Golpe do Reconhecimento Facial: veja como se proteger!

Passou ate no Fantástico, conheça o golpe do reconhecimento facial, onde ladroes pegam empréstimos e financiamentos em nome vitima, veja como funciona e como se proteger!


Como desenvolvimento das tecnologias dos smartphones e aplicativos em nossa sociedade, infelizmente também tem se desenvolvido novas formas de aplicar golpes nas pessoas. E um desses que se tornou bem famosos nos últimos meses foi o golpe do reconhecimento facial. Em São paulo uma pessoa foi lesada e teve um carro de 200mil financiado em seu nome. Infelizmente, a criatividade da criminalidade não aprece ter imites. Em outra cidade, um carro de 90 mil foi financiado. O golpe passou até no fantástico recentemente e vamos mostrar como ele é executado e como se proteger.

Golpe do reconhecimento facial – do que se trata?

Tudo começou com as tecnologias evoluindo, e hoje utilizando o reconhecimento como “destravamento’ para vários serviços. O reconhecimento facial como forma de confirmação da identidade ganhou ainda mais aplicações diante da transformação digital acelerada vivenciada em 2020, quando diversos serviços tiveram de migrar para o meio online para manterem-se disponíveis aos usuários diante do cenário de pandemia. O mesmo ocorreu com os serviços públicos, que também passaram a ser oferecidos pela internet, centralizados no portal Gov.br, onde são solicitados pelos cidadãos utilizando-se de assinaturas eletrônicas.

golpe do reconhecimento facial

Veja como é toda a operação do golpe:

1- Primeiramente, você recebe um contato de uma suposta empresa que afirma que há um presente/brinde/benefício em seu nome;

2-A empresa pode contatá-lo, por exemplo, por telefone, redes sociais ou WhatsApp . O contato pede seu endereço e algumas datas para você receber o item;

3-Se você fornecer seu endereço ou alguns dados, um representante da empresa de correio irá atendê-lo;

4-Em seguida, o funcionário afirma que só poderá entregar o item se tiver a aprovação facial;

5- Aqui, se você aceitar, pode cair no golpe;

6-Pessoas que aceitaram e realizaram reconhecimento facial afirmam que depois de um tempo os criminosos contraíram um empréstimo de carro em seu nome;

7- Usando seus dados, reconhecimento facial registrado e documentos falsos, os criminosos compram um carro em seu nome e conseguem obter a aprovação de um empréstimo.

8-Com o empréstimo aprovado, eles levam o carro e saem do negócio com ele e você fica com as prestações em Para pagar seu nome.

Até você conseguir provar que não foi você que fez isso, é uma enorme burocracia, muita dor de cabeça e problemas. Você vai eprder tempo, dinheiro e se estressar. Veja então como se proteger e evitar passar por tudo isso.

Como se proteger de golpes como esse?

Veja algumas atitudes que podem e devem ser tomadas para ficar em segurança e fugir do golpe do reconhecimento facial e outros:

  • Tenha cuidado ao receber presentes, presentes ou presentes que precisam ser entregues em mãos.
  • Mantenha seus aplicativos bancários sempre atualizados.
  • Usem sempre senhas fortes em seus aplicativos
  • Desconfie ainda mais do motivo pelo qual uma foto é necessária para comprovar o recebimento do presente.
  • Se uma entrega tiver esses requisitos de rejeição, pois eles tentarão capturar suas informações e fotos para uso em transações fraudulentas.

O Procon-PR, por fim, orienta que dados pessoais e fotografias não devem ser permitidas em entregas vindas de desconhecidos, ou não programadas pela população, já que podem ser tentativas de golpe.Em geral, as recomendações para se proteger desses golpes são simples: sempre confirme as origens dos contatos e sites antes de inserir qualquer informação pessoal e desconfie de qualquer conversa incomum do WhatsApp, especialmente pessoas com quem você está constantemente conversando e os números novos chamam. Mas é bom lembrar que os criminosos estão constantemente se adaptando e criando novas maneiras de enganar as pessoas. Fique sempre atento.

Considerações Finais

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido uteis e que voce se proteja do golpe do reconhecimento facial, tambnem conhecido como golpe do presente.

Por fim, já falamos em outro artigo sobre o reward ff para quem gosta do game free fire.

Sugestões e dicas de novos artigos, deixe nos comentários

Referências – Ti Inside – Canal tech

golpe do reconhecimento facial
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar of Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *