Copywriting SEO: Como escrever para pessoas e posicionamento para o Google

A cada minuto, usuários e empresários em todo o mundo criam milhões de conteúdo. Não sabe como atravessar essa multidão e atrair o público para o seu site? Você certamente precisará de copywriting seo.


Como escrever para que eles gostariam de ler? Este é provavelmente o eterno problema de todos os autores. Como se não bastasse, tudo se complicou pela Internet, pela qual todos somos autores.

Você quer começar um blog? Olha Você aqui. Sem grandes custos, você pode iniciar seu próprio blog ou site para sua empresa em um dia e escrever o que puder.

A situação se torna mais complicada quando você escreve mais e mais, mas infelizmente a dica de pessoas visitando seu site não muda. Em uma explosão de frustração, você para de escrever e joga fora que não funciona.

Um dos maiores desafios que blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo enfrentam hoje é escrever conteúdo otimizado para os resultados de pesquisa do Google e, ao mesmo tempo, valioso e interessante para as pessoas.

SEO é talvez o canto mais incompreendido do marketing na internet. Lembro-me de uma vez que um dos meus amigos me disse para ficar longe de SEO, porque é um poço sem fundo.

 

O que é SEO?

Todos nós sabemos o que acontece quando digitamos uma palavra ou pergunta em um mecanismo de busca. Obtemos uma lista de resultados adaptados às nossas necessidades. Estas páginas são-nos apresentadas como resultado de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, simplesmente, otimização para o motor de busca.

 

entenda-o-que-significa-seo

SEO, em suma, nada mais é do que otimizar seu conteúdo para o mecanismo de pesquisa para que ele apareça mais alto nos resultados de pesquisa do que outros sites para as mesmas consultas do usuário.

 

Ao simplificar ainda mais todo o processo, o SEO funciona quando:

 

  • Você pesquisa palavras-chave e então…
  • Você escolhe um deles e…
  • Você usa para escrever conteúdo…
  • Que outros leem e compartilham nas mídias sociais, seus próprios blogs e outros sites.

 

Ao escrever conteúdo, lembre-se de que, ao apresentar resultados de pesquisa, o Google confia na autoridade e se o site é realmente valioso para os usuários.

 

A Autoridade nada mais é do que o número de outras páginas que citam, mencionam e vinculam ao seu conteúdo. Se o seu conteúdo for relevante para o que os usuários estão realmente procurando e a frase de pesquisa usada por eles, seu site é considerado confiável pelo Google.

 

Se estamos falando de conteúdo, chegamos ao próximo ponto, que é o copywriting.

 

O que o copywriting faz?

Ok, mas o que exatamente é esse copywriting? Afinal, todos podem escrever algo lá para que haja algo para ler no site.

 

No início deste artigo, eu disse que somos todos autores online e você está certo – qualquer um pode escrever algo. Copywriting, no entanto, não é apenas escrever.

 

Um redator de SEO é uma pessoa que entende outras pessoas, sabe o que seu público gosta e seleciona palavras para atender às suas necessidades. Combina títulos, palavras, frases e parágrafos de forma a orientar o usuário na solução do problema. O redator de SEO também entende como o Google olha para certas palavras e frases.

O que é SEO copywriting?

Copywriting SEO nada mais é do que criar conteúdo útil e valioso que seja apresentado de forma atrativa para os usuários. O conteúdo é focado em palavras-chave específicas para que outras pessoas estejam dispostas a compartilhá-las nas plataformas de mídia social.

Essa ação aumenta a autoridade e a confiança no conteúdo, e isso, por sua vez, melhora seu lugar nas classificações de pesquisa do Google para palavras-chave selecionadas. O copywriting SEO também te ajuda a identificar clientes em potencial e resolver seus problemas específicos com conteúdo bem preparado.

Princípios básicos de SEO copywriting

Se você aplicar os princípios básicos de SEO e segui-los sistematicamente, seu conteúdo começará a alimentar seu conteúdo por conta própria ao longo do tempo. Antes de começar a adicionar elementos de redação de SEO ao seu blog ou site, preste atenção em alguns elementos que ajudarão você não apenas a melhorar sua posição nos resultados de pesquisa do Google, mas também a aumentar sua taxa de conversão.

1. Velocidade de carregamento da página

Vivemos em uma época em que todos queremos receber as coisas da melhor maneira “ontem” e o mesmo princípio também se aplica aos sites. De acordo com a pesquisa da Akamai, 47% dos usuários esperam que uma página seja carregada em dois segundos ou menos, e 40% dos entrevistados saem da página se ela demorar mais de 4 segundos para carregar.

 

A partir de maio de 2021, o Google vem implementando algoritmos Web Core Vitals, nos quais a velocidade de carregamento da página será ainda mais importante do que agora.

 

Sem esse elemento, mesmo o melhor conteúdo significa pouco porque o usuário não vai esperar que ele carregue.

2. Manchetes

Pesquisas de leitores em todo o mundo mostram que quando alguém procura um jornal, eles se concentram em quatro elementos: título, manchete, foto e legenda da foto. Com base nisso, o leitor pode determinar se o artigo é interessante o suficiente para dedicar seu valioso tempo a ele.

 

É semelhante com sites de empresas de mudanças. Se os usuários virem um título médio nos resultados de pesquisa do Google, sua taxa de cliques será baixa. Nesse caso, um bom conteúdo é desperdiçado porque o título não interessa às pessoas o suficiente para fazê-las ler a coisa toda.

 

Em copywriting SEO, seu título deve chamar a atenção das pessoas e levá-las a clicar e ler todo o material.

 

Aqui estão alguns exemplos do que funciona para bons títulos:

 

  • Como fazer algo?
  • X ideias para…
  • Erros X…
  • X mitos sobre…
  • Tudo o que você precisa saber sobre…
  • X versus Y
  • …passo a passo

3. Conteúdo

O conteúdo é a força motriz por trás do copywriting SEO. É por isso que o posicionamento do site para o Google está intrinsecamente ligado ao marketing de conteúdo. 

 

A razão mais importante pela qual as pessoas usam o Google atrás de uma transportadora de veículo é porque estão procurando por conteúdo valioso lá. Os motores de busca também seguem novos conteúdos que devem ser adicionados à página sistematicamente.

4. Meta Descrições

Os robôs do Google vasculham constantemente a Internet em busca do conteúdo que melhor responde às perguntas feitas pelos usuários. Como você pode ajudá-los a encontrar seu conteúdo?

 

As meta descrições ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é seu conteúdo e por que palavras-chave e frases estão presentes em seu texto.

 

O Google usa a meta descrição do seu site como uma prévia que mostra aos usuários que pesquisam palavras-chave específicas. Esse sneak peak determina se alguém clica no link ou não, não importa o quão alto sua página esteja no Google.

5. Saturação de palavras-chave

A frequência da palavra-chave é a frequência com que a palavra-chave escolhida aparece na página.

 

A saturação de palavras-chave não é tão eficaz quanto costumava ser. Acabaram-se os tempos em que uma página onde um redator enchia um artigo com com a palavra-chave móvel planejado foi repetida 500 vezes (o chamado preenchimento de palavras-chave) ocupa a primeira posição no motor de busca.

 

No entanto, as palavras-chave ainda são um componente importante do conteúdo otimizado para SEO. Então, como escolher a frequência certa de palavras-chave para não ultrapassar o limite e receber uma penalidade do Google? Vale lembrar que as frases-chave não ocupam mais de 5% de todo o texto. E é claro que você não precisa calcular essas proporções sozinho.

6. Links para sites

O Google tem o compromisso de fornecer aos usuários conteúdo valioso, seja do seu site ou de outros sites. O Google concede recompensas por links do seu site para materiais de outros autores que complementam o conteúdo ou agregam mais valor.

 

Dessa forma, você mostra que se preocupa com o bem-estar dos usuários e fornece valor a eles. Não há regras rígidas e rápidas quando se trata de vincular. Isso se aplica tanto a links externos (para outros sites) quanto a links internos (dentro do seu site).



Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.