O mês de setembro no futebol asiático marca o início da AFC Champions League, competição de clubes mais importante do continente que conta tanto com equipes de todo o continente, desde o Oriente Médio até os demais países orientais, reunindo as maiores potências asiáticas.
As disputas, como sempre, serão divididas em partes leste e oeste. Cada lado possui cinco grupos com quatro equipes, que se enfrentam entre si. Ao todo, dez grupos e 40 equipes vão disputar a fase de grupos da competição, que oferece uma grande variedade de mercados em sites de apostas esportivas, principalmente pelo fato de ter os grandes clubes do futebol asiático, que contam com jogadores brasileiros. A procura, inclusive, deve aumentar ainda mais com os grandes nomes que recentemente chegaram ao futebol da Arábia Saudita.
Qual a força do futebol árabe para a atual edição?
Dentre as equipes que vão disputar a competição nesta temporada, o maior destaque fica por conta do Al-Hilal, que esteve em quatro finais nas últimas seis edições, conquistando dois títulos. O Al-Ittihad, também já conseguiu duas conquistas de AFC Champions League e o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, quer conquistar seu primeiro troféu. Complementando os participantes sauditas, vêm o Al-Fahya, azarão na competição.
Analisando as outras equipes, e a tradição que clubes da Arábia Saudita normalmente já tem na competição, há uma enorme chance de mais um título indo para o país do Oriente Médio, ainda mais agora com jogadores de alto nível vindos da Europa e que ainda tem muito potencial para jogar.
Claro, equipes japonesas e de outros países árabes ainda são muito fortes, no entanto, ter nomes como Cristiano Ronaldo, Neymar, Mané, Brozovic, Mitrovic, Fabinho, Kanté e outros dão bastante confiança para as equipes sauditas, que tem como grande objetivo da temporada vencer a competição para garantir vaga nos próximos mundiais de clubes, que terão várias equipes de outros continentes na disputa.
Campeonato Saudita
O mundo se espantou com a quantidade de jogadores de alto nível que trocaram o futebol árabe pela Arábia Saudita. Clubes como Al-Nassr, Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Ahli conseguiram jogadores por grandes valores financeiros envolvidos em suas transferências, dando um grande aumento de nível técnico para disputar a competição.
O Al-Ahli, inclusive, conquistou o acesso para a elite saudita nesta temporada e não vai disputar a AFC Champions League, mas ainda assim se reforçou com o goleiro Mendy ex-Chelsea, Roberto Firmino, Mahrez e outros, visando futuramente também disputar essas competições internacionais e ganhar visibilidade internacionalmente.