Como saber se a câmera do celular é boa e de qualidade?

Com o surgimento das mídias sociais, todos no planeta querem ter uma câmera de celular boa, para tirar fotos e exibir para seus amigos e parentes. Uma opção para conseguir isso hoje em dia são os smartphones.


Como saber se a câmera do celular é boa?

O fato de os telefones celulares serem mais simples de usar, mais baratos e mais multifuncionais levou as organizações tecnológicas a investir cada vez mais em câmeras para dispositivos móveis nos últimos anos.

Como saber se a câmera do celular é boa

 

Megapixels

 

Quanto mais megapixels – os micro quadros que compõem a imagem – maior é a resolução de uma fotografia digital. Isto significa que o tamanho e o peso do documento também será maior, já que o detalhe da captura é mais produzido.

 

Na prática, isto permite um desempenho mais eficiente uma vez que a foto é ampliada, cortada ou impressa. Câmeras de 5 ou 7 MP já oferecem imagens de boa qualidade para redes sociais.

 

Se você ampliar qualquer foto em seu computador, você verá pequenos quadrados coloridos. Estes são pixels, e todos eles juntos são o que compõem as imagens que você vê todos os dias em dispositivos eletrônicos. A resolução de uma imagem nada mais é do que a proporção de megapixels horizontais para verticais.

 

Há um enorme choque aqui, porque uma imagem capturada com 100 MP é frequentemente muito pesada, exigindo mais espaço de armazenamento.

 

Lentes

 

Para escolher a melhor câmera para celular, não é necessário decidir sobre um número específico de lentes. A qualidade não está constantemente relacionada com a quantidade. Alguns telefones celulares capturam imagens enormes com uma única câmera frontal.

 

Existem smartphones no mercado com câmeras triplas, quádruplas e até quíntuplas, mas o que isso significa? Porque bem, tais modelos reúnem diferentes propósitos, ângulos de abertura e distâncias focais.

 

Um componente bastante fundamental é o processo de abertura da câmera do telefone celular. Câmeras com aberturas menores permitem que mais luz seja capturada. Isto deve ser levado em conta ao escolher a melhor câmera de telefonia móvel.

 

Imagine que você quer fotografar uma paisagem. A melhor lente é geralmente a lente grande angular (ou ultra grande angular), porque tem uma distância focal mais curta e, portanto, capta mais da cena. As lentes macro são perfeitas para fotografar detalhes em close-up, sem perder o foco no assunto.

 

E o detalhe decisivo: o processamento. Quase toda imagem de smartphone é finalmente gravada como um JPEG. Por causa disso, todas as informações tomadas pelo sensor devem primeiro ser processadas por um programa, que muda de um fabricante para outro. Isto significa que as imagens resultantes de um smartphone para outro têm a possibilidade de perturbar muito, mesmo que tenham configurações de câmera idênticas.

 

Abertura

 

Este é um ponto bastante fundamental ao escolher uma câmera de telefonia móvel. As câmeras têm um dispositivo chamado diafragma, que tem aberturas diferentes para controlar o acesso da luz e tornar as fotos mais ou menos brilhantes.

 

Além disso, a abertura do diafragma torna possível gerar imagens com diferentes profundidades ou desfocar um objeto para focalizar os outros, criando efeitos incríveis. Os níveis de abertura são dados por números como 2,2, 2,3 e 1,8.

 

Às vezes é acompanhada pela letra “f”, que representa a parte de abertura e a função de profundidade de campo da câmera móvel. Quanto menor for este número, maior será a função de abertura, o que dá uma maior entrada de luz e imagens mais claras.

Como saber se a câmera do celular é boa

 

Função HDR

 

HDR (High Dynamic Range) é uma funcionalidade de iluminação bastante fundamental em uma câmera smartphone, pois grava imagens com diferentes intensidades de luz.

 

Com esta funcionalidade, a câmera captura 3 imagens da mesma cena com exposições diferentes, depois combina estas 3 imagens, executa os ajustes apropriados e entrega a imagem final.

 

Vídeo

 

Preste atenção à resolução, que sugere a qualidade das filmagens de vídeo, ou seja, os detalhes das imagens. Pode ser Alta Definição ou HD (1280×720 pixels), Full HD (1920×1080) ou Ultra HD-4K (3840×2160 pixels). Se o uso do smartphone não for profissional, um Full HD já atende bem o cliente médio, com uma gravação de alta qualidade.

 

Para aqueles que gostam de fazer vídeos para o YouTube ou Instagram, é essencial verificar a qualidade de gravação das câmeras móveis. Vários dispositivos já gravam em HD, Full HD e até mesmo Ultra HD.

 

As câmeras dos telefones celulares mais potentes do mercado não deixam nada a desejar de um dispositivo adequado para vídeos. No entanto, lembre-se: você precisa de um processador poderoso e uma porção razoável de memória para fazer tais vídeos.

 

Além disso, você deve considerar cada uma das características e efeitos extras que a câmera móvel possui, tais como filtros e funcionalidades de versão, detector de sorriso, temporizador ou temporizador e funcionalidades de fotografia panorâmica.

 

Câmera frontal

 

Se você gosta de selos e videochamadas, esta é a ideal para você. Também poderia ser múltiplo, mas tende a ter uma resolução mais baixa do que a traseira. Procure uma abertura focal mais ampla, o que melhorará a penetração da luz e, portanto, a qualidade da imagem.

 

Como saber se a câmera do celular é boa

 

Conclusão

 

Se você for fotografar para impressão (a nova revelação), ter uma foto de alta resolução garante impressões maiores (até mesmo cartazes) e de melhor qualidade. Isto explica porque a impressão de fotos publicadas na Instagram nem sempre é uma boa jogada. Se eles foram capturados com um sensor bastante fácil, eles não terão qualidade no papel.

 

Como bem, de agora em diante, você pode remover a relação megapixel da sua lista de exigências e começar a se concentrar em outros aspectos como a qualidade do sensor de coleta de luz, definição de cores, alcance ISO, nitidez e distância focal da lente.

Ja falamos em outro artigo sobre como colocar link na bio do instagram, leiam e entendam!

Você gostou deste post, tem alguma pergunta? Deixe isso nos comentários.

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

Como saber se a câmera do celular é boa
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *