Os celulares estão definitivamente presentes no dia a dia do brasileiro. Seja para verificar atualizações de amigos ou familiares em redes sociais, ou então para se comunicar sobre questões relacionadas ao trabalho, bem como obter atualizações de notícias de diferentes fontes, os dispositivos móveis definitivamente ganharam espaço no Brasil.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) apontam que em Outubro de 2021 havia mais de 250,1 milhões de acessos via telefonia móvel registrados no Brasil. Um número superior ao registrado em 2020, onde havia aproximadamente 234 milhões de acessos via dispositivos móveis.
Estima-se que esse número continue crescendo ao longo dos próximos anos, só que em taxas menores do que as registradas anteriormente. Entretanto, isso não significa que as empresas que fazem vendas via dispositivos móveis precisam se preocupar com uma possível queda na demanda.
Consumidores mais exigentes
Um dos aspectos percebidos por especialistas do mercado de dispositivos móveis foi a maior exigência por parte de quem está adquirindo o dispositivo móvel. Afinal, diversas empresas atuam oferecendo a venda de aparelhos, bem como as operadores que oferecem serviços para os seus clientes. Como o de internet móvel, por exemplo.
Entretanto, os consumidores não estão abertos a simplesmente aceitar o que é oferecido. Eles estão em busca de algo mais, tentando aliar os seus interesses com o orçamento disponível para a aquisição de um novo aparelho celular. Isso, por sua vez, faz com que o mercado tenha que se reinventar constantemente.
Além disso, as estratégias para adquirir novos clientes mudaram. Além de investir em parcerias com empresas que oferecem serviços de marketing, as empresas também buscam inovar em suas buscas por novos usuários. A AWISEE, por exemplo, oferece serviços que estejam voltados à aquisição de novos clientes, bem como facilita a conectividade entre consumidores em potencial e empresas que fornecem serviços para consumidores de telefonia móvel.
A maior exigência e a disponibilidade de diversas ferramentas para adquirir novos clientes faz com que tanto as empresas de telefonia móvel, como outros negócios voltados para celulares ou tablets tenham que se reinventar em busca de um aumento no número de clientes ao longo dos próximos anos.
Projeções indicam aumento no número de usuários ao longo dos próximos anos
O investimento em inovação e melhoria da experiência do usuário de dispositivos móveis é algo que tem sido frequentemente abordado. As empresas de telefonia móvel, bem como os próprios fornecedores de aplicativos para celulares, estão se reinventando e inovando em suas tecnologias para atrair novos clientes.
Isso faz sentido, afinal, dados apontam para um aumento no número de usuários de dispositivos móveis entre 2020 e 2025. O número sairia de 6.95 bilhões para aproximadamente 7.5 bilhões de pessoas conectadas em seus aparelhos celulares. Essa projeção mostra como esse mercado ainda tem possibilidade de crescimento.
As novas tecnologias associadas ao fato dos dispositivos móveis oferecerem diversos serviços diferenciados para o brasileiro fazem com que as pessoas procurem ainda mais por esse tipo de produto. Esse estímulo nas projeções faz com que não só as empresas de tecnologia e dispositivos móveis invistam em seus produtos, como também empresas de desenvolvimento.
Todo esse mercado gera também maior emprego para indivíduos que tenham as devidas qualificações para trabalhar nesse ramo. Por sua vez, com a expectativa do aumento no número de usuários de dispositivos móveis, é esperado que também haja um crescimento na demanda por profissionais qualificados.
Apesar das projeções positivas, é importante que as empresas que oferecem seus serviços voltados para o mercado de dispositivos móveis busquem sempre inovar para oferecer uma experiência ainda mais diferenciada aos seus clientes.