CRLV (documento do carro digital): O que é? Como usar? Saiba já!


Atualmente, os principais documentos estão ganhando versões digitais, como é o caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital), e o e-Título, por exemplo. Além deles, existem cartões de crédito virtual, apps de conta corrente e muito mais. A tendência é tornar tudo digital conforme o avanço da tecnologia.

A novidade da vez é o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), popularmente conhecido como documento do carro, que já está disponível para download.

Quer saber como instalar e usar no seu smartphone? Continue lendo este artigo.

Documento do carro digital: como ter?

Anunciado desde o ano passado, o aplicativo já está sendo liberado oficialmente. Por enquanto, só os motoristas do Distrito Federal têm direito de baixar o aplicativo CRLV.

O esperado é que o serviço fique disponível para o restante dos estados brasileiros a partir dos próximos meses, assim como determina a justiça. Para fazer o download, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar por “Carteira Digital de Trânsito”.

Feito isso, é só clicar em baixar, para que o serviço seja instalado no seu aparelho.

Cabe destacar que o aplicativo está disponível apenas para celulares com sistema operacional Android. Em breve, os desenvolvedores vão lançar o app para IOS.

CRLV

O documento digital vai substituir o comum?

A CRLV Digital terá o mesmo valor que o documento oficial do carro, e vai possuir um QR Code de autenticidade. No entanto, continua obrigatória a emissão do documento tradicional.

É preciso pagar alguma taxa?

Ainda não há informações sobre o pagamento de taxas para solicitar a CRLV Digital. No entanto, o que tudo indica é que vai depender do Detran de cada estado. No caso do Distrito Federal, por exemplo, não é cobrada nenhuma taxa para o uso do app.


Mas, o aplicativo só é liberado para quem pagou o licenciamento do automóvel em 2018. As informações são do Ministério das Cidades.

Quando a CRLV vai estar disponível para o meu estado?

O site oficial do Departamento Nacional de Trânsito disponibiliza uma lista com todos os estados e regiões onde o documento já é válido. Para você que não quer perder a novidade, vale salvar o link nos favoritos e conferir todos os dias, até que o app seja liberado no seu estado.

E como fica a CNH Digital?

O ponto bacana desse novo serviço virtual é que a CNH Digital vai ser integrada à Carteira Digital de Trânsito, o que facilita e muito o manuseio do documento.

Além disso, também será possível o acesso ao DPVAT – Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres.

O serviço vai poupar os condutores, que não precisarão mais enfrentar filas gigantescas para a emissão de cada documento.

Quem pode baixar?

Poderá baixar o aplicativo com o serviço o motorista que tem a ficha limpa no que diz respeito ao veículo utilizado. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação Digital, o documento possui todas as informações que a CRLV de papel e o motorista que for parado em trânsito sem uma delas, será devidamente autuado.

Recomendados para você:

Mais celulares legais:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Nome *
Email *
Site