Desenvolvimento de aplicativos para celular: Quais oportunidades surgiram nessa profissão?

Compartilhe


Desenvolvimento de aplicativos para celular – Já ouviu falar? A expansão do mercado tecnológico trouxe novas áreas profissionais de atuação a serem exploradas e essa, sem dúvidas é uma que tem sido bem sucedida. Este artigo irá mostrar as oportunidades de atuação que tem surgido no mundo mobile à medida que cresce o número de usuários dos sistemas operacionais. Confira!

Explorando o empreendedorismo no desenvolvimento de aplicativos 

Pesquisas recentes feitas por especialistas globais em comportamentos de consumidores relatam que 9 a cada 10 brasileiros possuem aparelhos celulares (desses, cerca de 90% utilizam o sistema Android e cerca de 5,8% o sistema IOS), e que o número de smartphones em todo o mundo cresce cerca de 25% ao ano. 

Pensando nisso, o mercado de desenvolvimento de aplicativos enxerga a necessidade de cada vez mais produzir soluções para problemas que influenciam no cotidiano dos usuários de smartphones. É por isso que surgiram tantas novas oportunidades de trabalho nessa nova profissão nos últimos anos e ainda vem surgindo a cada dia devido à grande demanda de necessidade de ideias inovadoras e negócios promissores.

Desenvolvimento de aplicativos – Montando equipes de trabalho

Se você deseja empreender nessa nova modalidade de área de atuação e quer montar uma equipe, pode começar por contratar os profissionais capacitados nas seguintes áreas:

 

  • Cientista de dados – é o profissional que irá coletar dados (lida com big data), organizar, decifrar e extrair informações a fim de que ele interprete informações relevantes e que agreguem valor importante para o negócio. Ele cria relatórios e torna suas informações inteligíveis para as pessoas na tomada de decisões.

 

  • Analista de marketing digital – é ele quem vai planejar a divulgação da marca por meio de campanhas de ação de SEO e SEM, e-mail marketing, geração de visitas e leads, conteúdo e propaganda nas redes sociais, e-commerce e envios de newsletter, por exemplo.

 

  • Desenvolvedor web – será o responsável por toda a estrutura, ou seja, será ele quem fará a manutenção, planejamento e construção do que roda na web. Este profissional precisa garantir a front-end (chamada camada gráfica) e também a back-end (servidor).

  • Influenciadores digitais – geralmente pessoas que têm um grande número de seguidores nas redes sociais e ditam tendências, precisam ser populares, ter um público engajado em seus canais de comunicação e serem capazes de influenciar na decisão de compra e/ou comportamento dos seguidores.  

 

Podemos acrescentar que as mencionadas acima, são as principais carreiras que vêm se consagrando com o avanço tecnológico e apesar de relativamente novas, se colocadas unidas, podem formar uma equipe bastante competente e bem sucedida para o desenvolvimento de aplicativos para celular e dentre elas, podemos também destacar a profissão de Desenvolvedor Mobile ou, simplesmente, desenvolvedor de aplicativos.

O que faz um desenvolvedor de aplicativos?

O desenvolvedor de aplicativos não precisa necessariamente ser o criador original da ideia do app. Ele tem a responsabilidade de utilizar linguagens de programação para que aquela ideia (a resolução de um problema) torne-se de fato aplicável. Mas calma que nós explicamos direitinho!

 

O mercado mobile criou a oportunidade de sequer precisarmos sair de casa para resolvermos questões simples, não é mesmo? Desde um simples despertador até compras no supermercado, exercícios físicos, pedido de comida por delivery e um carro da nossa casa até a porta da empresa é possível fazermos pelo celular! E tudo isso, graças à profissão do desenvolvedor! A responsabilidade dele é transformar isso em possibilidade para nós, entendeu?

 

Para criar um app, várias etapas são necessárias, desde a sua ideia até sua finalização. E todas essas fases são responsabilidade do desenvolvedor, mesmo que tenha toda uma equipe de profissionais por trás da empresa.

Habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor

Como vimos até o momento, muito está envolvido nesta profissão e algumas atribuições são necessárias para atuar neste mercado, que apesar de novo, já conta com uma boa concorrência. Veja quais são elas agora:

 

  • Trabalhar bem em equipe: É necessário um trabalho de equipe para a criação de um app, por mais inteligente que o desenvolvedor seja, ele precisará de ajuda e será imprescindível delegar funções. Por isso, monte sua equipe e mãos à obra!

 

  • Ser multitasking: O mercado tecnológico não para. As atualizações são frequentes, as etapas do trabalho do desenvolvedor são muitas e este profissional precisa trabalhar em uma fase já pensando na próxima.

 

  • Ter raciocínio lógico e capacidade analítica: O raciocínio lógico se aplica muito na programação, que seria ideal ser aprimorada ainda na faculdade, de preferência e a capacidade analítica é algo que o profissional precisa ir desenvolvendo conforme analisa as coisas como um todo. Ouça opiniões e tire boas conclusões delas.

 

É claro que é necessário mais algumas qualidades para se tornar um bom profissional nesta área, mas isso você pode ir aprendendo com o tempo. Que tal assistir os Webinars mensais sobre as etapas no desenvolvimento de aplicativos? Confira agora mesmo e aproveite as ótimas oportunidades que essa carreira pode te oferecer!

 


Compartilhe

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *