Google lança funcionalidades para evitar que usuarios caiam em Fake News

Confira o que o google anda fazendo para combater as fake news, ainda mais em ano de eleição, veja aqui!
Na semana passada, o Google publicou um artigo feito pelo seu próprio gerente de produto Nidhi Hebbar. A essência do artigo foi que o Google oferece aos usuários opções que podem ajudá-los a separar notícias legítimas reais de notícias falsas. Hebbar escreveu sobre as diferentes maneiras pelas quais o Google permite que você verifique se algo que você pesquisou no Google é real ou falso.Aqui no Brasil é ano de eleições e combater as fake news se tornou uma preocupação recorrente do google e de de seus usuarios. Veja o que pode ser feito.

Google lança funcionalidade contra fake news

Desde a eleição do Trump nos eua em 2016, as redes sociais e os buscadores foram acusadas de nem sempre conseguirem barrar noticias falsas, permitindo que muitas pessoas criem sites falsos, com falsas alegações, ou divulgando


Uma das novidades do Google é que em breve ele breve colocará um rótulo em Top Stories que diz “Altamente citado” em artigos que foram mencionados como fonte por várias organizações de notícias. O objetivo é ajudar os usuários da Pesquisa a encontrar a história que foi a fonte original de um artigo que pode ter sido escrito originalmente por uma publicação menor. Ao acessar a fonte original, um usuário pode encontrar informações locais ou cores que não foram incluídas na história conforme escrita por publicações maiores.
google fake news
O Google diz que esse recurso será lançado em breve em inglês para dispositivos móveis nos EUA. Também estará disponível globalmente nas próximas semanas.
Atualmente na Pesquisa do Google, se você estiver procurando uma notícia de última hora, as informações que você está procurando podem ainda não estar amplamente disponíveis. Se sua pesquisa estiver relacionada a uma história de tendência rápida e em alta, você poderá receber um aviso informando que pode levar algum tempo para várias fontes relatarem esse tópico. Este aviso está disponível para usuários da Pesquisa em 20 idiomas em todo o mundo.
google fakew news

A partir de hoje, nas pesquisas em inglês realizadas nos EUA, esses avisos incluirão dicas sobre como você pode determinar se as informações obtidas on-line são confiáveis. Essas dicas incluem sugestões para retornar à Pesquisa depois que mais informações estiverem disponíveis, verificar se uma determinada fonte é confiável quando se trata de um determinado tópico e tentar descobrir qual é o motivo da fonte compartilhar essas informações.

Se houver uma razão de interesse próprio para uma fonte escrever sobre um assunto específico, é importante saber, pois pode indicar que há um viés na história. E nesse sentido, você sabia que a Pesquisa do Google tem recursos que ajudarão você a verificar uma história? Ao usar a Pesquisa para procurar informações sobre um tópico em disputa, você pode ver snippets para apoiar uma reivindicação feita em uma história.

O Fact Check Explorer mostra quais reivindicações foram derrubadas por sites respeitáveis

Na versão para computador do Google Notícias, você pode ver as reivindicações verificadas de editores independentes locais em comparação com as principais notícias do dia. E por falar em checagem de fatos, o Google tem um Fact Check Explorer que reuniu mais de 150.000 checagens de editores respeitáveis ​​em todo o mundo. Essa ferramenta apresentará uma reclamação e, em seguida, apresentará uma resposta de uma fonte legítima.
Aqui está um bom exemplo. Uma afirmação que um número surpreendentemente grande de pessoas acredita é que a Terra é plana. De acordo com o Fact Check Explorer do Google, essa afirmação é feita por usuários de mídia social que afirmam que se a Terra fosse esférica, uma bússola não funcionaria. A resposta do USA Today ? A afirmação é falsa porque as linhas do campo magnético permitem que uma bússola funcione na Terra, que é esférica.
Digamos que você queira fazer um investimento e vá até a Pesquisa Google e encontre um artigo de uma publicação chamada Hoover Flags (Google it!) que sugere que você coloque todos os seus ativos em uma determinada ação. Mas você está nervoso porque não sabe nada sobre este site. O Google permite que você saiba mais sobre qualquer página postada online por meio de uma ferramenta chamada Sobre este resultado .
Para chegar lá, toque nos três pontos ao lado de qualquer resultado da Pesquisa e você verá um menu pop-up com quatro opções: Sobre este resultado, Compartilhar, Enviar feedback e Adicionar à tela inicial. Pressione Sobre este resultado para saber mais. Você também aprenderá o que a fonte diz sobre si mesma e o que os outros têm a dizer sobre ela.
Hebbar, do Google, diz: “Estamos comprometidos em ajudar as pessoas a identificar desinformação online e apoiar o ecossistema de verificação de fatos a longo prazo e esperamos que os anúncios e dicas de hoje ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes em navegar pelas informações online”.
Considerações finais
Bom pessoal, esperamos que tenham curtido essas informações do google contra as fake news
Por fim ja falamos em outro artigo sobre o curso profissao home office que é bem interessante
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Receba nossas novidades antes de todo mundo:

fake news
Gostou do artigo? Mande para os amigos:
Avatar de Junior Silveira

Junior Silveira

Aficcionado por Tecnologia,paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no celular sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *