O iOS é o sistema operacional dos smartphones e tablets Apple, exclusivamente. Nenhum outro dispositivo no mundo usa esse sistema operacional sem ser aqueles produzidos pela própria Apple. A empresa foca muito na segurança dos seus usuários, mas em questão de bloqueio de apps, não existe função disponível.

O que isso significa? Que se você dar um celular ao seu filho da Apple, ou seja, um iPhone, dificilmente conseguirá bloquear um app de ser baixado no smartphone, a não ser que controle diariamente o dispositivo do seu filho.

Porém, se der um Samsung, Motorola ou Huawei, por exemplo, que usam sistema operacional Android do Google, será possível bloquear jogos por meio da classificação indicativa, dentro da Google Play Store. Você verá como fazer isso no próximo tópico, leia!

Como bloquear jogos no celular?

Afinal, como podemos conseguir bloquear jogos no celular? Como mencionamos, não é possível fazer esse procedimento a partir de um iOS. Isso significa que o próximo passo a passo que vamos mostrar é exclusivo para quem tem um smartphone com a loja de apps Google Play Store, ou seja, um Android ou semelhante. Siga o guia:

  • No smartphone de seu filho, abra a Google Play Store;
  • No canto superior esquerdo da loja de apps, clique nos três pontos que estão empilhados;
  • Em seguida, vá até a opção denominada como “Configurações”;
  • Agora, na seção denominada como “Controle de usuário”, toque na opção com o nome de “Controle dos pais”;
  • Ative o recurso movendo a alavanca que está desativada e crie o PIN de 4 dígitos;
  • Clique em “Salvar” e vá até a opção “Apps e jogos” da loja de aplicativos;
  • Por fim, decida qual a classificação indicativa máxima que deve aparecer em toda a Play Store.

Tendo finalizado esse processo e escolhido a classificação máxima de até 10 anos, por exemplo, terá restringido que apps para maiores de 12, 16 e 18 anos apareçam nas pesquisas.

Muitas vezes, por um erro da própria Play Store, esses apps ainda aparecem. Mas, quando o seu filho clicar para baixar o app, será necessário digitar o PIN que você criou e só você sabe qual é, ou seja, uma senha de segurança. Até a próxima!

Conclusão

Gostaram das dicas pessoal?

Já ensinamos aqui tambem sobre o melhor aplicativo para ver series, leia e aproveite.

Sugestões podem deixar nos comentarios ok?

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Como bloquear jogos no celular
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *